TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção conservas peixe

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

As matérias-primas configuram o ponto inicial de todo o processo industrial, visto que no planejamento ou alocação de uma unidade de fabricação, esta precisa estar disponível de forma adequada e a custos competitivos (RIPOLL; BALADA, 2001). Pode-se observar que a matéria-prima pescado, base para indústrias de conserva de pescado, passa por dificuldades de abastecimento. Muitas vezes precisa ser controlada em seus estoques, devido a escassez em muitos locais. Sua constante captura também pode forçar governos a estabelecerem cotas de epsca ou períodos de captura.

De acordo com a definição contida no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), entende-se por pescado todos os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos de água doce e salgada, usados na alimentação humana (BRASIL, 1984).

A pesca passou a ser considerada uma atividade econômica no Brasil em 1948, quando houve a criação da Seção de Pesquisa do Departamento Nacional de Produção Animal, onde foram realizados estudos voltados à fauna e a flora aquática.

Segundo Vazzoler (1975) com a criação do Conselho de Desevolvimento da Pesca (CODEPE) no ano de 1961 começou haver real fomento direcionado ao desenvolvimento da pesca, com isenções fiscais de estímua para a criaão de novas empresas, construção de novos barcos pesqueiros, assim como para o desenvolvimento das ndústrias já existentes. Também passaram a sr estimulados estudos sobre a distribuição, comercialização e consumo do pescado.

A indústria de conservas, que engloba grande parte dos produtos enlatados vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. A crescente industralização e as mudanças sócio-econômicas ocorridas nos últimos anos influenciaram o mercado de conservas alimenticias. Devido as necessidades das famílias atuais que cada vez mais trabalham fora de casa os alimentos semi-prontos e prontos vem sendo mais demandados no mercado. Os rodutos que aresentam maior conveniência no preparo das refeições são os mais requisitados pelos consumidores. Uma das alternativas adotadas para a maior praticidade e facilidade na elaboração das refeições é alimento enlatado ou conservado. Em decorrência da grande procura por itens alimenticios reparados, os lançamentos de produtos diferenciados tem ocorrido constantemente e devem continuar para atender a este segmento de consumo.

Dentre o mercado de conservas destaca-se a do setor de pescados, já que este tem sido o alimento básico de vários povos. Caracteriza-se por ser saudável, saboroso e nutritivo. Suas preparações fazem-no pratos tipicos de várias regiões. Seu mercado é crescente mundialmente na medida em que é oferecido co as facilidades de conservação e consumo que a tecnologia atual propicia. O governo tem desenvolvido programas especificos para incentivar o aumento do consumo de pescados para a população, destacando-se a sadinha e o atum.

Desta maneira, o presente trabalho apresentará informações relevantes sobre os pescados, produção nacional e consumo de conservas de peixes, citando as principais espécies para a produção de conservas de peixes, e observando seu papel econômico na balança comercial nacional, em relação a importação e exportação de pescado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com