TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procure por diferentes tipos de rodas usadas

Relatório de pesquisa: Procure por diferentes tipos de rodas usadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS: Mecânica Aplicada

ETAPA 1

Passo 1

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas:

Cilíndricas Retas:

As engrenagens cilíndricas são aquelas nas quais os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao seu eixo de rotação. Normalmente é usada para transmissão rotacional de engrenagens que requer mudança de sentido, uma vez que se encaixam facilmente e são as mais baratas encontradas no mercado. O ruído específico que produz faz com seja mais usada em transmissões de baixa rotação.

Cilíndricas Helicoidais:

Também são produzidas de maneira cilíndrica, porém os seus dentes são dispostos de maneira transversal e em maneira de hélice em relação ao eixo de transmissão. A utilização dela é mais ampla do que a cilíndrica reta, pois além de poder ser usada paralelamente à outra engrenagem, pode também ser usada em quaisquer outras angulações. Normalmente dispõem-se em 60 ou 90º, mas isso varia. Seus dentes são dispostos em componente axial de força que é compensada pelo rolamento dos dentes, o que torna sua utilização mais ampla na proporção que os ruídos são mais fracos e elas podem ser usadas para transmitir maiores velocidades de rotação do eixo fixo.

Cônicas:

Seu nome é explicado pela sua forma: um tronco de cone. Com uma estrutura inclinada pode fazer a transmissão entre eixos que estejam a 90º de inclinação. Normalmente usado quando eles estão nas mesmas direções se cruzam (concorrentes). Seus dentes são de formato também cônico, o que torna a sua fabricação um tanto quando complicada e dificulta sua montagem, que deve ser mais precisa para que a precisão de funcionamento, que já é menor, seja eficiente. Sua posição é relativa à necessidade. Para velocidades mais altas da transmissão, inclina-os, para velocidades menores, inclusive pelo preço de aquisição deles, usa-se dentes paralelos uns aos outros.

Parafuso sem fim:

As Engrenagens do tipo sem fim são usadas quando uma grande redução da transmissão rotacional é necessária. Uma redução de 300:1 pode ser alcançada, embora o normal seja de 20:1. As sem fim tem uma propriedade muito peculiar e que torna seu uso tão frequente e interessante, que é a possibilidade de ser girada pelo eixo de transmissão, mas não poder girá-lo. Mas isso ocorre por que? A resposta é simples: o angulo do eixo com o parafuso é tão pequeno que quando a engrenagem tenta fazer o movimento contrário e girá-lo, o atrito gerado não deixa que ele saia do lugar.

Pinhão-Cremalheira:

O funcionamento da engrenagem cremalheira é o mais simples. Com uma coroa de diâmetro infinito, ou seja, que não se fecha, ele transforma um movimento rotacional em um movimento retilíneo, de translação. O movimento contrário também pode acontecer. Muito usado para esteiras. Seus dentes também podem ser retos ou helicoidais, depende da necessidade.

Passo 2

Buscar informações sobre as relações existentes das engrenagens, tais como, frequência, período ou frequência angular:

Objetos móveis que executam movimento circular possui uma propriedade denominada frequência. A frequência indica o número de vezes que o fenômeno se repete na unidade de tempo, então, medidas usuais de frequência podem ser: voltas por segundo, rotações por minuto (rpm), etc.

Período é o tempo que a engrenagem demora para dar uma volta. O perímetro de uma roda é diretamente proporcional ao respectivo raio, há uma relação entre o raio e o número de dentes em cada roda.

Frequência angular (ω) é a taxa de variação temporal de algum ângulo. No Sistema Internacional de Unidades, é medida em radianos por segundo. É apenas um múltiplo da frequência (f) (medida geralmente em hertz ou em rpm).

Passo 3

Listar duas marcas diferentes de carro que possam mostrar o dimensionamento e as frequências de cada sistema transmissivo:

Para que a energia gerada pelos motores seja enviada às rodas se faz necessário o uso de um sistema mecânico chamado de sistema transmissivo. Estes podem ser chamados de manual, onde se faz necessário o uso de um componente desse sistema chamado embreagem e, outro sistema transmissivo chamado automático ou hidráulico, que faz uso de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com