TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 2 º Semestre - Unopar

Trabalho Escolar: Portfolio 2 º Semestre - Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

APÊNDICES 11

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão vistos vários temas importantes na atividade de um administrador, bem como pesquisa de uma empresa, seu porte, principais fornecedores, alternativas para obtenção de melhores resultados, tipos de abordagens, seu setor econômico, perfil de pessoas a quem vende, formas de pagamentos, concorrentes, também parte contábil com sua principal atividade, utilização do fluxo de caixa, DRE, dentre outros, por fim, serão ainda evidenciados dois cálculos de situações ocorridas e ações tomadas pelos proprietários da referida empresa.

DESENVOLVIMENTO

Primeiro desafio – Contexto Administrativo

1) O objeto de estudo é a empresa Damiski Comércio de Bebidas Ltda ME, denominado com o nome fantasia de Nova Geração, localizada na Avenida Anita Garibaldi nº 2140 no bairro Ahu na cidade de Curitiba/PR. Inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica sob o nº 06.094.985/0001-48 e Inscrição Estadual nº 90298267-11. Sua localização é de fácil acesso em uma grande avenida muito movimentada e está inserida em um bairro de classe média, assistida por vários bairros potenciais de clientes.

É considerada familiar, por ser administrado pelos membros da mesma, o sócio majoritário é o administrador Mario Damiski e sua esposa Sueli Damiski, pelos dois são tomadas todas as decisões. No momento a empresa não possui funcionários, sendo todas as funções realizadas pelos membros da empresa.

O ramo de atividade da empresa é o comércio varejista de bebidas, mais, especificamente, a distribuição de água mineral. A empresa trabalha com duas grandes marcas de água. A primeira é da empresa Ouro Fino Água Mineral Natural, produtos estes que são o galão descartável de 6 litros, galão retornável de 10 litros, galão retornável 20 litros, garrafa pet 1,5 litros com gás e sem gás e garrafa pet 500 ml com gás e sem gás. A segunda é da empresa Font Life Água Mineral Natural, produtos estes que são o galão descartável de 5 litros, galão descartável de 10 litros, galão retornável de 10 litros, galão retornável 20 litros, garrafa pet 1,5 litros com gás e sem gás e garrafa pet de 510 ml com gás e sem gás. Vende também outros produtos como carvão, gelo, suportes e bombas para garrafões, sucos e refrigerantes.

A empresa atua no mercado de bebidas desde 29/01/2004 e busca a cada dia ser reconhecida com sinônimo de credibilidade e excelência, para assim manter e expandir sua base de clientes satisfazendo com produtos de primeira linha e também entende que seus fornecedores são parceiros de negócios.

Podemos identificar que no estudo da empresa Damiski Comércio de Bebidas Ltda ME, tudo é relativo e tudo depende, não há nada absoluto. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dessa empresa. Isso tudo diz respeito a Teoria da Contingência. Essa abordagem enfoca a organização de dentro para fora colocando o ambiente como fator principal na estrutura e no comportamento da organização. O ambiente por um lado, oferece oportunidades e recursos, mas de outro, impõe ameaças e coações a organização, portanto, não existe uma maneira totalmente segura de se organizar e administrar, pois as circunstâncias variam. O fator predominante dessas circunstâncias, por incrível que pareça, é o estado de tempo da cidade. Esse estado de tempo influencia na organização, principalmente se estiver no inverno ou com dias chuvosos, onde o consumo de líquido diminui drasticamente e consequentemente as vendas caem. Mas, por outro lado, quando o clima é agradável, de sol, o consumo é bastante elevado e com isso as vendas aumentam significativamente.

2) A empresa poderia melhorar seus resultados, oferecendo a seus clientes, um leque maior de produtos, como por exemplo, sorvetes, visto que no local a estrutura física comporta esse tipo de atividade. Como a população em geral possui o hábito de consumir sorvetes em dias quentes, a empresa poderá ter outras opções de produtos para dias mais frios em suas prateleiras, como vinhos, conhaque, vodka, cachaça, licores, gin, run, tequila, uísque e vermute.

Poderia também, fazer uma propaganda mais elaborada de sua empresa, como imãs para geladeira contendo o número de telefone para entrega. E, visto que o produto principal da empresa é a água, elaborar informativos sobre o consumo dessa bebida tão importante para a saúde. Que o consumo de água têm que ser essencial em dias quentes e também em dias frios.

3) Na atualidade, se as organizações não mudarem seus comportamentos, ficam atrasadas com relação à concorrência. Uma abordagem sugerida para a empresa em estudo é a Gestão do Conhecimento. Têm o objetivo de transformar o conhecimento e seus ativos intangíveis em valor. Para passar a possuir o capital mais valorizado da empresa, o capital intangível, o aprendizado constante torna-se fundamental.

As organizações que desejam lidar com as mudanças no ambiente necessitam criar informações e conhecimento e não somente processá-las de forma eficiente, precisa disseminar pela organização inteira e rapidamente incorporar a novas tecnologias e produtos.

As vantagens oferecidas são:

- Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais;

- Redução de custos;

- Vantagem competitiva com relação à concorrência;

- Rápida comercialização de novos produtos;

- Processos de tomada de decisões e melhora fluente nas operações;

- Melhoria na qualidade dos produtos e na prestação de serviços ao cliente (agilidade nas entregas).

Segundo desafio – Contexto Econômico

4) Comércio varejista de bebidas sendo a distribuição de água mineral o produto mais comercializado pela empresa. O setor em qual a empresa atua é o secundário.

5) A empresa atende o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com