TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II

Casos: Prointer II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 9

POLO PRESENCIAL MANAUS

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROINTER II

JOSÉ EDIVALDO BENTES PEREIRA JÚNIOR RA 432748

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

Manaus – 25/10/13

POLO PRESENCIAL MANAUS

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROINTER II

JOSÉ EDIVALDO BENTES PEREIRA JÚNIOR RA 432748

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Manaus – 25/10/13

SUMÁRIO

POLO PRESENCIAL MANAUS

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROINTER II

JOSÉ EDIVALDO BENTES PEREIRA JÚNIOR RA 432748

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

Manaus – 25/10/13

POLO PRESENCIAL MANAUS

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROINTER II

JOSÉ EDIVALDO BENTES PEREIRA JÚNIOR RA 432748

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Manaus – 25/10/13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Na atualidade o que falamos e repetimos muito dentro das organizações é a questão da qualidade total, alcance de lucros e produção enxuta, porém temos nos deparado com situações que são de grande importância, mas que não são tratadas com tal importância e esse é o caso real da questão ambiental e nesse documento comentaremos algo mais minucioso sobre essa questão, nos embasaremos na empresa JL Comércio e Serviços e suas particularidades.

Vale ressaltar ainda que antecipadamente na necessidade que temos de não só compreendermos essas e demais questões pertinentes e sim chegarmos ao ponto de sanarmos todas as coisas que não agregam valor para a organização e buscarmos a aplicabilidade, pois sem essa “aplicabilidade” nosso esforço não terá o devido valor.

1. A EMPRESA

A empresa em que nos basearemos para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental é a JL COMÉRCIO E SERVIÇOS, nome este que se deu pelo fato de seus proprietários serem casados e os nomes dos mesmos serem Júnior e Leiny, e também pelo fato de atuarem com vendas de produtos e prestação de serviços.

Os proprietários da empresa JL Comércio e Serviços são os empresários José Edivaldo Bentes Pereira Júnior, empresário, casado, formado em Administração em Sistemas de Informação pelo CIESA – Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, e Islleiny Mendonça Bentes Pereira, empresária, casada, concludente em Administração Pública e Privada pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas, ambos residentes em Manaus-AM.

A empresa JL Comércio e Serviços como qualquer outra empresa têm seus diferenciais sendo eles positivo ou não, e para que possamos atingir essa qualidade que tanto almejamos é necessário colocarmos os pés no chão e trabalharmos incansavelmente para sanarmos esses detalhes negativos e darmos continuidade aos pontos fortes até mesmo melhorando-os.

Pontos Fortes

Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos, tendo em vista as necessidades que toda e qualquer empresa tem para se manter ativo no mercado e consistente em suas ações mercadológicas.

Importantes relações comunitárias – A relação que a empresa precisa firmar com a comunidade é de extrema importância, pois, essa empresa não está locada no vácuo e sim em local onde existe uma comunidade, pessoas que podem influenciar diretamente no feedback e retorno do ativo e por outro lado e não menos importante as relações comerciais - decorrentes de um nome respeitado, pois, uma pessoa que tem seu nome formado e o mesmo é respeitado pelo seu histórico de atuação, sendo assim tem uma maior capacidade e facilidade de agradar ao público que se torna cada vez mais exigente.

Organização interna leal e dedicada – Para alcançarmos essa dedicação e lealdade na organização é necessário que todos os envolvidos esteja focados em um objetivo, e esse é o ponto, como esforço motivamos as pessoas a se interessarem pelo retorno das atividades, eles sabem que são de extrema importância e se não fosse por eles nada disso estaria acontecendo, dessa forma todos se movem em apenas uma direção, obtemos a partir disso a lealdade.

Grupo interessado e unido – Primeiramente para alcançarmos este grupo interessado e ativo no ambiente de trabalho é necessário que eles compreendam o seu lugar e suas tarefas, nenhum deles está ou será sobrecarregado de trabalho, pois aplicamos essa divisão através de estudos dos métodos e processos, todavia isso poderia não ser o necessário para que houvesse uma resposta rápida e positiva deles, por este motivo também atuamos com benefícios e definições de metas.

Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade – Precisamos compreender que as empresas necessitam estar vinculadas ao ambiente externo, pois é fato que todas as empresas precisam até mesmo de empresas concorrentes para que seu produto e/ou serviço se faça notório, sabendo disso podemos definir a importância de comunidade com relação a sua visão para com a empresa. E a outra vertente é a capacidade que a empresa tem que cuidar dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam a vontade para trabalhar e que não sofrerão nenhum dano, da mesma sorte saberão que seus diretores os respeitam e reconhecem a sua importância.

Pontos Fracos

Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado – É correto dizer que a empresa está crescendo e buscando a melhoria, porém mesmo com toda a estruturação que temos inserido na empresa, hoje não temos a capacidade de respostas rápidas com relação a sazonalidade das ameaças que sofremos.

Falta de planejamento para médio e longo prazos – Mesmo compreendendo a capacidade que temos de nos programar e obtermos respostas plausíveis para possíveis inconveniências, ainda não temos essa mesma capacidade quando se trata de ações de médio e longo prazo, por isso definimos o mesmo como ponto fraco.

Falta de preparação/formação profissional para os herdeiros – Sabemos que não somos eternos e por isso se faz necessário a criação de um legado, o nome da empresa precisar continuar mesmo na nossa ausência, porém não temos capacitado os nossos herdeiros de uma forma que eles tenham uma liberdade para fazê-lo e total conhecimento do todo e a importância disso para o futuro da organização.

Dificuldades de aderir a novos fornecedores de produtos, pois existe muita busca de interesse e o mercado já está sendo dominado por grandes empresas que usam de má fé para controlar os distribuidores.

Situações em que prevalece o emprego de parentes, sem ser este orientado ou acompanhado por critérios objetivos de avaliação do desempenho profissional.

Usualmente há uso de controles contábeis irreais - com o objetivo de burlar o fisco - o que impede o conhecimento da real situação da empresa e sua comparação com os indicadores de desempenho do mercado.

A empresa nasceu com o objetivo de transformar uma simples venda e/ou serviço em algo com maior valor agregado, pois enquanto outros procuram os seus próprios benefícios, outros como nós, buscamos atender com qualidade de modo que os clientes compreendam que eles fazem parte deste ciclo.

Missão - comercializar produtos e serviços que os clientes prefiram comprar, pois, sabem que é o melhor pela qualidade dos produtos e conhecimento dos serviços.

Visão: Sermos nacional e referência nos negócios em que atuamos.

Objetivos – Alcança a estabilidade mesmo em meio às intensas mudanças.

Valores - São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

Princípios – Mantermos a integridade da organização para que se mantenha agradável em todo o tempo.

A chave de sucesso de nossa empresa está totalmente vinculada na forma como atendemos nossos clientes, pois, o mercado de serviço específico está muito prostituído pelos altos valores de hora técnica e outros, e o nosso ponto chave ou chave de sucesso, está diretamente ligado no serviço de atendimento de qualidade, dessa forma transparecemos para os clientes todas as informações necessárias sobre dado produto e /ou serviço.

2. PRODUTOS E SERVIÇOS

As matérias-primas para prestação de serviços é o total conhecimento do capital humano nas questões pertinentes sobre o serviço em que atua, já a infra-estrutura da empresa se dá da seguinte forma: Espaço físico de 18m2, dividido em duas salas e o banheiro. Todos totalmente dentro de condições estabelecidas pela ABNT, tanto as questões elétrica como a hidráulica. A empresa está localizada na rua Bom Jesus, 300A no bairro do Novo Israel I, Manaus-AM.

Nossa ênfase está ligada na prestação serviços que consiste em atendimento de suporte técnico em sistema de tratamento de ponto, baseado na portaria 1.510 do MTE. Esse suporte não tem custo para aquisição, por isso, agrega um maior valor de resultado, pois é cobrado por Hora Técnica, dessa forma alcançamos os objetivos bem mais rápidos do que se a ênfase fosse em produtos, nossa capacidade é ilimitada, pois o que vendemos é o capital humano, porém quando falamos em situação de fornecimento, é necessário fazer uma divisão bem criteriosa para o atendimento, pois o mesmo é específico e precisa ser gerenciado de forma agradável a todos.

