TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de vacinas

Por:   •  3/12/2015  •  Seminário  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

CULTIVO DA BACTERIA pg 326

        Características do Clostridium tetani que influenciam no cultivo

  1. Forma esporos termoestáveis
  2. Não se deve homogeneizar o meio com utilizando a agitação convencional pois provoca aeração superficial é agitado com o Vibromixer
  3. O aquecedor dos gases, “incinerador” deve ser colocado na linha de exaustão do fermentador para não contaminar acidentalmente o ambiente externo.

        

O meio de cultivo mais usado foi formulado por Muller e Miller sendo modificado posteriormente por Latham. É constituído por um digesto enzimático de caseína (NZ case), infusão de coração bovino, sais minerais, vitaminas e fatores de crescimento.

          

        Diferentemente da toxina diftérica, na qual se observa seu acumulo intracelular em nenhum estagio do crescimento, a toxina tetânica está presente no interior da célula em quantidades consideráveis, já em estágios precoces da fermentação

IMAGEM

        Com 6 dias de cultivo toda toxina é liberada como consequência da lise celular, devido a presença de celular proteolíticas, liberada após a lise, parte da toxina começa a se decompor, reduzindo assim o seu título. Desde o momento da inoculação até o início da aeração a manutenção de uma atmosfera sobre o espaço livre do meio é necessário pois a bactéria é anaeróbica.

        Após a fermentação, o conteúdo passa por uma filtração tangencial para separar o Clostridium do meio, e depois passa por uma filtração molecular, com o objetivo de separar a toxina de uma boa parte dos componentes do meio.

Seguem se a cromatografia, destoxicação, nova cromatografia, filtração esterilizante do texoide purificado

        Além da fermentação a destoxicação é também importante no processo de produção. Usando a técnica de Ramon é adicionado formaldeído na solução e uma solução esterilizada de carbonato de sódio ou bicabornato de sódio para ajustar o pH em 7,6 e depois é incubada com 4 semanas com temperatura de 37°. Para controle dos toxoides é usado a toxidez especifica, ausência de contaminantes ou “esterilidade” determinação do conteúdo antigênico e potência. Caso ainda houver toxidez é adicionado mais formaldeído e incubado por mais 2 dias.

TOXOIDE ALFA-ESTAFILOCOCICO pg 328

        O Staphylococcus aureus é o principal causador de uma série de processos supurativos no homem que podem ser superficiais ou profundos.

        Os superficiais são a furunculose, os abscessos subcutâneos, o imp... e os fleimões. E os profundos são a ??, as infecções pleuropulmonares e as infecções urinarias. Tambem são causadores de intoxicações alimentares, sobretudo com doces cremosos. Grandes infecções hospitales se enquadram nos exemplos citados. O tratamento especifico dessas infecções é feita atualmente por antibióticos.

        Essa bactéria produz uma grande quantidade de produtos extracelulares de alto peso molecular, dentre eles há quatro toxinas identificadas e designadas por alfa, beta e gama-toxinas. Todas possuem acao hemolítica e, portanto, são conhecidas como hemolisinas, a alfa toxina é a mais importante delas pois as infecções estafilococicas dão origem a níveis elevador de anticorpos específicos contra esta substancia e também está presente na maioria das cepas patogênicas.

        Atualmente outras aplicações de S. aureus estão sendo investigadas, com a técnica de clonagem de genes seguida da incorporação de um deles no plasmídeo.

MENINGITE MENINGOCOCICA (sorogrupos B e C) pg 330

        

        Importante devido a inúmeros casos de meningite principalmente no Brasil.

        A vacina contra ao meningococo B é composta por proteínas da membrana celular e a C é composta por polissacarídeos capsulares. Esta bactéria, com base em seu polissacáride, pode ser classificada em 13 sorogrupos, sendo os mais importantes: A, B, C, D, X, Y, Z, 29-E e W-135

Meningite cérebro espinhal epidêmica causada pela Neisseria meningitidis é um coco gram-negativo, agrupado dois a dois, é aeróbia ou anaeróbia facultativa. Se caracteriza por febre, cefaleia intensa, náusea, vômitos, rigidez na nuca e outras consequências, levando até ao colapso circulatório.

        Entre os anos 60 e 70 foi desenvolvido a imunização contra a meningite meningocócica com empregos dos polissacarídeos purificados da Neisseria. Vem sendo produzida desde a década de 70 pela Fundação Oswaldo Cruz.

Entre 1989 e 1990 o governo decidiu vacinar 2.4 milhões de crianças com uma vacina importada de cuba, porem a proteção foi muito abaixo da esperada e desde então juntamente com a Fiocruz o instituto Butantã e o instituto Adolpho Luts fabricam essas vacinas visando oferecer um produto de melhor qualidade do que o cubano.

PRODUÇÃO DA VACINA MONOVALENTE C

        Processo fermentativo e purificação do polissacarídeo capsular.

Fermentação: o inoculo é preparado a partir do microrganismo liofilizado e é transferidapara a superfície onde contem infusão de carne bovina, ácidos casamínincos e amido. A incubação é realizada a 35 ou 37° durante 15 a 16 horas em uma atmosfera contendo gas carbônico de 5 a 10%. Depois de cultivadas dessa forma a Neisseria meninfitidis (sorogrupo C) irá apresentar uma película uniforme de colônias.

Durante a purificação há pelo menos oito etapas envolvidas

VACINA BIVALENTE CONJUGADA B/C E MONOVALENTE B pg 335

        

        A vacina monovalente C, confere proteção com duração limitada em crianças com menos de dois anos

        Se o polissacarídeo for ligado covalentemente a determinadas proteínas, tal proteção poderá apresentar maior duração. A indução de anticorpos pelo polissacarídeo simples  e conjugado é feita pelo polissacarídeo A e C ligados ao toxoide tetânico e que apreentam caráter altamente imunogênico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com