TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

NOME DO CURSO ENGENHARIA MECATRÔNICA- MÓDULO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

NOME THIAGO DA SILVA RIBEIRO – RA 210842013

SISTEMAS PNEUMATICA

conceitos e principios basicos e

PRODUCAO E DISTRIBUICAO DO AR COMPRIMIDO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

THIAGO DA SILVA RIBEIRO

conceitos e principios basicos e

PRODUCAO E DISTRIBUICAO DO AR COMPRIMIDO

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica  da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas Pneumatica.

Prof. Amauri Vitor da Silva Junior

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

SISTEMAS PNEUMATICAS

     Automatizar um processo requer um estudo muito bem elaborado de custo envolvido e real benefício, muito menos automatizar totalmente uma operação simples que automatizar apenas parcial um processo complexo.

Não há sentido investir em equipamentos ou mecanismo caros que, dentro do processo geral, não contribuam efetivamente no processo, maquinas hoje existente, comandadas pela mais alta tecnologia e garantem a empresa padrão de qualidade e competitividade em níveis internacionais.

     Dentro da pneumática a algumas características, como, o fluido que é a substância capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que a contém, pneumática que significa fôlego, vento, sopro consistem como sendo a matéria que trata dos movimentos e fenômeno dos gases.

     O ramo da pneumática que passa a utilizar a energia elétrica CC ou CA para acionamento de válvulas direcionais, compondo assim o chamado eletroválvulas e válvulas proporcionais com sensores magnéticos de posicionamento, pressostato e micro switchs.

     Para indicar a evolução da eletropneumatica, com controladores lógicos programáveis, sensores digitais, sistemas robotizados, circuitos eletrônicos complexos acionando e monitorando os componentes pneumáticos.

     Em termo de pneumática, define-se pressão como sendo a força exercida em função da compressão do ar em um recipiente, a pressão em atuador pneumático é a relação entre força que se opõe ao movimento de extensão de um atuador e a seção transversal interna dele.

     A pneumática é sem duvida o elemento mais simples, de maior rendimento e de menor custo, o fato este devido a um serie de características próprias de seu fluido de utilização, pelo outro lado o ar comprimido requer uma boa preparação com utilização de filtros e purgadores.

     Esse ar necessita ser colocado em determinadas condições apropriadas como pressão adequadas e qualidade isso é conseguida com a utilização de compressores.

     Os dois principais são os volumétricos ou deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida com a redução do volume ocupado pelo gás e os dinâmicos ou turbo compressores possuem dois órgãos principais, impelido e difusor.

     Nas aplicações industriais, normalmente são previstos compressores com grandes reservatórios a fim de atender a grande demanda de forma igualitária e sem perdas significativas.

     Os compressores de um ou vários estágios são de simples ação dada à função de obterem o ar somente quando o êmbolo realiza seu movimento ascendente, diferentemente os compressores de dupla ação possibilitam a compressão do ar em ambos os sentidos de deslocamento do êmbolo.

     Os rotativos por meio de movimentos rotacionais de elementos internos promovem a sucção e compressão do até que atinja a pressão de utilização, e os de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relação á carcaça.

     Porem os compressores de parafuso possui dois rotores em forma de parafusos que girem em sentido contrario entre si uma condição de engrenamento, os lóbulos são construídos por um cilindro e dois motores descentrados, desenhados com precisão, constantemente tangentes ao cilindro e tangentes entre si.

     Para escolha do seu compressor segue características a que devem ser sempre observadas, como, o volume teórico e efetivo, pressão de regime e trabalho, acionamento motor elétrico e a explosão e seus sistemas de regulagem por descarga, fechamento, garra, rotação e intermitente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com