TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontes e Viadutos - Grandes Estruturas, Grandes Responsabilidades

Por:   •  21/3/2019  •  Artigo  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

PONTES E VIADUTOS: GRANDES ESTRUTURAS, GRANDES RESPONSABILIDADES

FERREIRA, Emerson de Almeida (1);

RESUMO

Devido a constantes esforços ininterruptos sofridos, exposição a agentes físico-químicos e demais intempéries do dia a dia, sofrendo assim, ataques através das mais diversas manifestações patológicas e, aliada a isso, a falta de uma fiscalização mais austera, ausência de prevenção e manutenção dessas estruturas, talvez por falta de capital humano, é que, infelizmente com uma certa frequência recebemos notícias de problemas em pontes, viadutos, passarelas, em que nos últimos anos, ganharam destaques nos principais meios de comunicação, tendo como consequências, graves acidentes, muitos deles causando vítimas fatais. Diante de tais fatos ocorridos, enquanto acadêmicos de engenharia civil, passamos a lançar nossos olhares de forma mais cautelosa e, por que não profissional, para as obras de arte especiais presentes em nossa cidade de São Luis, capital do Estado do Maranhão. A responsabilidade do profissional habilitado de engenharia civil, vai muito além do simples ato de transformar sonhos projetados numa folha de papel em realidade. O seu cliente/usuário não se perguntará se deve entrar ou não em um prédio, se deve ou não utilizar uma passarela, se deve ou não trafegar por um viaduto ou ponte, se vai cair ou não, se é seguro ou não. São vidas que dependem de um serviço executado de forma correta sempre respeitando os parâmetros das leis e normas vigentes em nosso país.

Palavras-chave: Manutenção; Pontes e Viadutos; Patologias; Problemas Estruturais.

BRIDGES AND VIADUES: GREAT STRUCTURES, GREAT RESPONSIBILITIES

Due to constant uninterrupted efforts, exposure to physical-chemical agents and other inclemencies of the day-to-day, thus suffering attacks through the most diverse pathological manifestations and, along with this, the lack of a more austere inspection, lack of prevention and maintenance of these structures, perhaps because of lack of human capital, is that, unfortunately, with a certain frequency we have received news of falls of some bridges, viaducts, catwalks, where in recent years they have gained prominence in the main mass media, , many of them causing fatalities. Faced with these facts occurred, as students, we began to cast our gaze in a more cautious and unprofessional manner, the buildings present in our city of São Luis, capital of the State of Maranhão. The responsibility of the qualified professional of civil engineering is very great, since the user does not ask himself whether or not to enter a building, whether or not to cross a footbridge, whether or not to travel by an overpass or bridge, that is, whether it will fall or not, whether it is safe or not. They are lives that depend on a properly executed service and always respecting the parameters of the laws and norms in force in our country.

Keywords: Maintenance; Bridges and Viaducts; Pathologies; Structural Problems.


1. INTRODUÇÃO

Sem dúvida alguma um dos principais problemas enfrentados pelo cidadão ludovicense, é a mobilidade urbana onde a existência de pontes e viadutos são de extrema importância para combater esse problema. Devido a um desenvolvimento urbano sem o devido planejamento de ruas e avenidas, o caos no transito de São Luis vem, a cada dia, tornando-se um grande desafio para a população em geral. Além se não suprir o fluxo de usuários, cada vez maior, é visível e notório os problemas estruturais que muitas dessas obras de artes especiais possuem, haja vista que a manutenção adequada é posta sem segundo plano pelas gestões municipais. Aliado ao descaso e a falta de manutenção, seja preventiva ou corretiva, o surgimento de patologias nessas estruturas é inevitável, ocasionando assim sérios problemas e danos ao erário público, e principalmente os transtornos causados aos cidadãos. A necessidade de se diagnosticar e identificar as patologias existentes nessas estruturas, deve ser vista como emergencial, uma vez que as patologias são ocasionadas nas diversas naturezas, devendo ser tratadas de forma adequada, a fim de não comprometer a funcionalidade da estrutura.

Este artigo busca de forma clara e sucinta, expor a necessidade da urgência em se iniciar um trabalho preventivo e/ou corretivo, nas pontes e viadutos de nossa capital. É de suma importância a parceria do CREA/MA com as Instituições de Ensino Superior no curso de Engenharia, a fim de integrar a sala de aula com o cotidiano da profissão almejada pelo estudante.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho foi a busca de informações, dados e conceitos concatenados ao tema proposto. Através de levantamentos bibliográficos tanto em artigos científicos como em trabalhos acadêmicos e livros, foi possível termos um embasamento teórico mais coeso propiciando assim, uma análise prática nas principais estruturas de nossa cidade, como a ponte BANDEIRA TRIBUZI, situada sobre o rio Anil, ligando os bairros do Jaracaty à Camboa. É possível afirmar que o surgimento e posterior desenvolvimento de patologias em uma estrutura, é quem em algum momento da etapa de execução da obra, tenha ocorrido alguma falha, além também da falta de controle de qualidade da própria construção.

2.1 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

2.1.1 FISSURAS E TRINCAS

Por se tratar de um material intrinsecamente poroso, as patologias tornar-se-ão evidentes com o surgimento de fissuras e trincas, onde com o passar do tempo causará corrosão nas armações. Geralmente o surgimento dessa patologia ocorre pelo erro de dimensionamento da estrutura, com poucos detalhamentos para a sua execução chegando a causar confusão em sua interpretação, refletindo assim em baixa durabilidade e utilização quanto a sua vida útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (163.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com