TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Em Grupo Alguga Buggy

Artigos Científicos: Produção Textual Em Grupo Alguga Buggy. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

3.4 IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE DISTRIBUÍDA

Atualmente existem diversas soluções para efetuar a integração de empresas que estão geograficamente distribuídas. Para que matriz e filial se comuniquem de maneira a dar suporte aos negócios mantendo um rápido acesso às informações é necessário um planejamento estratégico, possibilitando o a comunicação entre os segmentos, evitando assim, falhas na comunicação.

3.4.1 VPN

Para efetuar essa ligação, diversas soluções podem ser implementadas, dentre elas a VPN (do inglês Virtual Private Network). A VPN é uma rede de comunicação privada, utilizada por uma ou mais empresas, onde a mesma utiliza-se de uma rede de comunicação pública, como por exemplo, a internet. Ou seja, toda a comunicação entre filial e matriz seria efetuada por uma rede pública, utilizando-se protocolos padrões, que podem não ser seguros.

VPN’s seguras usam protocolos criptografados, em uma espécie de túnel (tunelamento), fornecendo confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações.

Deve se atentar que uma VPN mal configurada põe em risco não apenas a comunicação e as mensagens que estão sendo trocadas, mas todo o sistema de informação da empresa.

3.4.2 LINK DEDICADO

Um link dedicado é uma das maneiras mais seguras para efetuar a ligação entre duas redes geograficamente distribuídas.O link dedicado é um serviço especialmente desenvolvido para o setor corporativo, onde as empresas tem acesso a um link exclusivo para a transmissão de dados, sem a necessidade de compartilhamento deste link. Utilizando este recurso, a empresa passa a contar (teoricamente) com acessibilidade, estabilidade e altas taxas de transferência na medida em que possui um link próprio para o compartilhamento de dados. Através do link dedicado, a empresa é conectada diretamente a uma porta roteadora, eliminando congestionamento de redes e obtendo mais desempenho em todo o sistema. Vale ressaltar que através do link dedicado, também é possível efetuar uma VPN.

Para efetuar esse tipo de comunicação é necessário entrar em contato com uma empresa que ofereça esse serviço, que para nossa região cobra em torno de R$ 1.500,00mensais para disponibilizar o serviço. Além disso, é necessário dois roteadores, um em cada segmento para permitir a comunicação entre os mesmo.

Cada roteador deverá ser configurado para permitir a passagem de pacotes vindo da rede externas, e permitir que os pacotes da rede interna, sejam entregues ao outro roteador. Resumindo, a configuração dos roteadores permitirá que matriz e filial sejam enxergadas como uma única rede local.

4 CONCLUSÃO

Foi possível de forma simples aplicar os conhecimentos que foram adquiridos em todas as disciplinas e por em prática utilizando-se das ferramentas disponibilizadas e aplicá-las em cada um dos exercícios que foram propostos.

Todos os objetivos que foram propostos nas atividades foram alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com