TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postura profissional no mercado de trabalho

Ensaio: Postura profissional no mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Ensaio  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 8

Questionário - 2B - Tentativa 1

Question1

Notas: 4

1De acordo com pesquisas científicas apresentadas durante a discussão sobre “o mundo do trabalho”, existe um descompasso entre o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho demanda e o perfil dos profissionais disponíveis. Algumas das atitudes que podem reverter essa situação são:

I) Buscar preparo técnico, experiências profissionais interessantes e ter postura profissional adequada.

II) Procurar manter-se atualizado, realizar cursos complementares e estudar idiomas, além do português.

III) Desenvolver características como iniciativa, motivação e interesse por seu próprio desenvolvimento.

IV) Demonstrar responsabilidade, competência e dedicação no exercício das atividades profissionais.

V) Buscar contatos com pessoas influentes que possam garantir a sua colocação no mercado de trabalho.

As afirmativas corretas estão em:

Escolher uma resposta.

a. Todas as alternativas.

b. I, II, III e IV.

c. II, III, IV e V.

d. I, III, IV e V.

e. I, II, III e V.

Question2

Notas: 4

2Imagine a seguinte situação: Uma empresa brasileira que se internacionalizou decidiu transferir um novo gestor da Itália para o Brasil. Esse gestor assumiu um departamento em que atuam cinco profissionais, todos brasileiros. O “profissional 1” percebeu que haveria necessidade de adaptação, pois já havia tido uma experiência anterior de trabalhar em outro país. Então buscou recepcionar o gestor, falando sobre essa vivência e ofereceu informações básicas sobre a equipe e a rotina do departamento. O “profissional 2” sentiu-se ameaçado, pois temia perder espaço e apressou-se em demonstrar suas competências e a importância dos projetos que desenvolvia. O “profissional 3” rapidamente procurou mostrar-se favorável a qualquer ação que o gestor propusesse. Os “profissionais 4 e 5” mantiveram as suas atividades e rotina, sem demonstrar reação à nova situação.

Tomando como base as discussões sobre “gerenciamento de impressão”, seria correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O “profissional 3” se utilizou da tática da explicação de forma eficiente para aproximar-se do novo gestor.

b. Os profissionais envolvidos reagiram de maneira adequada à situação, demonstraram comprometimento e espírito de equipe.

c. O “profissional 1” buscou adequar-se à situação e utilizou a tática de enfatizar as similaridades para aproximar-se do novo gestor.

d. Os “profissional 4 e 5” demonstraram um comportamento pró-social que facilitará o relacionamento assertivo entre eles e o novo gestor.

e. O “profissional 2” utilizou a tática de autodescrição e de persuasão de forma positiva, causando uma boa imagem para o novo gestor.

Question3

Notas: 4

3De acordo com as informações apresentadas durante a aula dedicada à compreensão do “mundo digital”, as redes sociais profissionais podem ser utilizadas como ferramentas poderosas na busca de oportunidades profissionais. Analise as afirmativas a seguir e escolha aquela que corrobora as informações apresentadas durante a aula:

Escolher uma resposta.

a. As redes sociais como o Linkedin não são utilizadas por headhunters e profissionais de RH, que buscam profissionais no mercado.

b. A rede social com foco em relacionamentos permite divulgar o seu perfil e estabelecer contatos pertinentes aos seus objetivos profissionais.

c. Uma rede social profissional pode ser encarada como um currículo e deve seguir os mesmos cuidados, pois divulga o seu perfil profissional.

d. As redes sociais profissionais permitem o acesso a informações especializadas preservando o anonimato de quem se cadastra.

e. Fazer parte de uma rede social pode não ser favorável, pois não demonstra que profissional faz uso da tecnologia a seu favor.

Question4

Notas: 4

4Leia atentamente os textos abaixo:

"Uma pesquisa realizada na Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, afirma que treinadores em trajes formais inspiram a sensação de maior eficiência ao time do que seus colegas adeptos dos agasalhos esportivos. O levantamento, publicado no periódico International Journal of Sport Psychology, constata que o vestuário influencia a forma como os jogadores avaliam a habilidade técnica do comandante.

Comentando o estudo, Claudinei Santos, diretor do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM e Especialista em Marketing Esportivo, diz: 'Vale ressaltar, no entanto, que há exceções e que nem sempre a roupa faz a diferença em campo. (...) De qualquer forma, o marketing pessoal e a boa apresentação sempre causarão impressão positiva, tanto para os jogadores quanto para a crítica'” (Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/, acesso em 16/03/11 - Adaptado).

Em matéria de capa da Revista Você S.A. de Outubro de 2011, é traçada uma discussão sobre o paradoxo atual de, de um lado, haver muitas oportunidades em aberto e, de outro lado, profissionais que enfrentam dificuldade de se colocar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com