TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação E Controle De Programação

Monografias: Programação E Controle De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  4.340 Palavras (18 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Logística

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Sumario

• Introdução

• Desenvolvimento

• Analise

• Conclusão Final

• Referencias Bibliográficas.

INTRODUÇÃO

A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positivamente ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Podemos citar que existem três níveis hierárquicos para o PCP,

• Nível Estratégico (longo prazo);

• Nível Tático (médio prazo);

• Nível Operacional (curto prazo)

Em um sistema de manufatura dentro de uma empresa, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Fluxo de informações do PCP

Sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para à integração da manufatura.

Curto prazo: estão relacionadas com a Programação da Produção e decisões relativas ao controle de estoque.

Médio prazo: o horizonte de planejamento varia aproximadamente de seis meses a dois anos. Planos tais como: Plano Agregado de Produção e Plano Mestre de Produção se baseiam nestas previsões.

Longo prazo: o horizonte de planejamento se estende aproximadamente há cinco anos ou mais. Auxiliam decisões de natureza estratégica, como ampliações de capacidade, alterações na linha de produtos, desenvolvimento de novos produtos, etc...

Um bom sistema de previsão deve ter boa acuidade, simplicidade de cálculo e habilidade de rápidos ajustes frente às mudanças.

Podemos classificar os sistemas de programação em: Planejamento Agregado de Produção, Planejamento Mestre da Produção, Planejamento de Materiais, Planejamento e Controle da Capacidade, Programação e Sequenciamento da Produção, Controle da Produção e Materiais e os sistemas atualmente utilizados são PCP: MRP / MRPII / JIT.

FASES DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

Tendo em vista o projeto para uma produção sobre os recursos disponíveis, o programa de produção obedece as seguintes fases: liberação da produção, emissão de ordens, elaboração do planejamento da produção e programação ( máquinas, materiais e mão de obra ), para que consiga atender em curto prazo a demanda.

Podemos citar quatro fases do planejamento da produção .

O planejamento começa na elaboração do plano da produção visando mão- de- obra e matéria- prima, com a matéria- prima podemos programar a produção, na programação são passadas as ordens ( Preparação, Modelagem, Pré-montagem, Montagem e Acabamento), seguidos desse processo é liberado o produto acabado e direcionando para o depósitos de produtos acabados. Os materiais está ligado ao gerenciamento de estoques que são: matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados.

Os estoques consomem capital de giro, exigem espaço para estocagem, requerem

transporte e manuseio, deterioram, tornam-se obsoletos e requerem segurança. Por

isso, a manutenção de estoques pode acarretar um custo muito alto para um sistema

de manufatura.

O Planejamento de Materiais deve ter como objetivo reduzir os investimentos

em estoques e maximizar os níveis de atendimento aos clientes e produção da

indústria.

A atividade de programação determina o prazo das atividades a serem

cumpridas, ocorrendo em várias fases das atividades de planejamento da produção.

De posse de informações tais como: disponibilidade de equipamentos, matérias primas, profissionais qualificados, processo de produção, tempos de processamento, prazos e

prioridade das ordens de fabricação. As ordens de fabricação poderão ser distribuídas

aos centros produtivos onde será iniciada a execução do PMP.

Os objetivos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com