TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Lei de Ohm

Artigo: Primeira Lei de Ohm. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Lei de Ohm

Ao analisar, na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria.

A Primeira Lei de Ohm postula que um condutor ôhmico (resistência constante), mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (d,d,p) aplicada entre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante. É representada pela seguinte fórmula:

U=R.I

Onde:

R: resistência, medida em Ohm (Ω)

U: diferença de potencial elétrico (d.d.p), medido em Volts (V)

I: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A)

Segunda Lei de Ohm

Foi através de experimentos que Ohm verificou que a resistência elétrica de um determinado condutor dependia basicamente de quatro variáveis: comprimento, material, área de secção transversal e temperatura.

Através de suas realizações experimentais, mantendo constante a temperatura do condutor, Ohm pôde chegar às seguintes afirmações e conclusões:

- comprimento: em condutores feitos de um mesmo material e com idêntica forma e espessura, a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento.

- secção transversal: em condutores feitos de um mesmo material e com idêntico comprimento e forma, a resistência elétrica é inversamente proporcional à área da secção, transversal.

- material: dois condutores idênticos em forma, comprimento e espessura, submetidos a uma idêntica d.d.p, apresentam resistências elétricas diferentes.

Superposição

O princípio por trás da técnica da superposição é a propriedade aditiva das funções lineares. Com efeito, num dado circuito com duas ou mais fontes de corrente ou tensão independentes, um dado valor de uma grandeza é resultado das contribuições independentes de cada fonte de tensão ou corrente sozinhas, sem que as outras estejam presentes no circuito. Ou seja, pode-se tomar uma única fonte de tensão ou corrente e eliminar as demais (substituindo fontes de tensão por um curto-circuito e fontes de corrente por um circuito aberto), calculando a grandeza desejada. Repete-se o processo com cada fonte independente de tensão ou corrente e, ao final, soma-se os valores encontrados.

Deseja-se calcular V0 no circuito. Usando a técnica da superposição, substitui-se a fonte de corrente de 6A por um curto aberto, e calcula-se entãoV0, usando o divisor de tensão, Substituindo-a por um curto-circuito, e calcula-se V0 para a atuação da fonte de corrente, usando-se o divisor de corrente para calcular a corrente no ramo de V0 e então a tensão V’’, sobre o resistor de 2W. Para achar V0, soma-se as duas contribuições já calculadas, A superposição pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com