TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Gestao De RH 1º Periodo UNOPAR

Ensaios: Portifólio Gestao De RH 1º Periodo UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  2.683 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

Trabalho de Portifólio, 1º Semestre, apresentado a Universidade Norte do Paraná-Unopar das disciplinas Teoria da Administração, Análise Econômica Social, Tecnologia de Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoal.

Orientadores: Ulysses Amarildo Januzzi, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaka, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.

Sumário

1 Introdução--------------------------------------------------------------------------- 3

2 Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------4

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO----------------------------------------------------------4

2.2 RELAÇOES INTERPESSOAIS-------------------------------------------------------------5

2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO-----------------------------------6

2.4 ANÁLISE ECONOMICA E SOCIAL-------------------------------------------------------9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo ter uma integração dos saberes, reunindo as quatro disciplinas do semestre para que possa ser entendida uma parte do processo na área de Gestão de Recursos Humanos, abordados temas como a Teoria da Administração ate Analise Econômica e Social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas. Torna-se importante estudar para que possamos melhoras a convivência e a forma que a empresa é administrada para que possam obter bons resultados, não esquecendo em manter seus colaboradores cada vez mais empenhados em dar o seu melhor de si. O estudo das teorias da administração também mostra de onde retiramos alguma de nossas ideias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. Veja por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford. Ela é uma aplicação bastante pratica da teoria da administração científica, a ideia de que os administradores podem determinar cientificamente o melhor modo de realizar qualquer tarefa.

2.2 RELAÇOES INTERPESSOAIS

A comunicação depende de pessoas. N ao dias de hoje é comunicação se torna imprescindível, para se ter um bom relacionamento dentro da organização, para troca de informações e também de aprendizagem sempre temos muito oque ensinar, mas também temos o que aprender. Por esta razão é fortemente subjetiva, como também pode ser extremamente rica e profunda, tem haver com relacionamento, interação.

A comunicação acontece quando o emissor emite uma mensagem ao receptor, através de um canal, o receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído) e a partir daí, dará o feedback ou (resposta), completando assim o processo de comunicação.

A melhor forma para uma liderança eficaz nas organizações é uma comunicação adequada. A habilidade de saber se comunicar é uma das, mas importantes competências profissionais que um líder pode ter dentro da empresa. Trabalhar em equipe pode fazer o trabalho se tornar mais tranquilo melhorando o animo dentro da empresa.

Em um ambiente de trabalho existem tarefas a serem cumpridas e consequentemente interações e sentimentos, tais como comunicação, cooperação, respeito e amizade. O relacionamento interpessoal pode acontecer de forma harmoniosa, permitindo o trabalho cooperativo em equipe, através da integração de esforços, da união de conhecimentos e experiências, mas também pode tornar-se tenso e competitivo, causando a desintegração de esforços, a divisão de energias e ate dissolução do grupo. (Moscovici, 2001). Relações Interpessoais e clima de grupo tendem a ser recíproca e circularmente, caracterizando um ambiente agradável , ou neutro e monótono... A liderança e a participação eficaz em grupo dependem principalmente da competência interpessoal do líder e dos próprios membros.

2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

A Gestão da Inovação é muito importante no mundo empresarial, para ser inovador tem que ser o 1º a desenvolver um produto que atende as necessidades do mercado, que exige do criador um amplo conhecimento dos seus negócios e das necessidades do seu publico alvo, no entanto, a inovação requer uma estrutura organizacional difícil a ser implantada e fácil de ser reprimida.

De acordo com Mattos e Guimarães (2005, p.30) “A inovação é a aplicação de conhecimento, e uma efetiva aquisição de armazenamento, recuperação e aplicação do conhecimento vital a empresa inovadora”. No entanto, inovar não e simplesmente ter uma ideia e por em prática, mas depende do ponto de vista das empresas, na viabilidade de sua produção e demanda no mercado. Segundo Singer (2003, p.39, grifos do autor) “Os engenheiros dizem que uma nova ideia é inventada quando funciona comprovadamente em laboratório. Ela só se torna “inovação” quando pode ser produzida de modo confiável em uma escola significativa”. Pode-se dizer que a inovação é um processo gradual e depende de pessoas, pois são elas que têm criatividade e estão diretamente ligadas às etapas de geração da inovação, sendo necessário que as organizações realizem investimento em pessoas, tenha um ambiente que estimule a criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com