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Programação Orientada Objeto

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Por:   •  20/3/2015  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  579 Visualizações

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SCC 204 – Programação Orientada a Objetos

Trabalho 1

Todos os trabalhos da disciplina são parte de um projeto que envolve o desenvolvimento de um

Comunicador Instantâneo. Nesta primeira etapa devese

desenvolver:

1) Uma classe Usuário contendo as seguintes informações:

•Email do usuário

•Senha do usuário

•Nome completo

•Apelido ou nickname para o Comunicador Instantâneo

•Cidade

•Estado

•País

•Data de nascimento

E os seguintes métodos:

•setters e getters

◦Os setters devem ainda verificar:

▪Se o email do usuário tem um arroba, se não tiver, não aceite o email.

Se o email

tiver um espaço,

ou tab, ele também não será aceito. Nesses casos, escreva na tela

printf(“Email invalido\n”);

em seguida, continue a leitura do campo email até que esse seja válido.

▪Se a senha tem de 2 a 30 caracteres. Se tiver mais ou menos caracteres, ela não será válida e deve

mostrar a mensagem de erro abaixo:

printf(“Quantidade de caracteres da senha invalida\n”);

em seguida, continue a leitura do campo senha até que esse seja válido.

▪Se a data de nascimento é uma data válida. Verifique apenas se os dias estão entre 1 e 31, se o mês

está entre 1 e 12, e, finalmente, se o ano é menor ou igual ao atual. Caso não seja válida, escreva na

tela:

printf(“Data de nascimento invalida\n”);

em seguida, continue a leitura do campo data de nascimento até que esse seja válido.

•insereRelacionamentoUsuario(usuario) adicionar usuario na lista → de contatos do usuário atual. Essa

lista de contatos deve, também, ser mantida em um segundo arquivo binário de dados

relacionamentos.dat

•removeRelacionamentoUsuario(usuario) → remove usuario da lista de contatos do usuário atual.

Lembrese

que a lista de contatos é mantida em no arquivo binário de dados relacionamentos.dat

•autenticar(email, senha) método que recebe email e senha, verifica → se usuário existe por meio de

busca binária em arquivo de indexação usuarios.idx e carrega os demais dados do usuário contidos no

arquivo binário de dados usuarios.dat para dentro do objeto

•imprimir → imprime informações do usuário no formato:

printf(“%s\n”, email);

printf(“%s\n”, nome);

printf(“%d\n”, numeroDeContatosNaLista);

•imprimirContatos → lista todos os contatos do usuário no formato (segundo a ordem em que foram

adicionados):

printf(“%s\t%s\n”, emaildocontato, apelido);

2) Cada Usuário deve conter um vetor com seus contatos. Esse vetor deve ser implementado em uma

classe Vector para o caso de C++. Java já conta com uma classe Vector previamente implementada e

que deve ser utilizada. Há uma classe vector na Standard Template Library (STL) do C++, no entanto,

neste caso, o aluno deve criar sua própria classe Vector com base na disponível em Java.

3) Criar uma classe Comunicador com os seguintes métodos:

•inserirUsuario → que recebe um objeto do tipo Usuário, verifica se o usuário existe (via email) e o

salva em um arquivo binário de dados usuarios.dat. Após inserir, devese

regerar o arquivo binário de

indexação dos dados usuarios.idx.

•removerUsuario → que recebe o email

do Usuário, verifica se o usuário existe (via email) e o remove

do arquivo binário de dados usuarios.dat. Após remoção, devese

regerar o arquivo binário de

indexação dos dados usuarios.idx. Lembrese

de remover todos os relacionamentos existentes de

outros usuário com o removido.

•buscaSeqUsuario → que recebe uma string com o email do Usuário e busca por um registro no arquivo

binário de dados usuarios.dat de maneira sequencial. Em seguida, carrega esses dados e cria e retorna

um objeto do tipo Usuario

•buscaBinUsuario → utiliza um arquivo de indexação usuarios.idx para buscar um usuário via seu

email. Devese

utilizar busca binária. Esse arquivo de indexação deve conter os emails e os offsets dos

registros de usuários contidos no arquivo de dados. Em seguida, posiciona no registro correspondente

do arquivo binário de dados usuarios.dat, carrega esses dados e cria e retorna um objeto do tipo

Usuario

Descrição dos arquivos

Todos os arquivos serão binários.

Formato do arquivo usuarios.dat:

...

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