TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 2 Semestre

Artigo: Portifólio 2 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 OBJETIVO................................................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3.1 Modelo de Processo de Software Espiral..............................................................5

3.2 Evolução do Modelo de Processo de Software Espiral.........................................6

3.3 Vantagens do Modelo de Processo de Software Espiral.......................................7

3.4 Desvantagens do Modelo de Processo de Software Espiral..................................8

3.5 Exemplo do Modelo Espiral....................................................................................9

3.6 Linguagem de Programação Atual.......................................................................10

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................11

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos uma pesquisa bibliográfica sobre o Modelo de Processo de software Espiral, suas principais características e especificações necessárias para o desenvolvimento e evolução do processo de engenharia de software. Ele deve ser analisado e aplicado pelo desenvolvedor, de acordo com os requisitos exigidos pelo cliente, fornecendo um software que atenda todas as funcionalidades do sistema que serão de extrema importância nas atividades desenvolvidas pela empresa.

2 OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo demostrar as metas a serem alcançadas para o desenvolvimento de um software, isto é, desenvolver um projeto de forma mais eficaz, eficiente e adaptável. Pois, acima de tudo alcançar o seu objetivo final, que é concluir um software de qualidade.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Modelo de Processo de Software Espiral.

O modelo espiral é um processo de desenvolvimento de software que apresenta características do modelo clássico e de prototipação, acrescido pela atividade de análise de riscos.

O modelo espiral define quatro importantes atividades propostas:

1 – Planejamento: determinação dos objetivos, alternativas e restrições;

2 – Análise de riscos: análise de alternativas e identificação / resolução de riscos;

3 – Engenharia: desenvolvimento do produto;

4- Avaliação do cliente: avaliação dos resultados da engenharia.

Segundo Schneider (1999), um aspecto bastante intrigante do modelo espiral torna-se aparente quando passa a se considerar a sua dimensão radial. Cada iteração ao redor da espiral (começando pelo centro e crescendo para fora) indica que uma meta do projeto foi executada. Durante o primeiro ciclo ao redor de uma espiral, objetivos, alternativas e restrições são definidos, riscos são identificados e analisados. Se a análise de risco indicar que há dúvidas nos requisitos, a prototipação pode ser usada no quadrante de desenvolvimento para assegurar o projeto. Entretanto, em muitos casos, o fluxo ao redor da espiral continua, onde cada rotação indica uma evolução significativa do projeto, até a sua completa conclusão. Cada circuito ao redor da espiral envolve desenvolvimento que pode ser alcançado com o modelo cascata ou prototipação.

Geralmente, modelos incrementais têm o objetivo de lidar melhor com um conjunto de requisitos incertos ou sujeitos a alterações. O modelo espiral parece mais bem adequado a projetos reais que o modelo cascata. Entretanto, Cantor (1998) faz algumas recomendações sobre a forma que o modelo é apresentado, que pode ser muito detalhado para atender as necessidades de um projeto. O modelo espiral assume a existência de alguma sequência entre as fases: não há suporte para fases que ocorrem simultaneamente, ou que necessitam de intercomunicação contínua para operarem.

3.2 Evolução do Modelo de Processo de Software Espiral.

O modelo em espiral foi definido por Barry Boehm em seu artigo de 1988 A Spiral Model of Software Development and Enhancement. Este modelo não foi o primeiro a discutir o desenvolvimento iterativo e incremental, mas ele foi o primeiro modelo a explicar o porquê do modo iterativo. Como originalmente antevisto, as iterações têm uma duração típica de seis meses a dois anos. Cada fase inicia com um objetivo esperado e termina como uma revisão pelo cliente do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforços de análise e engenharia são aplicados em cada fase do projeto, com um olho focado no objetivo do projeto. Aplicação Para uma típica aplicação, o modelo em espiral deverá significar que se tem uma visão grosseira dos elementos como uma aplicação utilizável, adicionando características nas fases e, a determinado ponto, o gráfico final. O modelo espiral é usado com mais frequência em grandes projetos. Para pequenos projetos, os conceitos de desenvolvimento de software ágil torna-se uma alternativa mais viável. O Exército Americano tem adotado o modelo em espiral para seus programas dos Sistemas de combate do futuro. Vantagens Estimativas (por exemplo: cronogramas) tornam-se mais realísticas com o progresso do trabalho, porque problemas importantes são descobertos mais cedo. É mais versátil para lidar com mudanças (sempre inevitáveis) que desenvolvimento de software geralmente exige.

3.3 Vantagens do Modelo de Processo de Software Espiral.

* É mais versátil para lidar com mudanças (sempre inevitáveis) que desenvolvimento de software geralmente exige.

* Permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com