TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Redes De Computador

Trabalho Universitário: Trabalho De Redes De Computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Os Modelos de Referência: TCP/IP e OSI:

O padrão aberto técnico e histórico da Internet, o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), surgiu de uma necessidade específica do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O modelo de referência TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP tornam possível A comunicação de dados entre dois computadores quaisquer, em qualquer parte do mundo, a Aproximadamente a velocidade da luz.Devido ao sugimento de um grande número de redes de Computadores, a International Organization for Standardization (ISO) realizou uma pesquisa Sobre esses vários esquemas de rede. Viu-se então, a necessidade de se criar um modelo de rede Para ajudar os desenvolvedores a implementar redes que poderiam comunicar-se e trabalhar Juntas (interoperabilidade). Assim, a ISO lançou em 1984 o modelo de referência OSI.

Cabo de Par Trançado:

Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 75 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada pois o cabo era parecido Com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas de Interferência. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, O cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de Uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo E baixo custo de manutenção de rede.

Cabo de Fibra Óptica:

Em meados de 1952, o físico Indiano Narinder Singh Kanpany Inventa a fibra óptica.A Fibra Óptica transmite dados por sinais luminosos. Isto faz com que se tenham várias vantagens em relação às conexões tradicionais de rede. Uma dessas vantagens é não ter interferências na transmissão dos dados, diminuindo a perda de dados e a necessidade de repetidores. Entretanto, existem suas desvantagens, pois à medida que a tecnologia avança rapidamente, fica muito difícil manter os padrões entre os fabricantes. A sua instalação utiliza-se de técnicas avançadas e a fibra óptica é aplicada em diversas áreas como, por exemplo, a telefonia, setor automobilístico, internet e entre outros.

MODELO OSI

O modelo de referência OSI é o modelo fundamental para comunicações em rede. Embora Existam outros modelos, a maior parte dos fabricantes de rede, hoje, relaciona Seus produtos Ao modelo de referência OSI, especialmente quando desejam instruir os Usuários no uso de Novos produtos. Eles o consideram a melhor ferramenta disponível Para ensinar às pessoas a Enviar e receber dados através de uma rede.No modelo de Referência OSI, existem sete Camadas numeradas e cada uma ilustra uma função Particular da rede. Essa separação das Funções da rede é chamada divisão em camadas. Dividir A rede nessas sete camadas oferece As seguintes vantagens:

1. Decompõe as comunicações de rede em partes menores e mais simples.

2. Padroniza os componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e O suporte por parte de vários fabricantes.

3. Possibilita a comunicação entre tipos diferentes de hardware e de software De rede.

4. Evita que as modificações em uma camada afetem as outras, possibilitando Maior Rapidez no seu desenvolvimento.

5. Decompõe as comunicações de rede em partes menores, facilitando sua Aprendizagem e compreensão.

O problema de transferir informações entre computadores é dividido em sete problemas Menores e mais gerenciáveis no modelo de referência OSI. Cada um dos sete problemas Menores é representado por sua própria camada no modelo(Estaremos futuramente Comentando Cada camada). As sete camadas do modelo de referência OSI são:

Camada 7: A camada de aplicação

Camada 6: A camada de apresentação

Camada 5: A camada de sessão

Camada 4: A camada de transporte

Camada 3: A camada de rede

Camada 2: A camada de enlace

Camada 1: A camada física.

MODELO TCP/IP:

Já o modelo TCP/IP tem importância histórica, assim como os padrões que permitiram que as Indústrias de telefonia, energia elétrica, estradas de ferro e videotape se desenvolvessem. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) desenvolveu o modelo de Referência TCP/IP porque queria uma rede que pudesse sobreviver a qualquer condição, Mesmo a uma guerra nuclear.Imaginem um mundo em guerra, entrecruzado por diferentes Tipos de conexões: cabos, microondas, fibras óticas e links de satélite, e ainda a necessidade De trafegar informações/dados, independentemente da condição de qualquer nó Ou rede particular na internetwork (que, nesse caso, pode ter sido destruída pela guerra).Foi dentro desse complexo problema de projeto que levou à criação do modelo TCP/IP e que Tornou-se, desde então, o padrão no qual a Internet se desenvolveu.Diferentemente do Modelo OSI( com sete camadas), o modelo TCP/IP tem quatro camadas, são elas:

Camada 4: A camada de Aplicação

Camada 3: A camada de Transporte

Camada 2: A camada de Internet

Camada 1: A camada de Rede

É importante notar que algumas das camadas do modelo TCP/IP têm o mesmo nome das Camadas no modelo OSI. Mas não se iluda, as camadas dos dois modelos têm funções e Protocolos característicos que podem induzir ao erro.

MODELO OSI x TCP/IP: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.

Algumas semelhanças:

o Ambos são divididas em camadas;

o Ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes;

o Ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis;

o A tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos;

Algumas diferenças:

o O TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação;

o O TCP/IP combina as camadas física e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com