TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II Conteúdo Relatório Final

Dissertações: Prointer II Conteúdo Relatório Final. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  2.169 Visualizações

Página 1 de 5

Do Relatório Final

Você terminou as atividades previstas em seu trabalho; é hora de confeccionar o RELATÓRIO FINAL correspondente ao seu projeto.

Este Relatório Final deverá conter a descrição da situação pesquisada (projeto), contemplando os seguintes aspectos:

1) APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO: descrição do cliente/serviço/produto (alvo do Projeto).

2) CONTEXTUALIZAÇÃO: levantamento do contexto interno e externo que servirão de análise para prever ameaças e oportunidades.

3) DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: diante do contexto levantado, planejar a política ambiental da organização, determinando as ações nas demais áreas funcionais.

4) DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO: definir estratégias (caminho) para sistema de gestão ambiental – embasadas no conteúdo das disciplinas envolvidas no Prointer II.

5) RESULTADOS (esperados): apresentação dos resultados a serem alcançados.

Nota : Ilustre seu trabalho com gráficos e tabelas. Se o projeto (PROINTER II) contiver fotos, as mesmas deverão ser salvas na extensão “.jpeg”.

Obs.: lembre-se de que a postagem do arquivo/projeto no AVA (Moodle) deverá ser individual.

Do Acompanhamento

Durante todo o tempo da realização, você deverá estar interagindo com os Tutores - Presencial e a Distância, que esclarecerão quaisquer dúvidas sobre o PROINTER_II_2013_2.

Do Prazo de Entrega

O trabalho deverá ser confeccionado dentro do modelo disponível no AVA (moodle) e postado individualmente no ambiente virtual dentro do prazo previsto, conforme cronograma abaixo:

<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Orientações Gerais

Estrutura do Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

Segue abaixo um modelo explicativo do Prointer II. Esta estrutura deve ser seguida a risca para que não haja perda de pontos no momento de sua correção. A estrutura básica do projeto é a seguinte:

1. Capa e contracapa.

2. Resumo.

3. Sumário.

4. Introdução (Apresentação do Alvo do Projeto)

5. Contextualização da Pesquisa.

6. Fundamentação Teórica.

7. Análise e Interpretação dos Dados (Diagnóstico Estratégico)

8. Desenvolvimento e Implementação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental

9. Resultados.

Capa e contracapa: devem ser inseridos no início do trabalho.

Resumo: é a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, sendo que a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações.

Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras.

Sumário: elemento obrigatório cujas partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho, conforme a NBR 6027.

introdução

Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.

Contextualização da Pesquisa

Quando se fala em contexto, a primeira coisa que se deve pensar é sobre a problemática que será questionada, deve-se indagar quais são as perguntas ou dúvidas que se quer responder com essa pesquisa e, para isso, é necessário fazer um recorte da realidade, contextualizando e delimitando o tema, indicando de que ponto de vista ele será tratado (econômico, político, social, cultural). Se não há problema, se não há dúvida, não há motivo para pesquisar (1 parágrafo).

Também se devem especificar os objetivos, quais as metas que se pretende alcançar ao final da pesquisa. Qualquer pesquisa persegue determinados objetivos e o pesquisador pode comprovar algumas hipóteses sugeridas nos problemas ou pode explorar alguns argumentos que contribuem para explicá-lo (1 parágrafo).

Por fim, a metodologia é a parte em que se mostra como se pretende atingir os objetivos específicos, como será executada a pesquisa e qual a metodologia que se pretende adotar. Seguem os métodos e técnicas de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, fórmula para amostra probabilística e demais procedimentos que deverão compor a instrumentalização de cada trabalho (1 parágrafo).

Fundamentação Teórica

Visa reunir, analisar e discutir as informações publicadas sobre o tema até o momento de elaboração do trabalho, a fim de abordar teoricamente o objeto da análise e propostas de soluções com bases sólidas. Compreende uma minuciosa busca na literatura, selecionando-se e sintetizando-se ideias, estudos e pesquisas que se relacionem com o problema investigado, objetivando melhor compreensão das inúmeras facetas deste, devendo-se destacar as citações literais de trabalhos científicos.

As ideias contidas nos estudos devem ser inter-relacionadas e confrontadas, principalmente se forem contraditórias.

Análise e Interpretação dos Dados (Diagnóstico Estratégico)

Resultado é a parte designada a apresentar os resultados alcançados após a aplicação do método, questionários e entrevistas de forma direta, objetiva, sucinta e clara, apontando sua significância e sua relevância. Podem ser utilizadas tabelas e figuras nessa parte do trabalho. O texto que explica as tabelas e figuras deve ser breve, claro, utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal.

Interpretação tem a finalidade de mostrar as relações existentes entre os dados coletados na

pesquisa. Aqui se interpreta, critica, justifica e enfatiza os dados encontrados. Discute os resultados encontrados na pesquisa realizada e os compara com os resultados de pesquisas anteriores, levantados na revisão de literatura. É a parte da argumentação.

Desenvolvimento e Implementação (Formulação)

Definir objetivos e estratégias (caminho) para o SGA – embasadas no conteúdo das disciplinas envolvidas no Prointer_II.

Resultados

Nesta parte deve-se Para que tudo seja avaliado quanto à viabilidade operacional e econômica, necessita-se projetar os resultados que o projeto proporcionará. Isso envolve projetar uma demonstração de resultados financeiros para pelo menos três anos (item ‘C’ aspectos financeiros - Etapa 2).

Para finalizar, deve-se demonstrar os impactos de todo o projeto (novo negócio) no patrimônio líquido da empresa, também mediante a elaboração de demonstrações financeiras.

1. Referências

É um Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. A elaboração das referências deve obedecer a Normas Técnicas da ABNT, com relação a edição e formatação de trabalhos (NBR).

2. Anexos

O anexo é um documento, que pode ou não ser do autor do estudo, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração do estudo ou de suas partes. Ex.: questionários, mapas, fotos (com extensão ‘jpeg’), tabelas, entre outros.

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »