TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Web Java

Dissertações: Programação Web Java. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA PARA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO -

1. Linguagem C# e o IDE Visual Studio -

A aplicação a ser apresentada foi feita com a linguagem de programação C#, feita através do IDE Visual Studio 2010, ferramentas essas que facilitam o trabalho de escrever o código e desenvolvê-lo rapidamente.

Através do C# e do Visual Studio, temos ao nosso alcance ótimos recursos:

a) As aplicações são construídas rapidamente. A linguagem é poderosa e fácil de aprender, e o IDE Visual Studio faz muito do trabalho automaticamente, podendo assim deixar a tarefas de código simples para o IDE e concentrar-se no que seu código deve fazer.

b) Fazer uma interface do usuário com boa aparência. O Form designer do IDE Visual Studio é uma das ferramentas mais fáceis de serem utilizadas e satisfatórias para se desenvolver com o C#. Podem ser feitos programas profissionais com todos os recursos sem ter que passar horas escrevendo uma interface do usuário gráfica totalmente do zero.

c) Interage com bases de dados. O IDE inclui uma interface simples para construir base de dados e integrar-se perfeitamente ao SQL Server Compact Edition, assim como a muitos outros sistemas de banco de dados populares.

d) Permite resolver apenas os problemas Reais. O IDE permite que se concentre apenas nos programas, e faz todo o trabalho repetitivo, tais como: manter o registro de todos os projetos; facilitar a edição do código do projeto; manter o registro dos gráficos, áudio, ícones e outros recursos do projeto; gerenciar e interagir com bases de dados.

2. Necessidades do Sistema a ser desenvolvido.

Para desenvolver o programa será necessária uma aplicação de interface gráfica do usuário, objetos para se comunicar com o banco de dados, o próprio banco de dados e um instalador.

a) Objetos Visuais.NET: A estrutura será criada com um formulário Windows com vários controles visuais. Cada objeto representará um controle de formulário na agenda que será criada.

b) Objetos do banco de dados .NET: A aplicação terá uma camada de dados separada que interage com o banco de dados. Os objetos precisarão ter comunicação com a tabela, daí a necessidade de um diagrama para fazer com que a aplicação saiba qual é a estrutura do banco de dados, dentre outros itens.

c) Armazenamento de Dados: Os dados são armazenados em uma tabela no banco de dados SQL Server Compact.

d) Pacote de Implantação: Uma vez que o programa tenha sido feito, ele será incluído no pacote do instalador do Windows.

3. Desenvolvimento do Projeto.

Ao iniciar o projeto, o IDE criou automaticamente os arquivos Form1.cs, o Form1, Designer.cs e Program.cs, acrescentando-os à janela Solution Explorer. As finalidades dos respectivos arquivos são:

a) Form1.cs: contém o código C# que define o comportamento do formulário.

b) Program.cs: possui o código que inicia o programa e exibe o formulário.

c) Form1.Designer.cs: nele contém o código que define o formulário e seus objetos.

Para desenvolver a interface do usuário, foi utilizado o controle Picture Box situado na Caixa de Ferramentas para acrescentar uma figura que ilustra o nosso sistema do consultório odontológico. O controle foi arrastado para o formulário e nos bastidores o IDE adicionou um código em Form1.Designer.cs para um novo controle de imagens.

Quando criou-se o logo do Sistema e mandamos o Visual Studio usar a imagem, ele criou um recurso e associou-o com o aplicativo.

Um recurso é qualquer arquivo gráfico, de áudio, ícone ou outro tipo de arquivo de dados embutido no aplicativo. O arquivo gráfico fica integrado no programa, para que, então, quando ele for instalado em outro computador, o gráfico seja instalado junto com ele e o PictureBox possa usá-lo.

Quando foi arrastado o controle PictureBox para o formulário, o IDE automaticamente criou um arquivo de recurso chamado Form1.resx para armazená-lo e mantê-lo no projeto.

Em seguida foi criada uma caixa de mensagem sobre quando os usuários executarem o programa e clicar sobre o logotipo do consultório.

O código criado foi o seguinte:

namespace Contatos

{

public partial class Form1 : Form

{

public Form1()

{

InitializeComponent();

}

private void pictureBox1_Click(object sender, EventArgs e)

{

MessageBox.Show("Lista de Contatos \n", "About");

}

Neste momento, o aplicativo foi executado para teste, uma vez que ao clicar em F5 ou no botão com a seta verde na Barra de Ferramentas, já dá para ver o resultado do que foi construído até agora. Quando um programa é executado, o Visual Studio copia todos os arquivos para Meus Documentos\Visual Studio 2010\ Projects\ Contatos\ Contatos\bin\debug, porém para executar o programa mais facilmente, basta clicar duas vezes no arquivo .exe que o IDE cria.

Em seguida, faz-se necessário adicionar todos os outros dados dos pacientes do consultório como: nome, endereço, telefone, data de nascimento e data da última visita. Essas informações serão armazenadas em um banco de dados uma vez que o Visual Studio pode conectar campos diretamente a elas.

Para isto funcionar, foi criada uma base de dados SQL ao projeto (SQL Database) e nomeada ContatosDB.mdf para que os controles no formulário possam usar seus dados.

Quando foi enviado o comando ao IDE para adicionar uma nova base de dados SQL ao projeto, ele criou automaticamente essa base, pois ele tem todas as ferramentas para isso. Ressalta-se que uma base de dados SQL é um sistema que armazena dados de forma organizada e inter-relacionada.

Os dados na base de dados SQL ficam em tabelas que organizam as informações em colunas e linhas. As colunas são as categorias dos dados, como nome, telefone, endereço, data de nascimento, data da ultima visita e cada linha são os dados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com