TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 3 Semestre Unopar

Por:   •  9/5/2013  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID

As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.

Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

A maioria dos programas desenvolvidos atualmente é para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações. O ACID pode ser descrito com poucas palavras:

Atomicidade: Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”. Em outras palavras, é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores: “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.

(Preservação de) Consistência: Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré-requisitos impostos pelo SGBD. Imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também. Citando a bibliografia: “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento.” A responsabilidade aqui é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.

Isolamento: As transações devem ocorrer sem que outras interfiram em sua execução, ou seja, uma por vez. É o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »