TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preé projeto sobre logística

Por:   •  29/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE RONDONÓPOLIS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fabiano Pereira De Souza  

Leonard Ofsvianna Bizerra

Cleiton Rosa Cutrim

LOGISTICA DISTRIBUIÇÃO
PACKING CENTER QUIMICOS

RONDONÓPOLIS/MT

2015

Fabiano Pereira De Souza        RA: 11713777-29

Leonard Ofsvianna Bizerra      RA: 11393326-17

Cleiton Rosa Cutrim                RA: 11583921-00

LOGÍSTICA DISTRIBUIÇÃO
PACKING CENTER QUIMICOS

[pic 2]

[pic 3]

Rondonópolis/MT

2015


Logística Distribuição
Packing Center Químicos

RESUMO

O objetivo deste trabalho é ter a obtenção de informações sobre qual é a importância da logística de distribuição da Packing Center Químicos, que de frente ao mercado atual que estamos vivendo, essa mostra as formas para que se haja uma diminuição de custos e que venha assim fazer um aumento dos lucros. Com isso diante do avanços tecnológicos que estão aparecendo a todo instantes, dentro da logística tem ocorrido mudanças dentro do sua forma e do gerenciamento dos estoques, onde nos tempos antigos estes eram apenas um tipo de ferramenta, e que hoje é considerada dentro da empresa como uma arma principal para a competição no mundo globalizado. Nos dias de hoje, o que menos importa é o tamanho que a empresa tem, porque muito diferente deste, hoje eles buscam é uma influência dentro do mercado, além da competição que possa vir a mostrar a sua diferença perante as outras existentes. Ao longo dos anos e com a observação do crescimento do mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo a logística das empresas tem sofrido algumas mudanças, onde autores estudam as tendências do mercado e as formas gestão para que estes venham conseguir ajudar empresas a conseguirem atingir os seus objetivos, ou seja, os seus alvos determinantes. As empresas tendem a buscar que através de uma logística que seja bem elaborada as formas de gerenciamento de sua Cadeia de Suprimento e também de seus custos logísticos que só assim aumentariam a sua fatia de lucro. Perante essa situação, vem em forma de alguns relatos de experiência, a procura para se demonstrar as diversas estratégias para a empresa Packing Center Químicos, a fim de que esses venham a conseguir um verdadeiro melhoramento para o seu desempenho logístico, mostrando algumas formas e exemplos de outras empresas que conseguem muito bem através de uma logística bem elaborada atingir os níveis fantásticos de sucesso.

PALAVRAS CHAVE: Logística, Custos, Vantagem Competitiva, Cadeia de Suprimento.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Pereira (2005 apud Freitas, 2003):

“a logística é a chave da prosperidade das empresas, para ele o mercado atual exige uma maior eficiência por parte das empresas em suas respectivas estratégias logísticas, para que assim elas busquem ultrapassar os limites locais levando sua empresa a mercados internacionais, fazendo com que a logística dessas empresas atue de forma a ampliar as suas relações com os mercados exteriores.” (Pereira, 2005 apud Freitas, 2003)

Este estudo é considerado uma experiência que fora realizada na empresa do ramo de distribuição e indústria química, a Packing Center Químicos, uma empresa de médio porte, que com uma base de aproximadamente 140 colaboradores, estes estão divididos em vários departamentos, ou seja, um setor estratégico e um setor operacional.

A empresa está situada na região Centro-Oeste, mais precisamente na área do Distrito Industrial do município de Rondonópolis/MT, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE[1]) têm em torno de 200 mil habitantes, esperando assim que até no fim dessa década chegue a atingir em torno de 300 mil habitantes.

Rondonópolis é uma cidade que tem na soja e no algodão os seus principais fatores econômicos e que nos últimos anos estiveram aumentando consideravelmente o seu potencial de crescimento, pois esta mesma se encontra rodeada por outros diversos municípios, que estes são: Pedra Preta, Guiratinga, São José do Povo, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Campo Verde, a capital do Mato Grosso Cuiabá, Primavera do Leste, Poxoréo, entre outros.

Porém, com este clima econômico rigoroso dos dias de hoje com diversos mercados em expansão e em concorrência global, os negócios passaram a enfatizar as estratégias que trazem uma melhora para o desempenho dos processos internos dentro uma empresa.

Sendo assim, Christopher (2011) condiz um relato de que o uso da logística é uma ferramenta importantíssima para qualquer tipo de empresa. Pois é através de uma logística muitas das vezes simples, porém eficaz que a empresa consegue obter um melhoramento do seu funcionamento interno, integrando seus processos, além de proporcionar maior comodidade e rapidez no atendimento de seus clientes.

Sendo assim, através deste relato busca-se juntamente ao Packing Center Químicos fazer a demonstração as estratégias que são usadas no gerenciamento logístico da empresa, as formas de manuseio e estocagem de mercadorias, a logística de distribuição e transporte.

  1. OBJETIVOS

Este trabalho possui por objetivos fazer o relato dos diversos processos logísticos que existem na empresa, onde os mesmos destacam a importância de uma logística para o apoio para a atividade de comercialização e uma distribuição de gêneros químicos, na empresa Packing Center Químicos, com o ponto de vista da integração dos processos logísticos com uma vantagem competitiva, como os seguintes:

  • Relatar as perdas mensais por avarias dentro do financeiro da empresa;
  • Verificar os modos de operação atual do departamento de logística da Packing Center Químicos e fazer uma comparação com as outras práticas de mercado;
  • Averiguar o prazo médio que necessita para fazer o processamento e a entrega dos pedidos;

  1. METODOLOGIA

O presente trabalho dá de acordo com as referencias bibliográficas com um certo caráter exploratório com as informações que foram obtidos em balanços trimestrais gerados entre Janeiro de 2015 a Março de 2015 pelo contador representante da empresa. Estes balanços são extraídos de dados e notas promissórias do financeiro da empresa, e que tem como o objetivo auxiliar os departamentos desta em todas as suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com