TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual 2º Sem

Monografias: Portifólio Individual 2º Sem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, no qual o Sr. João Carlos, contratou a empresa “Alunos da Unopar” para informatizar suas rotinas empresariais, envolvendo: Locação, Estoque, Classificação, Compras e Controle Financeiro.

2 OBJETIVO

Tornar todas as operações da empresa, que atualmente são feitas de modo não produtivo (em programas separados) para um modelo ágil e de fácil administração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização.

3 DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE

3.1 Processo de inspeção de software

Falhas e defeitos no software são consequências do processo de desenvolvimento. A inspeção de software tem como objetivo garantir a qualidade do produto através de sua análise durante o processo de desenvolvimento, detectando e removendo os defeitos antes da conclusão do software.

Umas das partes mais importantes no desenvolvimento de software é a inspeção.

A inspeção realizada constantemente em diversas fases do projeto possibilita identificar uma falha ou erro em sua fase inicial permitindo sua correção a um custo menor do que quando identificado em uma fase posterior do processo.

A aplicação de forma correta de tais processos depende principalmente da escolha apropriada dos requisitos gerando economia para empresa, contribuindo para a melhoria dos resultados e lucros, fator de principal interesse para seus acionistas, bem como gera produtos de qualidade superior satisfazendo os interesses do cliente. Contudo atingir tais objetivos exige muito trabalho e tempo, havendo a possibilidade do retorno não ser imediato.

Usualmente a inspeção é constituída de várias fases: planejamento, apresentação, preparação, reunião, retrabalho e continuação.

3.1.1 Planejamento

Um usuário desempenha o papel de moderador da inspeção, ele define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizado na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros).

3.1.2 Apresentação

Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetores possuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.

3.1.3 Preparação

Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

3.1.4 Reunião

Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivo. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.

3.1.5 Retrabalho

O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.

3.1.6 Continuação

O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz analise da inspeção como um todo e reavalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.

A inspeção de software quando executada em todas as fases do projeto trazem excelentes resultados para a empresa em termos de tempo gasto na correção dos defeitos, na qualidade do software e consequentemente no aumento da lucratividade.

3.2 Verificação e validação de software

O processo de verificação de software tem o objetivo de avaliar se o que foi planejado realmente foi realizado. Ou seja, se os requisitos, funcionalidades e desempenho documentados foram implementados. Também pode ser realizada para especificação de sistemas, para avaliar se os requisitos estão sendo documentados como deveriam e ainda prever falhas ou inconsistências entre requisitos. Já o processo de validação de software tem o objetivo de avaliar se o que foi entregue atende as expectativas. Ou seja, se os requisitos, independente do que foi planejado, estão implementados para atender ao negócio. A validação final do sistema é realizada pelo cliente.

3.3 Testabilidade de software

É a facilidade com que o programa pode ser testado. O principal objetivo do teste do software é encontrar erros.

4 CENÁRIO NOSSA LOCADORA DE VÍDEOS

4.1 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Baseado nas informações relatadas até aqui, faz-se necessário uma recomendação ao proprietário da Nossa Locadora de Livros, sobre qual SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) seria mais adequado implementar na solução de informatização. Após análises complementares foi sugerido ao proprietário a implementação do SGBD PostgreSQL.

Tal recomendação ser faz por conta de que o PostgreSQL é o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) de código aberto (software livre), é gratuito (free) e que possibilitou o desenvolvimento de soluções corporativas com uma melhor relação custo x benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com