TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual Análise Sistema 4 Periodo Unopar

Pesquisas Acadêmicas: Portfólio Individual Análise Sistema 4 Periodo Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. Introdução Pag. 04

2. Objetivo Pag. 05

3. Desenvolvimento Pag. 06

3.1. Diagramas de Caso de Uso e sua eficiência Pag. 06

3.1.1. Vantagens do Diagrama de Estado Pag. 06

3.1.2. Perguntas e respostas sobre Diagrama de Implantação Pag. 07

3.2. Questões éticas e noções de empresa responsável socialmente Pag. 07

3.3. Pesquisa de 10 Livros digitais de Co,unicação de Dados Pag. 08

3.4. Pesquisa sobre Stored Procedure Pag.13

3.5. Estudo sobre ORM (Object Relational Mapping) Pag. 19

4. Conclusão Pag. 22

5. Referências Pag. 23

1. INTRODUÇÃO

Este portfólio tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos sobre as disciplinas abordadas durante o IV Semestre na qual os assuntos abaixo irão apresentar temas abordados nas videos aulas e em pesquisas na internet e livros do curso em questão.

Deverá ser feita uma abordagem, englobando de tudo um pouco sobre esses requisitos aplicando as técnicas no que envolve: análise de sistemas, linguagem e técnicas de programação, desenvolvimento orientado a objetos, ética e responsabilidade social do profissional da área e TI (Tecnologia da Informação) para a execução dos projetos.

2. Objetivo

O objetivo geral deste trabalho é trabalho proposto é proporcionar um melhor conhecimento na àrea de TI, onde será apresentado um diagrama de caso de uso cujo o cenário é “Nossa Locadora de Livros” nas diretrizes de um diagrama da UML, e cujo projeto determinará que não é a qualidade do produto mas a eficiência no uso deles. Quais as vantagens ao serem usados o diagrama de estados e algumas perguntas sobre diagrama de implantação com suas devidas explicações.

Falar sobre ética de um profissional da TI e as caracteristicas de uma empresa responsavel socialmente, que projetos são executadas por elas junto a comunidade em seu entorno.

Apresentação de 10(Dez) livros digitais na área de comunicação de dados que poderiam ser disponibilizados na Locadora de Livros.

Definição de Stored Procedure no SQL Server 2008 R2.

Pesquisa sobre ORM (Object Relational Mapping) citando algumas ferramentas usadas para auxiliar neste processo com vantagens e desvantagens.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. Conforme estudamos, não é a quantidade de Diagramas da UML criada num projeto que vão determinar a qualidade no processo e no produto, mas a eficiência no uso deles, ou seja, se eu criar um diagrama de caso de uso é necessário que haja atualização ao serem implementadas novas funcionalidades no projeto.

Na fase de projeto, o resultado da análise é expandido em soluções técnicas. Novas classes serão adicionadas para prover uma infraestrutura técnica: a interface do usuário e de periféricos, gerenciamento de banco de dados, comunicação com outros sistemas, dentre outros. As classes do domínio do problema modeladas na fase de análise são mescladas nessa nova infraestrutura técnica tornando possível alterar tanto o domínio do problema quanto a infraestrutura. O projeto resulta no detalhamento das especificações para a fase de programação do sistema.

3.1.1. Com base na afirmativa acima (3.1) levante as vantagens que o diagrama de estado pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento.

Um diagrama de estado mostra os eventos que causam as transições de estados e as ações/atividades tomadas em consequência da transição. Condições de guarda podem ser associadas aos eventos, neste caso, a ocorrência do evento não garante a ocorrência da transição, é preciso que a condição de guarda seja satisfeita para que ela ocorra.

Vantagens:

• A detecção de erros ou inconsistências no fluxo transacional torna-se evidente e rapidamente localizável.

• São utilizados há bastante tempo no desenvolvimento de sistemas e atualmente são amplamente utilizados na metodologia UML (Unified Modeling Language).

• Mostra todos os estados possíveis de um objeto, os eventos que mudam seu estado, as condições que devem ser satisfeitas antes que uma transição (mudança de estado) ocorra e as ações (atividades) durante a vida do objeto.

3.1.2. Com base no cenário proposto e nos seus conhecimentos sobre diagrama de implantação, levante algumas perguntas para identificar o ambiente onde o sistema de Locadora de Livros será instalado e responda essas perguntas.

• È necessário que a locadora de Livros tenha um servidor central?

É através dele que todas as estações (computadores) estarão interligadas.

• Qual a importancia do diagrama de implantação na locadora?

Esse diagrama modela toda a plataforma de hardware do sistema, identificando toda a sua capacidade que afetam o planejamento e a configuração do software.

3.2. Identifique no contexto do cenário proposto, como seriam trabalhadas na prática as questões éticas. Como caracterizariamos a noção de uma empresa responsável socialmente. Quais são os projetos possíveis de Responsabilidade Social desta empresa com relação à comunidade e clientela.

No cenário proposto “Locadora de Livros” as questões éticas seriam trabalhadas com total equilíbrio, competência e conhecimento, onde as pessoas desse grupo (cenário) se relacionariam harmoniosamente com os membros da empresa e usuários de seus serviços.

A noção de uma empresa responsável socialmente pode ser vista hoje, como uma nova forma de gestão, um instrumento para melhorar e consolidar a imagem das organizações. Várias empresas, nacionais e internacionais, possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com