TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais instrumentos empregados na elétrica

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        2

Etapa 1        2

1.0 Introdução        3

1.1 Tipos de resistores        4

Etapa 2        3

    2.0 Tipos de fontes de cc        3

2.1 Principais instrumentos empregados na elétrica        6

2.2 Relatório        7

3 Bibliografia...........................................................................7


1.0 Introdução

A elaboração desta A.T.P.S. de circuitos elétricos é crucial para o nosso aprendizado, e também para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Para entendermos melhor o funcionamento de circuitos elétricos, aprofundamos melhor em nossas pesquisas tanto em resistores como osciloscópios e multímetro.

1.1 Tipos de resistores:

- Resistores fixos:

Como o próprio nome diz são os valores fixos, ou seja o valor da sua resistência não varia, permanecendo constante sobe condições normais. Desde que não haja nenhuma condição adversa.

Temos dois principais tipos de resistores fixos

São eles de carbono e fio enrolado

- Resistores de carbono:

Tem como principal matéria prima o carbono na forma solida, mas normalmente utiliza-se basicamente o grafite.

- Resistores de fio enrolado:

Consiste basicamente em um fio enrolado em forma espiral, sobre uma haste de cerâmica, o mesmo geralmente e feito de uma liga níquel-cromo.

O valor da resistência varia entre 01 e 100 ohms.

Como toda resistência temos dois valores real e nominal, supondo que temos uma resistência onde o valor nominal é de 100 ohms, por tanto sua resistência real ou tolerância varia de mais ou menos 10 %, mais ou menos 5% e mais ou menos 20% ou seja, se o mesmo resistor que tem 100 ohms tiver uma tolerância de mais ou menos 10% este, porém terá o valor da sua resistência real variando entre 90 e 110 ohms.

Geralmente a tolerância desse tipo de resistor e de mais ou menos 5%

Quanto aos parâmetros para o dimensionamento do mesmo pode-se ressaltar que a sua forma e dimensão física não indicam o valor da sua resistência. Ou seja, um resistor relativamente “pequeno” pode ter uma resistência extremamente alta ou extremamente baixa. Porem quanto a sua especificação de potencia o dimensionamento atua de forma proporcional.

- resistores variáveis: os mesmos recebem esse nome porque são utilizados para variar o valor da resistência de um circuito, popularmente conhecido como potenciômetro ou reostatos. O potenciômetro e geralmente composto por carbono já o reostato e geralmente feito com um fio enrolado. Seu funcionamento trata-se de um cursor com um sistema giratório onde conforme aumenta ou diminui o grau, proporcionalmente aumenta e diminui o valor da resistência. O mesmo e utilizado para variar o valor da tensão no circuito. Composto por terminais onde cada um possui um valor de resistência o valor total do mesmo se da através da somatória desses terminais.

Passo 3 (relatório) –esta etapa serviu para entendermos o principal componente desta disciplina o resistor , pois na mesma foi possível compreender os tipos de resistores suas funções e aplicações. Servindo como base para as próximas etapas.

Etapa 2

2.0 Tipos de fontes de cc

Neste passo podemos citar alguns tipos de fontes cc citaremos então algumas mais utilizadas:

Fonte de alimentação linear cc:

Fontes de alimentação lineares de corrente contínua contam um transformador que reduz a entrada de corrente alternada para uma tensão mais baixa e também atua como uma barreira de segurança para a saída de baixa tensão da entrada de CA”. A corrente alternada de saída é então convertida em baixa tensão de saída CC, que é regulada na tensão de saída necessária. Esta tensão se transforma em uma alta tensão CC, sendo convertido em uma baixa tensão de segurança com alta frequência. Outro tipo comum de fontes de alimentação, o conversor CC / CC, realiza a conversão de uma fonte de corrente contínua para outra fonte de CC. Muitas aplicações utilizam diversos tipos de fontes de alimentação de corrente contínua. Dois dispositivos comuns que empregam essas fontes são os telefones celulares e computadores portáteis.

As fontes CC também podem ser usadas em equipamentos de telecomunicações, equipamentos médicos, tecnologia de vídeo e sistemas de controle de processo. Todos os tipos de fontes de alimentação têm a capacidade de ser montagem PCB, montagem em adaptadores de parede, quadros internos ou abertos de circuitos elétricos, entre outros. Esses modelos de fontes de alimentação CC aceitam tensões de entrada, como CC de entrada, fase única CA ou CA trifásica, com saídas comuns de fontes de alimentação de CC, sendo 3.3V, 5V, 12V, 15V, 24V e 48V. As fontes de alimentação CC são constituídas com vários tipos de interfaces para o usuário e podem utilizar temperaturas diferentes também.

Fonte de tensão cc variável:

“As fontes de energia variáveis são confiáveis, simples e duráveis, sendo ideais para experimentações que requerem ajuste da corrente ou tensão, conforme o necessário. Possuem tensão mais baixa, de cerca de 24v, e correntes de até 2A. Tais modelos de fontes de alimentação são considerados fáceis de operar, e muitas vezes contam com dois monitores LCD digitais que fornecem informações sobre o controle de tensão e corrente. Muitos laboratórios industriais que testam produtos eletrônicos, a fim de determinar o seu grau ideal de tensão e corrente, empregam os modelos de dispositivos de alimentação variáveis em seu trabalho. As de alimentação variável também servem em equipamentos de teste automatizados, processos de fabricação, testes de produção, calibração de bancada e reparação e análise térmica diferencial. Todas as fontes de energia variáveis são de corrente contínua. Atualmente, a sua variação de tensão é controlada digitalmente por uma interface de computador que pode alterar ou modificar sua tensão, corrente e frequência. Eles são compostos de um processador, circuitos de programação de voltagem e corrente, shunt de corrente e tensão / corrente e leitura de circuitos. A maioria das fontes de energia que têm saídas variáveis são de bancada. Eles são portáteis e fechados em uma cápsula de proteção não-condutora, geralmente quadrada e projetada para ficar em cima de uma superfície plana. O mais provável é que a fonte de alimentação meça o resultado, ou seja, a cobertura será maior.. A saída de tensão e corrente pode ser ajustada manualmente, utilizando botões, mostradores e botões localizados no painel frontal da caixa. Esses componentes geralmente têm mais de uma única saída, cada uma delas pode ser programada para um nível de variação de tensão ou corrente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (894 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com