TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portiforio Endividual Unopar

Trabalho Escolar: Portiforio Endividual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

FÁBIA MARIA CUNHA

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVO 4

4 DESENVOLVIMENTO 5

4 .1 modelo cascata 6

4. 2 Evolução do modelo cascata 7

4.3 vantangem e desvantagem do modelo cascata 7

4.4 Exemplo de modelo cascata....................................................................... 8

4.5 Linguagem de programação atual..........................................................................9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

2 INTRODUÇÃO

Neste capitulo está descrito um dos modelos de software mais utilizados nos últimos anos. O modelo clássico ou cascata é referência para outros modelos de desenvolvimento de software sendo base para muitos projetos. Criado por Roice em 1970 foi o único modelo com aceitação geral pelos engenheiros de software. É essencial, antes do desenvolvimento de um produto, preparar um plano geral, ou seja, escolher um modelo de ciclo de vida. Este pode ser personalizado, se adaptando ao tamanho, complexidade e/ou nível de confiabilidade/segurança do projeto.

3 OBJETIVO

Escolher método de desenvolvimento é um passo importante para definir um produto software. O objetivo deste trabalho é permitir ao leitor fazer uma análise objetiva, observando a característica do modelo cascata, conhecer seu conceito de aplicação, vantagem e desvantagem ao escolher o modelo.

4 DESENVOLVIMENTO

Após a segunda guerra mundial houve um aumento na indústria de computadores que, consequentemente, alavancou o processo de construção de software para atender a necessidades comerciais e também pudesse ser utilizados na elaboração de projetos menos complexos. Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software. A utilização de um processo de software têm sido apontada como um fator primordial para o sucesso de empresas de desenvolvimento de software. Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às situações a analisar, porque só na altura em que enfrentamos o problema é que podemos escolher o modelo.

Nos modelos de processo de software é dado uma atenção especial à representação abstrata dos elementos do processo e sua dinâmica, não estabelecendo métodos de desenvolvimento, pois este trabalha num nível mais alto de abstração do que os modelos de ciclo de vida.

A seguir descrevemos um dois modelos se maior aceitação no desenvolvimento de software.

4 .1 MODELO CASCATA

O modelo cascata também conhecido como linear ou clássico é muito utilizado ainda hoje em dia pois e recomendado em sistemas que exige confiabilidade e segurança. O processo de construção do modelo cascata é bem definido, apesar deste modelo ser considerado menos administrativo e pouco flexível. Uma de suas vantagens é que este modelo é todo direcionado para documentação, seu desenvolvimento é feito em sequência de forma que só passa para próxima fase quando a primeira estiver concluída e documentada. O Modelo cascata aplica-se em situações que o produto a ser desenvolvido é simples e com requisitos bem conhecidos. As etapas descritas são as principais mais existe sub-etapas dentro de cada etapa. Os projetos podem se diferenciar um do outro, mas possuem o mesmo conceito básico.

Fases modelo cascata.

Analise e definição de requisito:

Nesta fase se estabelece os requisitos do cliente. Nesta etapa o analista faz um levantamento de dados com o cliente, quanto mais detalhes ele conseguir do cliente, melhor para definir quais componentes irar melhor atender aquele cliente.

Projeto de sistema:

Esta fase de projeto de sistema é centralizado em atributos do sistema. Os mais importante são: Estrutura dos dados, arquitetura do software, detalhes procedais e caracterização das interfaces.

Implementação:

Esta é fase de criação do software, ou seja, esta é a etapa de codificação onde o programador com base da análise e do projeto ira codificar o software.

Teste:

A fase teste centraliza-se em dois pontos principais: As logicas internas do software e as funcionalidades externas. Nesta fase também são solucionados possíveis erros do software e é verificado se esta de acordo com o projeto descrito pelo cliente.

Manutenção:

Nesta última fase o software já está pronto e já foi entregue ao cliente. Na fase de manutenção esta previstos as correções ou mudanças após entrega do produto.

Existe duas atividades que também devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de software modelo cascata. Verificação e administração das etapas a serem documentadas:

A verificação é necessária para que uma fase forneça dados corretos para a outra, e a administração efetua gestão e controle das fases.

4.2 EVOLUÇÃO MODELO CASCATA

Na década de 70 foi a década de surgimento dos métodos formais para os processos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com