TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Unopar 6º Semestre

Casos: Portfolio Unopar 6º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVO 4

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL 5

4.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 5

4.1.2 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO 6

4.1.3 SISTEMA DE SUPOTE EXECUTIVO 6

4.1.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA 7

4.1.5 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO 7

4.1.6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA 8

4.1.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES 8

4.1.8 ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING 8

4.1.7 CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER 9

4.2.1 A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR DE 1995 E DE UM COMPUTADOR ATUAL. 9

4.3.1 LOCADORA DE LIVROS HISTÓRIAS E ESTÓRIAS 11

4.3.2 PORTAL AMIGOS DO LIVRO 12

4 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

2 INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico o uso e domínio de certos sistemas se tornam cada vez mais importantes na competição que há no mercado na atualidade, pois possibilita um melhor desempenho na realização de tarefas rotineiras.

Essa pesquisa explica o funcionamento dos sistemas de informação, quais as suas funções e a melhor maneira a serem utilizados.

Mostra também um pouco da evolução dos computadores em 1995 e nos dias atuais. Compara duas livrarias virtuais, quais as diversidades e as funções das mesmas, que são descritas de forma simplificada, auxiliando no esclarecimento de possíveis duvidas, referente a utilização das mesmas.

3 OBJETIVO

O objetivo principal é possibilitar um melhor esclarecimento dos assuntos abordados, mostrando como a tecnologia tem colaborado para um melhor desempenho de empresas que investem na mesma.

Com o auxilio e utilização dos sistemas de informação, problemas que poderiam demorar a ser resolvidos devido a sua complexidade, são facilmente solucionados, pois para cada situação há um sistema para dar suporte.

Também fornece dados importantes de como lidar melhor com pequenos imprevistos dando exemplos de outras empresas.

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO)

Os sistemas de informação operacionais estão presentes no cotidiano da empresa, fornecendo as informações armazenadas em banco de dados, então as informações do dia a dia são armazenadas e ficam disponíveis para possíveis consultas.

O sistema de informação operacional pode ser considerado como administrador geral do computador, incluindo os hardwares, softwares e outros dispositivos. É esse sistema que determina os recursos a serem utilizados para a realização das tarefas. Também é conhecido como software de base.

Dos sistemas operacionais os mais populares são o MS_DOS e WINDOWS (95, 98, 2000 e NT) da Microsoft.

Para atender as atividades das funções empresariais, são utilizados aplicativos designados a funções específicas. Os aplicativos ou softwares são escritos em esquemas e códigos denominados linguagem de programação, esse tipo de linguagem deve ser convertido em linguagem de máquina.

Os softwares como componentes do SIO são de grande importância para a automação de escritório ou Office, são os aplicativos como, banco de dados, planilhas eletrônicas, e editores de texto que facilitam o desenvolvimento de tarefas rotineiras da empresa.

4.1.1. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

O sistema de informação gerencial tem como principal objetivo conformizar a natureza estratégica, a competência tecnológica tem influencia direta nas estratégias empresariais e estrutura organizacional.

Esse tipo de sistema tem impacto direto no contexto, configuração, arranjo e natureza das atividades produtivas.

Há uma interação da tecnologia com o ambiente social, pois a organização do trabalho depende das decisões da empresa.

O SIG contempla o processamento de grupos de dados das operações de transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para a gestão, pois, com esse agrupamento de dados a facilidade na tomada de decisões dos gestores se torna mais precisa rápida e fácil.

4.1.2 Sistema de Suporte a Decisão (SSD)

São sistemas avançados que possuem interatividade com as ações de usuários e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas, tem respostas rápidas aos comandos e auxiliam dando apoio a tomada de decisões.

São tecnologias fundamentais para apoiar as tomadas de decisões nas empresas mais modernas dando suporte aos executivos. É de fundamental importância, principalmente nas etapas de desenvolvimento, oferece os melhores caminhos para a escolha de uma melhor alternativa, com base na geração de cenários de informações.

Com o avanço da tecnologia da informação, os gestores das empresas modernas vivem em constante busca pela qualidade total, devido a competitividade empresarial.

O SSD pode variar isso vai depender da empresa na qual o sistema será empregado, independentemente disso o conceito é o mesmo.

4.1.3 Sistema de Suporte Executivo (SSE)

Utilizando tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios, os SSE têm como objetivo dar apoio a parte gerencial. Não são projetados para resolver problemas específicos, mais sim para auxiliar na definição dos objetivos.

O SSE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários, também permitem aos executivos analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada, não só sob forma de texto mais também como forma de gráficos, projetados para solucionar problemas específicos, que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos.

Ele é formado por estações de trabalho, menus, gráficos, dados históricos e de concorrentes, banco de dados externos que possuem fácil comunicação e interface.

É um sistema voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com