Quando falamos em máquinas administrativas, podemos citar como principais:

As habilidades de mão-de-obra são totalmente preparadas para melhor atender todos os níveis de clientela, nossos colaboradores são treinados e certificados nos sistemas em que damos suporte.

O fluxo de processo de produção se dá da seguinte forma:

Primeiro recebemos informações sobre a tratativa dos sistemas com qual atuamos, recebemos informações do fabricante do software, depois fazemos testes de aplicabilidade dessas informações e por fim, repassamos essas informações para o cliente final.

3. POLÍTICA AMBIENTAL

O nosso processo de produção é quase que totalmente nível “zero” de poluição, pois, não há nenhuma produção de resíduos; nenhum risco para os trabalhadores; baixo consumo de energia, e é eficiente o uso dos recursos. Porém, mesmo com todas essas características, ainda nos deparamos com a situação de ter que enviar e-mails de orçamento, todavia, há a necessidade de imprimirmos esses documentos, esses e outras coisas mais básicas que nos impede de alcançarmos o nível “zero” de poluição.

Temos buscado a conscientização ambiental com tudo que temos disponível, todavia fica um tanto escuro perceber as condições futuras que podemos deparar, tendo em vista que pra visualizarmos este cenário, é necessário criarmos situações para visualizarmos essas condições.

Quando falamos em padrões ambientais já temos consciência de que os nossos padrões são paliativos, pois existe a necessidade iminente de buscarmos uma estratégia mais aguçada e que tenha um modo mais aplicável.

O comprometimento gerencial pela causa ambiental muitas vezes se torna ineficaz, pois é necessário um acerto por parte de todos dentro da organização e principalmente para os gestores e acionistas, para que se alcance a efetividade na causa ambiental, todavia, essa abrangência nunca é alcançada tendo em vista que boa parte dos diretores, gestores, acionistas, presidentes e etc, focam apenas no resultado, independentemente dos modos usados para alcançá-los.

Estamos em busca de capacitação para os colaboradores de modo que eles consigam compreender a importância dos cuidados com a causa ambiental.

Como já foi tratado os resíduos provenientes da produção mais comum que temos é a geração de papéis sem utilidade, pois é necessário imprimir os orçamentos que confeccionamos.

Da mesma sorte temos ensinado todos os colaboradores a exercerem seu papel como cidadãos respeitosos e interessados em cuida e manter-se ao lado da causa ambiental.

4. CLIENTES

Nossos principais e maiores clientes dos nossos produtos são os proprietários de residências que buscam uma estabilidade e efetivação na questão da segurança familiar, tendo em vista que atuamos com equipamentos de segurança eletrônica convencional, por outro lado nossos maiores clientes quando falamos em serviço são as empresas do PIM que buscam a qualidade na aferição do seu ponto eletrônico, resultando assim em economia bem agradável e ainda fica em conformidade com a portaria 1.510 do MTE.

5. SONDAGEM AMBIENTAL

Ao fazermos uma sondagem ambiental em nossa organização, percebemos que existem algumas ameaças advindas do ambiente externo, podemos citar uma delas como o “habito ruim” que os colaboradores podem vir a copiar de outras empresas que não estão comprometidas com as questões ambientais, todavia podemos citar o contrário, lembrando que podemos copiar sim atitudes que mudaram a história de outras organizações, planos de ações que outras empresas colocaram em prática e estão funcionando até os dias de hoje.

6. SITUAÇÃO DA EMPRESA FRENTE À SGA

Nossa empresa está atuante e se adequando às mais variadas formas de adequação ao Sistema de Gestão Ambiental, firmamos um compromisso de que buscaremos intensamente estas formas, vale lembrar que como existem formas de gestão para os mais variados tipos de organização.

CONCLUSÃO

Após estudos visando a melhoria da tratativa ambiental, vimos que é complicado compreendermos e ao mesmo tempo aplicarmos tudo o que compreendemos com a teoria. Como vimos estamos distante de ter a autonomia de aplicar tudo o que compreendemos, vale lembrar que é necessário conseguirmos a certificação ISO 14.000, por isso, precisamos continuar nessa constante busca de vencermos tudo o que almejamos.

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »