TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia 4º Periodo UNOPAR

Trabalho Universitário: Pedagogia 4º Periodo UNOPAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  2.047 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho proposto tem por objetivo realizar atividade interdisciplinar grupal contemplando os seguintes objetivos:

 Conhecer a organização do espaço educativo presente na Educação Infantil de sua cidade.

 Refletir sobre o espaço educativo “ideal” proposto na literatura e o “real” espaço educativo encontrado na Educação Infantil de sua cidade.

 Discutir teoricamente a realidade encontrada apontando pontos positivos e negativos e indicando possíveis soluções.

 Socializar os resultados obtidos no trabalho de campo com os colegas do Pólo.

O trabalho foi dividido da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução destaca-se a importância do trabalho e seus objetivos. No desenvolvimento contempla-se a dissertação respondendo os objetivos propostos, onde através de entrevista com três professoras, elaborar um texto. Na conclusão, faz-se as considerações sobre o trabalho desenvolvido.

Desenvolvimento

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a organização do espaço educativo presente na educação infantil; sobre o “ideal” proposto na literatura e o “real” encontrado na nossa cidade.

Escolhemos o Centro de Educação Infantil Municipal Judite Jacques, situada no Município de Januária, para entrevista com três professoras (es). Utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário semi-estruturado com questões relativas à educação infantil; como a criança aprende, o objetivo da educação infantil, o papel do professor, como é trabalhado a linguagem oral e escrita, alfabetização e a ludicidade.

Apesar de serem professoras de carreira, ter estudado no velho paradigma, mostraram serem docentes esclarecidas e seguras nas respostas mediadoras e estão sempre buscando atualizar seus planos curriculares e trabalhando com a realidade do aluno.

Segundo os resultados, as professoras afirmam que as crianças aprendem de várias formas, como brincadeiras atrativas que chamam sua atenção para o aprendizado concreto, o visual, elogios, dinâmicas, rodas de conversa, música, incentivos e o lúdico.

Desse modo, na dimensão escolar, podemos entender o ambiente “como um todo indissociável de objetos, odores, formas, cores, sons e pessoas que habitam e se relacionam dentro de uma estrutura física determinada que contem tudo e que, ao mesmo tempo, é contida por esses elementos que pulsam dentro dele como se tivessem vida. Por isso, dizemos que o ambiente ‘fala’, transmite-nos sensações ou inquietação, mas nunca nos deixa indiferentes”. (FORNEIRO, 1998, P.233).

A educação infantil tem como objetivo principal Socializar a criança, tornando-a autônoma, interativa, capaz de brincar, interagir, ser confiante, capaz de conhecer suas capacidades e limites, estabelecer vínculos afetivos e de trocas com outras pessoas, ser curioso, observador, explorador, ser capaz de utilizar diferentes linguagens, respeitar e valorizar a diversidade e culturas. Enquanto o professor tem o papel de proporcionar as crianças da educação infantil, uma educação de qualidade, sem prejuízo de momentos importantes para a criança dessa faixa etária, ou seja das brincadeiras e contribuindo para o desenvolvimento da sua vida sócio-educativa, dar oportunidades, socializar e alfabetizar.

De acordo com Fantin (2000, p. 53) : É fundamental que o professor de Educação Infantil tenha conhecimentos científicos básicos e que saiba estabelecer laços afetivos proporcionando às crianças situações onde elas possam manifestar suas emoções, priorizando relações afetivas entre crianças, colegas e professor. Não se pode esquecer que o professor é visto pelo aluno não apenas como transmissor, mas especialmente como modelo a ser seguido pelos mesmos, portanto é fundamental que a educação tenha o cuidado de oferecer modelos pautados no diálogo, na cooperação, na solidariedade, afim de que esses valores sejam reconhecidos e postos em prática pelas crianças ajudando a estruturar sua formação perante acompanhamento familiar. Quando a criança aprende a resolver pacificamente, através de diálogos seus conflitos, explicando o que aconteceu e compreendendo os motivos de tal situação, bem como as conseqüências de seus atos as situações conflituosas diminuem. Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com