TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Processos Industriais

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio de Processos Industriais

1. Não, pois o processo de usinagem trata-se de uma operação que dá a peça diferentes  formas e dimensões através da remoção de material, caracterizando o cavaco.

2. A utilização de matérias-primas maiores do que a peça final, geralmente é utilizado porque a matéria-prima pode apresentar variações em sua geometria, e pode ser consertada através de um processo de usinagem, além de dar uma margem para caso tenham .

 

3.

4. Ao realizar a operação de desbaste é possivel conseguir dimensões próximas as dimensões finais da peça, deixando para que ao realizar a operação de acabemento se obtenha a dimensão final desejada.

5. Não, pois a quantidade de cortes auxilia no melhor acabamento da peça.

6. Os movimentos ativos são aqueles que realizam remoção do material, sendo eles movimento de corte, avanço e efetivo de corte.

Movimentos Ativos : Torneamento, furação e fresamento

Os movimentos passivos são aqueles que, apesar de fundamentais para a realização do processo de usinagem, não promovem remoção de material sendo eles movimento de ajuste, correção, aproximação e recuo. Movimento de Ajuste pré-determina a camada de material a ser . Movimento de Correção é utilizado para compensar alterações de posicionamento ocasionadas por desgastes e deformações inerentes ao processo de usinagem. Movimento de Aproximação é o movimento no qual a ferramenta é aproximada da peça antes do inicio da usinagem. Movimento de Recuo é o movimento de afastamento da ferramenta da peça, após o final da operação.

7. A parte de corte da ferramenta é a parte ativa da ferramenta constituída pelas suas cunhas de corte.

Cunha de corte - é a cunha da ferramenta, formada pelo encontro das superfícies de folga e de saída.

Superfície de saída: é a superfície onde o cavaco é formado e por onde o cavaco sai enquanto se é realizada a usinagem.

Superfície principal de folga é a superfície é a superfície da cunha de corte da ferramenta que contém sua aresta principal de corte e que defronta com a superfície em usinagem principal.

Superfície secundária é a superfície da cunha de corte da ferramenta que contém sua aresta secundária de corte e que defronta com a superfície em usinagem secundária.

Aresta principal de corte: é a aresta formada pela intersecção das superfícies e saída e de folga principal e voltada à direção de avanço no plano de trabalho.

Aresta secundária de corte é a aresta da cunha de corte formada pela intersecção das superfície de saída e superfície secundária de folga. Gera na peça a superfície em usinagem secundária.

Ponta de corte é a parte da cunha de corte onde se encontra as arestas principais e secundária de corte.

[pic 1]

8. Cisalhamento, Corte à laser, Corte com jato de água, oxicorte, corte plas, corte por serras, corte por abrasão

 

9. O controle da forma do cavaco é importante, pois você o tendo sobre controle pode reduzir diversos riscos e causas inconvenientes. Os cavacos podem trazer certos riscos para quem está operando a máquina, podendo ocasionar acidentes, pois eles podem se enrolar torno da peça, da ferramenta ou dos componentes da máquina, eles podem dificultar a refrigeração assim desperdiçando o fluido de corte, podem dificultar o manuseio, pode prejudicar o corte, poder afetar no acabamento e afetando nas forças de corte assim diminuindo a vida útil das ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (315.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com