TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de incubação de empresas

Relatório de pesquisa: Processo de incubação de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

Instituições de Apoio

O modelo precursor do processo de incubação de empresas ou instituições de apoio, como conhecemos hoje, surgiu em 1959 no estado de Nova Iorque (EUA), quando uma das fabricas da Massey Ferguson fechou, deixando um significativo número de residentes Nova Iorquinos desempregados. Joseph Mancuso, comprar das instalações da fábrica, resolveu sublocar o espaço para pequenas empresas iniciantes, que compartilhavam equipamentos e serviços. Além da infraestrutura física das instalações, Mancuso adicionou ao modelo um conjunto de serviços. Além da infraestrutura física das compartilhados pelas empresas ali instaladas, como secretaria, contabilidade, vendas, marketing e outros o que reduzia os custos operacionais das empresas e aumentava a competitividade. Uma das primeira empresas instaladas na área foi um alivio, o que conferiu ao prédio a designação de "incubadora."

Nos anos 70, já conhecida na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, as incubadoras apareceram como meio de incentivar universitários recém-graduados a disseminar suas inovações tecnológicas e criar espirito empreendedor.

No Brasil, as primeiras incubadoras surgiram a partir da década de 80, quando por iniciativa de então presidente do CNPq, Professor Lynaldo Cavalcanti, cinco fundações tecnológicas foram criadas. Após a implantação da ParqTec - Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, em dezembro de 1984, começou a funcionar a primeira incubadora de empresas no Brasil, a mais antiga da América Latina, com quatro empresas instaladas, sendo que nessa década quatro incubadoras foram constituídas no pais, nas cidades de São Carlos (SP), Campina Grande (PB), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro. Incialmente, estava focadas apenas em setores intensivos em conhecimentos cientifico-tecnológicos, como informática, biotecnologia e automação industrial. Habitualmente denominados incubadoras de empresas de base tecnológica, ou incubadoras tecnológicas, tinham como proposito, assim, a criação de empresas cm potencial para levar ao mercado novas ideias e tendências tecnológicas

Nada mais é que ambientes dotados de capacidade técnica, gerencial, administrativa e infraestrutura para amparar o pequeno empreendedor. Elas disponibilizam espaço apropriado e condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Uma Incubadora de Empresas é um ambiente especialmente planejado, visa difundir o empreendedorismo e o conhecimento. Apoia projetos inovadores por meio de serviços especializados e consultoria que facilitam o seu desenvolvimento.

Softville

É uma Fundação de caráter técnico científico, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

Missão

Proporcionar o apoio necessário para o desenvolvimento de empresas de Base Tecnológica, contribuindo para o seu amadurecimento e consequente sucesso rumo ao mercado globalizado.

Histórico

A Fundação Softville dispõe de oportunidades para a criação de novas empresas de base tecnológica através da sua Incubadora Tecnológica. Atualmente possui 22 módulos para projetos e empresas na Incubadora e já graduou mais de 30 empresas desde 2005.

Meta

• Promover Joinville e região como polo tecnológico.

• Oferecer meios para que ideias transformem-se em protótipos, produtos e novos empreendimentos, podendo propiciar o uso compartilhado de espaço físico e de infraestrutura de apoio às empresas já existentes e nascentes.

• Criar condições favoráveis para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

• Propiciar a utilização de equipamentos, software e serviços, de alta tecnologia, para melhorar a qualidade e a produtividade das empresas da região.

• Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e o nível de especialização profissional.

• Fomentar o desenvolvimento de software visando a exportação.

• Apoiar a realização de pesquisas e de eventos pertinentes à área de informática.

Benefícios

Incentivo à criação de novas empresas

Informações sobre o setor de software e tecnologias

Acesso à informação sobre as linhas de fomento do setor de informática

Acesso à Internet compartilhada da Incubadora

Consultoria e assessoria técnica, jurídica e empresarial

Assessoria de Comunicação

Consultoria mercadológica, com ênfase em exportação

Identificação de parcerias e formação de consórcios

Auxílio na participação em eventos nacionais e internacionais

Projetos de P&D no âmbito das Leis de Incentivos ao setor de software (sw)

Apoio a projetos de qualidade em software

Organização de missões empresariais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Infra-estrutura para reuniões, cursos e eventos

Treinamento com ênfase nas áreas de informática e gestão empresarial, inclusive cursos fechados

Biblioteca, Auditório e laboratórios de informática

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o SEBRAE atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem SEBRAE. Além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com