TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um dos principais impactos no mercado de trabalho foi a mudança no perfil do empregado

Projeto de pesquisa: Um dos principais impactos no mercado de trabalho foi a mudança no perfil do empregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Técnico em edificações

YASMIN FERREIRA PEREIRA

Atividade Avaliativa – DPP

Campo Grande, 05 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Técnico em Edificações

YASMIN FERREIRA PEREIRA

RA: 1400016353

Atividade Avaliativa – DPP

Trabalho apresentado No curso Técnico de Edificações da Universidade ANHANGUERA - UNIDERP, feito sob o pedido da Universidade, para a composição da nota semestral de DPP

Campo Grande, 05 de maio de 2014.

Sumário

1 .......................................................

2 .......................................................

3 .......................................................

4.......................................................

“Um dos principais impactos no mercado de trabalho foi a mudança no perfil do trabalhador.”

Atualmente há Diferenças do atual senário do mercado de trabalho e diferentes Circunstancias do profissional do mercado de trabalho em relação há tempos atrás. Muitas coisas mudaram. Por exemplo, o fato de que alguns anos atrás as pessoas se formavam, faziam seu curso de graduação na faculdade e nunca mais voltavam a estudar. Isso era comum, pois o mundo profissional mudava numa candência muito mais lenta; já atualmente a principal característica no mercado de trabalho em qualquer profissão em qualquer área se deve ao fato de que o mercado é volátil, ele é mutante, dinâmico, não é mais estático.

Mas como sobreviver e se manter nesse novo mercado de trabalho? Estudando. Essa é a grande matéria prima para o profissional dos dias atuais, ou seja, o que dá dinheiro e sustenta alguém no mercado de trabalho é exatamente o seu conhecimento, não só a constante investigação na sua área de estudo e atuação, mas também em áreas relacionadas. Portanto, tem-se em mente que a faculdade será apenas a primeira dos muitos cursos no decorrer da vida, pois hoje, deve-se estudar durante todo o período de atuação profissional, 30 40 50 anos... Quem não estuda não compreendera as mudanças que vem pela frente e, portanto terá dificuldade de adaptação e estará correndo sério risco de exclusão o mercado de trabalho. Portanto a principal característica dos dias atuais é essa, trabalho e estudo são indissociáveis, diferentemente de antigamente.

Outra característica importante do mercado atual diz respeito à questão da especialização profissional. É muito importante que se adquira uma especialização na sua área de atuação, porém é fundamental manter contado constante de sua atuação e especialização com outras áreas de conhecimento. Cultura geral. É inadmissível que alguém só conheça sua área de atuação, pois assim ele coloca em risco sua carreira e a empresa; Nenhum conhecimento é isolado qualquer conhecimento é importante e tem relação com aquilo que se faz.

Uma grande mudança que deve ser considerada no mercado de trabalho, é a  inserção da mulher no mercado de trabalho. Atualmente, as mulheres não procuram e nas um trabalho para auxiliar em suas necessidades particulares e sim, algo que as satisfaçam mesmo que isso exija força bruta, as mulheres vêm adquirindo experiência em diversas áreas ocupando variados tipos de funções e se sobressaindo nas realizações, e o mais encantador é que as mesmas buscam se especializar nas áreas toma gosto pela atividade, e agem como uma equipe e no mesmo tempo conquistam confiança tanto do empregador, como dos companheiros de equipe, sem dizer da admiração que conquistam entre seus familiares por demonstrar força coragem e objeção. 

Embora exista certa discriminação em relação ao trabalho feminino, elas estão conseguindo um espaço muito grande em áreas que antes era reduto masculino, e ganhou o respeito mostrando um profissionalismo muito grande, apesar de ser uma pequena quantia, está sendo cada vez maior o número de mulheres que ganham mais que o homem.

A questão do seu projeto profissional também deve ser considerada hoje em dia. Deve-se saber o que se quer daqui a alguns anos. Aonde você quer chegar. Qual seu roteiro e percurso, isso é individual, cada profissional deve ter o seu projeto. Outro aspecto relevante: o trabalho não é uma atividade isolada, é uma atividade coletiva, ou seja, é uma atividade coletiva, seja porque se é funcionário de uma empresa, ou prestador autônomo e tem clientes, seja por ser um microempreendedor... Em quaisquer formas de inserção no mercado nunca se está sozinho.

E por fim Orientar-se pelo prazer, não adianta estar em um segmento econômico que esteja bem e não fazer oque gosta. Não há bom medico que odeie medicina, nem bom engenheiro que odeie engenharia... E assim por diante. Porem, ninguém é obrigado para ficar em uma só profissão, vontades mudam, pode-se trocar de profissão no decorrer do tempo, ou ate mesmo ter 2 profissões.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »