TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual De Adaptação

Exames: Portfólio Individual De Adaptação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Com o grande avanço da informática, tornou-se necessário o uso de um computador para a realização de tarefas, tanto na área acadêmica quanto no meio profissional, contribuindo, também para o crescimento das empresas.

Os computadores tornaram-se uma ferramenta de suma importância na vida das pessoas, pois além de facilitar o acesso a informações em tempo real, proporciona maior flexibilidade ao desenvolvimento de diversas tarefas. Mas para um bom funcionamento de um computador é necessário um sistema operacional, que serve de interface entre o computador e o usuário.

Portanto, neste portfólio serão abordados alguns exemplos de sistemas operacionais, com suas principais características. Também serão apresentados alguns tipos de linguagens de programação mais utilizados na atualidade.

2. OBJETIVO

O presente portfólio tem por objetivos mostrar de maneira simples e clara o que é um sistema operacional, para que serve um sistema operacional, descrevendo sua importância para o bom funcionamento de um computador. Apresentar algumas linguagens de programação, com suas principais características.

3. DESENVOLVIMENTO

Os sistemas operacionais são softwares de um computador. É um conjunto de programas que gerenciam as funções do processador. Dentre as principais características de um sistema operacional está a interface com o usuário.

As principais funções de um sistema operacional são:

 Gerenciamento de processos: cada processo recebe uma fatia de tempo, dando a ilusão de que sua execução ocorre de maneira simultânea.

 Gerenciamento de memória: permite o acesso, de forma segura, a memória do sistema sempre que o usuário desejar.

 Sistemas de arquivos: permite ao usuário armazenar e recuperar informações.

 Entrada e saída de dados: Responsável por conectar o processador e a memória do sistema ao barramento, possibilita a entrada e saída de dados. Exemplo de dispositivos de entrada: teclado, mouse webcam, pendriver etc. Exemplo de dispositivos de saída: monitor, caixas de som, impressora.

O sistema operacional é o que gerencia a troca de informações entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e o processador, os periféricos e os outros programas chamados de aplicativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com