TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II

Trabalho Universitário: Prointer II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  3.123 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

Tema:Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Itaipava/ Grupo Petrópolis

Tutor Presencial:Simone Justem

Tutora a distância: Simone Justem

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Fernando Jorge Lira de Oliveira – RA: 7377576568

Liliane dos Santos Lima Motta – RA: 6942018623

Patrícia Carla Manhães dosSantos Silva – RA: 6942012663

RhayeneNoaNunes da Silva – RA: 6942018579

Thayza Mello Santana – RA: 6942012694

Vânia Lucia de Deus Machado Marques – RA: 7981711763

São Gonçalo /Rio de Janeiro

2013

Introdução

Este trabalho consiste em mostrar como uma empresa pode e deve se preocupar com o meio ambiente, ajudando a preserva-lo. O Grupo Petrópolis, antes conhecida como Cervejaria Petrópolis é uma empresa brasileira fabricante de bebidas. Fundado em 1994 e de propriedade do Sr. Walter Faria.

Além dos bons resultados econômicos, a empresa também se volta em gerar ações positivas para o meio ambiente. O Grupo também atua junto com a comunidade do município na implantação do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental). A ação faz parte de um programa de reflorestamento que tem o objetivo de plantar 1,1 milhão de árvores nativas da Mata Atlântica e do cerrado até 2013. Já foram plantadas 455.589 mudas, distribuídas nas demais unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. O número alcançado em 10 meses de trabalho realizado representa 40,68% da meta.

O Grupo Petrópolis tem ampliado constantemente a sua participação no mercado brasileiro de bebidas com investimentos na qualidade de seus produtos e em equipamentos com tecnologia de ponta, mão de obra especializada, além da implementação de uma eficiente rede de distribuição.

1. Nome do Negócio: Cervejaria Itaipava/ Grupo Petrópolis

• Razão para a escolha do nome:

A cerveja Itaipava foi batizada com o nome de um distrito da cidade de Petrópolis. (cidade onde a empresa foi fundada). Beneficiada pelo clima das montanhas, a cidade de Petrópolis/RJ abriga a nossa primeira unidade fabril.

• Nome(s) e qualificação do(s) proprietário(s)? :

Walter Faria (empresário ligado ao ramo de produção de algodão)/Douglas Costa, diretor de mercado da Petrópolis. A empresa comandada pelo empresário paulista Walter Faria.

• Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização:

Pontos fortes potenciais:

2º marca mais vendida no Brasil; Produtos de alta qualidade; Estrutura de custos baixos; Cultura organizacional forte; Elevada autonomia financeira; Forte pesquisa e desenvolvimento. O Grupo Petrópolis é reconhecido por suas marcas jovens, inovadoras e pelo crescimento contínuo no mercado de bebidas.

Oportunidades potencias:

Falência de concorrentes;Marca conhecida no mercado; As mulheres consumindo mais cervejas; Expansão da economia.

Pontos fracos potenciais:

Alta rotatividade de funcionários; matéria humana desqualificada para algumas funções; Distribuição mais qualificada.

Ameaças potenciais:

Aumento dos impostos no RJ; Melhores ações da concorrência em seus clientes; Saturação do mercado de cervejas especiais.

• Breve histórico:

Fundado em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é atualmente uma das maiores empresas do setor no país. Produz cervejas que primam pela qualidade e identificadas com o gosto do consumidor brasileiro.

Atualmente o Grupo Petrópolis está presente em 13 estados através de 4 fábricas e também de centros de distribuição autorizada, estrategicamente instalados em pontos-chave do território nacional (Petrópolis, Teresópolis, Boituva e Rondonópolis).

Buscando sempre trabalhar dentro dos mais altos padrões, o Grupo Petrópolis visa sobretudo o desenvolvimento continuo de seus colaboradores, a ética e a transparência nas relações com concorrentes e parceiros. Além disso, responsabilidade social e ambiental e o respeito a seus consumidores, são valores que o Grupo Petrópolis renova e coloca em prática diariamente.

• Fundamentos da Organização:

Missão: Ser uma empresa empreendedora com produtos, distribuição e serviços de excelência com marcas fortes, buscando o crescimento sustentável e rentável, valorizando nossos colaboradores e assegurando a plena satisfação dos consumidores.

Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa de bebidas do país pela excelência de seus produtos, distribuição e serviços por meio dos seus processos, potencial competitivo e colaboradores.

Valores: Comprometimento,Objetividade e Simplicidade,Empreendedorismo,Respeito e Integridade.

• Fatores críticos (ou chave) de sucesso:

O slogan é "Você é nosso maior compromisso". O fator de sucesso é colocar o cliente em primeiro lugar.

O Grupo Petrópolis, reconhecido por seus consumidores como a empresa das marcas jovens e inovadoras, vem mantendo sua meta de expansão acumulando mais sucessos e conquistas à sua história, conforme o plano estratégico desenhado nos últimos anos.

2.Produto/serviço- nome:Produtos Cerveja, Bebida energética/ Divisões Itaipava Crystal Lokal Petra TNT Energy Drink.

• Tecnologia de produção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com