TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Gerais para melhorar conservação de sua Bateria

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

 Procedimentos gerais para melhor conservação de sua Bateria

 Ativação Para que o processo de ativação de sua b ateria ocorra com total segurança, recomenda-se o uso de luvas de borracha e óculos de proteção, pois a solução eletrolítica utilizada é composta de ácido sulfúrico, substância altamente perigosa.

Bateria Convencional: retire todas as tampinhas contidas na parte superior da bateria. Adicione a solução eletrolítica vaso por vaso até atingir o nível máximo. Deixe em repouso por 30 minutos. Após este período coloque-a para carregar por uma hora em 2 Ah (Ampére/hora). Este procedimento é necessário para bateria atingir 100% de sua carga. Ao final da carga, recoloque as tampinhas e retire a tampa do suspiro.

Bateria Selada: Rompa o lacre e retire todo tipo de material presente na parte superior da bateria. Coloque sobre os orifícios da tampa o frasco contendo a solução eletrolítica e pressione para a transferência total da solução. Aguarde 30 minutos, lacre a bateria e coloque-a para carregar por uma hora a 2 Ah em módulo lento. Após este período sua bateria estará pronta para uso.

Bateria Blindada: aplicar carga de 2Ah em módulo lento em baterias com tensão inferior a 12,4 Volts em circuito aberto.

 Recomendações:  Antes de proceder a substituição da bateria em qualquer motocicleta verificar as condições elétricas e eletrônicas da moto , para evitar danos à bateria. Carregar a bateria em todos os casos por um hora a 2Ah em módulo lento . Recomendamos também que este procedimento seja realizado a cada 90 dias, principalmente em regiões de temperaturas elevadas.
Manutenção da Bateria  A manutenção da bateria deve ocorrer da seguinte forma:
Bateria Convencional: Adicionar água destilada nos vasos que necessitarem e em seguida recarregue. Nunca colocar outro tipo de solução sem ser água destilada.
Baterias Selada e Blindada: dispensam manutenção, basta somente recarregá-las quando as mesmas estiverem com tensão inferior a 12,4V. E revisar componentes elétricos da motocicleta para comprovar que o problema é realmente da bateria.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Antes de proceder a carga de sua bateria é importante conhecer as especificações do carregador (capacidade de carga, em Ampére por hora); Sempre verificar a carga da bateria e nunca deixar a bateria carregando por horas, isto pode danifica-la. Carregue-a somente o tempo necessário p ara atingir sua capacidade total.

Como avaliar a Bateria sem carga?
A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando a motocicleta solicitar. Ela tem como principal função dar a partida na motocicleta e assim proporcionando energia para iluminação interna e externa e manter os "sistemas elétricos e eletrônicos" ativos quando a motocicleta estiver desligada. Desta forma para que tudo isso venha funcionar de forma correta devemos observar alguns itens que possam prejudicar o seu funcionamento:

Retificador de corrente;

Existência de alarme, pois nenhuma motocicleta foi desenvolvida para possuir;

Lâmpada fora de especificação ou adaptada;

Stop freio, com defeito;

Buzina dupla e

Polos, parafusos e porcas danificados por efeitos corrosão.

Como proceder a Manutenção
Verificar voltagem e amperagem da bateria Exemplo: KTX5L-BS (4 Amperes) Se a bateria apresentar no voltímetro uma tensão inferior a 12,4 Volts, devemos verificar o quanto isso representa em Porcentagem de carga, pois sabendo isso podemos determinar o seu tempo de carga para que a bateria atinja sua carga total. OBSERVE A TABELA ABAIXO:

 Tabela de Carga da Bateria

12,7 Volts

100% carga

12,4 Volts

75% carga

12,2 Volts

50% carga

12,0 Volts

25% carga

11,9 Volts

0% carga

 Recarga : Verificar a capacidade do carregador que irá utilizar.
Se o carregador possuir uma taxa mínima de 2 Ah, colocar a bateria para carregar apenas 30 minutos, para situações iguais ao exemplo citado.
IMPORTANTE: A nomenclatura das baterias não têm relação com a amperagem das mesmas...

PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE ACIDENTE COM SOLUÇÃO ELETROLÍTICA PROCEDER DA SEGUINTE FORMA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com