TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio Ensaio de Ultrassom

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Principio do ensaio de ultrassom

Em princípio, o ensaio de ultrassom é analisado a partir de ondas, essas ondas são perturbações periódicas em um espaço ou em meios transportando energia. Quando uma pedra é jogada em um lago, há uma movimentação oscilante em todas direções do lago. Essa forma de onda se nomeia mecânica, pois ela necessita de um meio material para se propagar. Outro exemplo de ondas são as eletromagnéticas, que por sua vez é dada por um campo magnético, e, diferente da onda mecânica, não necessita de um meio material para se propagar. Exemplos para ondas eletromagnéticas são onda a luz, raio x e micro-ondas ou transmissão de sinal.

As ondas podem ter um sentido transversal, longitudinal ou superfície. As ondas longitudinais ou de compressão, são ondas onde as partículas vibram na mesma direção da propagação da onda no meio de origem. Pode ser transmitida por meios sólidos, líquidos ou gasosos, como ondas sonoras. As ondas transversais, ou de corte ou cisalhamento, tem o sentido de propagação perpendicular ao sentido o qual as partículas do meio vibram. Essa onda só pode ser transmitida verticalmente, podendo ser transmitida somente a sólidos, sendo assim, não se propagam em meios líquidos ou gasosos. A última onda é a superficial ou de Rayleigh, que se propaga na superfície dos meios sólidos.

No ensaio de ultrassom buscasse o resultado da reflexão das ondas acústicas no material ensaiado, isto é, a onda será refletida e retornará a sua fonte geradora identificando possíveis obstáculos que não estarão perpendiculares ao feixe sônico emitido.

Absorção: O fenômeno da absorção ocorre sempre que uma vibração acústica percorre um meio elástico. E a energia cedida pela onda para que cada partícula do meio execute um movimento de oscilação, transmitindo a vibração as outras partículas do próprio meio

Dispersão: A dispersão deve-se ao fato da matéria não ser totalmente homogênea, contendo interfaces naturais de sua própria estrutura ou processo de fabricação.

Atenuação sônica: Portanto, o resultado dos efeitos de dispersão e absorção quando somadas resultam na atenuação sônica. Esse resultado pode ser visto na tela do aparelho.

http://mecanica.ufes.br/sites/engenhariamecanica.ufes.br/files/field/anexo/11._pg_final_rafael_mattos_stein_2.pdf

http://essel.com.br/cursos/material/01/EnsaioMateriais/ensa21.pdf

http://www.welding.com.br/site/ensaios-ultrassom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com