TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 3º Semestre

Artigos Científicos: Portifólio 3º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 LISTAS LINEARES 4

2.1.1 LISTAS LINEARES SEQÜENCIAIS 4

2.1.2 LISTAS LINEARES ENCADEADAS 4

2.2 FIFO 6

2.2.1 EXEMPLOS 6

2.3 FILO 7

2.3.1 EXEMPLO 7

2.4 PROPRIEDADES ACID DE UM BANCO DE DADOS 7

2.4.1 ATOMICIDADE 7

2.4.2 CONSISTÊNCIA 8

2.4.3 ISOLAMENTO 8

2.4.4 DURABILIDADE 9

2.5 BANCOS DE DADOS RELACIONAIS 9

2.6 ORIENTAÇÃO A OBJETOS 10

2.7 COMO USAR UM BANCO DE DADOS RELACIONAL COM A POO 10

2.8 VANTAGEM DE SE UTILIZAR ORIENTAÇÃO A OBJETOS 10

2.9 ORM (OBJECT RELACIONAL MAPPING) 11

2.10 FERRAMENTA PARA FAZER ORM 11

2.11 DIAGRAMA DE CLASSE 11

2.11.1 HERANÇA 11

2.11.2 POLIMORFISMO 12

3 CONCLUSÃO 14

4 REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho iremos abordar sobre listas lineares seqüenciais, listas lineares simplesmente encadeadas e listas lineares duplamente encadeadas, seus conceitos de FIFO e FILO bem como seus apontadores e ordens para inclusão, exclusão e pesquisas.

Abordaremos também os conceitos das propriedades ACID de uma transação, banco de dados relacional e a programação orientada a objetos, o significado de Mapeamento Objeto Relacional e a apresentação de uma ferramenta de para fazer o ORM e ainda veremos conceitos de Herança e Polimorfismo, representando-os através do Diagrama de Classe.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 LISTAS LINEARES

Listas lineares são estruturas de dados de tamanho variável que correspondem a uma sequência ordenada ou desordenada de elementos, são classificadas de acordo com o tipo de armazenamento em listas lineares sequenciais e listas lineares encadeadas. Também permitem representar conjunto de dados afins, de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos.

A maneira de acesso as informações é a principal diferença entra essas listas, por exemplo: incluir, excluir e pesquisar uma ou mais informações.

2.1.1 LISTAS LINEARES SEQÜENCIAIS

Neste tipo de alocação deve-se estabelecer previamente o tamanho definitivo da lista, nas linguagens de programação a maneira mais utilizada para implementar este tipo de lista é o vetor.

Os espaços da lista são ocupados sequencialmente na memória. A identificação dos registros ocupados é gerenciada pela linguagem ou pelo próprio programador.

2.1.2 LISTAS LINEARES ENCADEADAS

Uma lista encadeada é um conjunto de elementos que estão dispostos sem uma dada organização física não linear, isto é, estão espalhados pela memória. Para organizar a lista de maneira que possa ser utilizada como um conjunto linear é necessário que cada elemento do conjunto possua informações sobre o seu elemento anterior, e o seu elemento seguinte.

As listas encadeadas podem ser do tipo: Encadeamento simples, Duplamente encadeadas, Ordenadas e Circulares.

Na alocação simplesmente encadeada os elementos da lista possuem apenas um ponteiro que aponta para o elemento sucessor ou próximo.

2.1.2.1 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA

Neste tipo de lista cada nó possui uma referência apenas para o próximo nó. O endereço de memória não é determinado matematicamente, e sim por um ponteiro. Cada nó é composto por uma variável “objeto” que contêm a informação, e uma variável “próximo” (tipo ponteiro) utilizado para fazer referencia ao próximo nó desta lista.

2.1.2.1.1 VANTAGEM

Como vantagem este tipo de lista ocupa menos espaço na memória em relação ao modelo duplamente encadeado.

Exemplo de uma lista simplesmente encadeada aberta: Onde o último nó não aponta para nenhum outro, determinando o final da lista.

Exemplo de uma lista simplesmente encadeada fechada: Onde o último nó faz referência ao primeiro, fechando a cadeia de nós.

2.1.2.2 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA

Neste tipo de lista cada nó aponta para o próximo nó e para o nó anterior, possibilitando que a lista seja percorrida nos dois sentidos. Cada nó é composto por uma variável “objeto” que contêm a informação, uma variável “próximo” (tipo ponteiro), utilizada para fazer referencia ao próximo nó desta lista e uma variável “anterior” (tipo ponteiro) utilizada para fazer referencia ao nó anterior desta lista.

2.1.2.2.1 VANTEGEM

Podemos a partir de um ponteiro para outro qualquer da lista, alcançar as suas duas extremidades, onde podemos nos deslocar tanto do início para o final, quanto do final para o início da lista.

Exemplo de uma lista duplamente encadeada.

2.2 FIFO

FIFO é um acrônimo para “First In, First Out”, ou seja, primeiro a entrar, primeiro a sair, mais comumente conhecido e chamado de fila. São muito usadas em programação para implementar filas de espera.

2.2.1 EXEMPLOS

Podemos exemplificar como sendo a fila de processos do sistema operacional ou uma fila de impressão, e ainda uma fila de clientes para serem atendidos em um caixa de banco, em ambos os casos o atendimento é feito conforme a ordem de chegada. Em uma fila só podemos inserir elementos no final e retirar do início da fila.

2.3 FILO

First In, Last

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com