TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Química Tecnológica

Dissertações: Portfólio De Química Tecnológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina QUÍMICA TECNOLÓGICA

Portfólio N°01

Industrias químicas

:: Portfólio

OBJETIVO

Desenvolver uma pesquisa sobre o processo de produção de um determinado ramo industrial a fim de estudar as características fisico-químicas de uma substância.

ORIENTAÇÃO

Para desenvolver este trabalho, o aluno deverá utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula, e pesquisar em livros afins, artigos técnicos e fichas de segurança de produtos químicos.

ATIVIDADE PROPOSTA

Escolher um tipo de indústria (fundição, galvânica, cosméticos, domissanitários, tintas, polímeros)

Escolher um produto específico dessa indústria e estudar o seu processo produtivo, descrevendo suas etapas de produção e identificando quais os compostos químicos presentes em todas as etapas do processo de produção.

Escolher um composto e pesquisar sua FISPQ para realizar um estudo de sua toxicidade, reatividade e características físico-químicas.

Observações

• Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo

• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

• O trabalho deve conter:

- Título,

- Introdução (contendo problema, justificativa, objetivo, metodologia e hipótese),

- Descrição do processo produtivo (revisão bibliográfica),

- Referencias.

• Todas as frases devem ter a citação da bibliografia.

• A lista de referências deve ser elaborada conforme as normas ABNT (AUTOR, Obra, Edição, Local, Editora, Ano)

• O trabalho devera ser redigido em fonte Arial, tamanho 12.

USO DE TINTA AUTOMOTIVA NO PROCESSO PRODUTIVO INDUSTRIAL

Descrição do processo produtivo

Após o processo de estampagem, as canecas são passadas pelo processo de lavagem para retirada do produto lubrificante (óleo mineral ou vegetal), e após a lavagem o material fica armazenado aguardando montagem.

Identificação do problema

Após o processo de lavagem, o material fica armazenado, e durante este período fica exposto aos agentes naturais como o oxigênio e a umidade, levando-o à oxidação.

Justificativa

Para evitar o processo de oxidação do ferro é necessário a aplicação de uma barreira protetora que impeça o contato do ferro com os agentes oxidantes contidos no meio ambiente, os mais comuns são: inox, o zinco, cromo, estanho, e tinta.

Objetivo

Proteção da superfície do ferro contra os agentes oxidantes.

Metodologia

Após a montagem do filtro o material é colocado em uma esteira e será transportado até uma cabine de pintura onde receberá uma camada de tinta esmalte de secagem rápida e em seguida transportado para uma estufa elétrica que ao aquecer o material acelera a secagem da tinta.

INTRODUÇÃO

A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície .

Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz. Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.

Composição da Tinta

A tinta líquida é normalmente constituída por três partes: resinas, diluentes, aditivos e (pigmento).

Resina

Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.

A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.

Pigmentos

Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.

Aditivos

Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Os aditivos são para auxiliar na secagem da tinta.

Solventes

Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.

O diluente auxilia no ajuste da viscosidade bem como veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequadamente, facilitar a aplicação das tintas.

Existem basicamente três tipos de tintas automotivas: As tintas de poliéster, tintas a base de laca de nitrocelulose (conhecidas como Duco) e tintas acrílicas. As tintas de poliéster são indicadas para pinturas coloridas e brilhantes, ideal para modelismo de carros e motos. As tintas Duco, formam uma camada meio que plástica e possuem vários tons. Praticamente todas as cores estão nessa segunda categoria. As tintas acrílicas devem ser diluídas em verniz acrílico e não atacam pinturas metálicas ou transparências. Além disso, existe um terceiro material que é chamado de primer. Ele ajuda a aderir a tinta no plástico, uma vez que ela foi feita para aderir em metal e necessita de um fixador para grudar em outras superfícies. As tintas duco atacam o plástico (assim como alguns solventes), por isso, o uso de primer não é só recomendado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com