TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proiter II

Dissertações: Proiter II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

• RESUMO ................................................................................................................................3

• INTRODUÇÃO ......................................................................................................................4

• O IMPORTANTE PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL...............................................................................................................6

• HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO....................................................................7

• CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES............................8

• RELAÇÕES SINDICAIS E SUAS NEGOCIAÇÕES NO ÂMBITO DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO...................................................................................9

• AUTONOMIA COLETIVA E NEGOCIAÇÕES COLETIVAS.....................................10

• CONCLUSÃO PARCIAL ...................................................................................................11

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................12

RESUMO

O objetivo geral deste projeto é a reflexão sobre o momento atual em que vivemos sobre as questões das relações sindicais e suas negociações e seu impacto positivo nos processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto, trazendo assim benefícios para as empresas.

INTRODUÇÃO

O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. É representado por pessoas e organizações.

Se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas a alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Desta junção, temos a moderna Gestão de Pessoas.

Observa-se, no entanto, que isso depende de várias questões, tais como: a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Em algumas organizações, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento são vistas como parceiros. Portanto, as pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros; são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento.

O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como: descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. A Administração de Recursos Humanos, refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos para manter pessoas – dar suporte para que as mesmas se sintam bem dentro da organização e monitorar – acompanhar e controlar as atividades.

Há algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.

A empresa que opta em gestão de pessoas, certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos colaboradores.

Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios. Um dos processos sob o quais se aplica a administração de recursos humanos são os recrutamentos e as seleções de pessoas.

O processo de recrutar e selecionar são, ao contrário do que alguns podem pensar, atividades muito complexas, e que deveriam estar incluídas entre as muitas atividades estratégicas de toda e qualquer organização.

Através de um processo de recrutamento e seleção eficazes é possível colocar a pessoa certa no lugar certo gerando um ambiente capaz de proporcionar que o indivíduo contribua com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais.

Em última análise, gerir competências é gerir pessoas, processo que requer responsabilidade e planejamento prévio ao longo de sua execução, e onde o processe de recrutamento e seleção por competências ganha cada dia mais relevância nas empresas contemporâneas.

Neste estudo apresenta-se como objetivo geral analisar, por meio de uma revisão de literatura, questões que contemplará desde a natureza e as características dos processos de recrutamento e seleção, como sua posição no contexto organizacional.

O IMPORTANTE PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

A Gestão de Pessoas é um papel delicado e sensível, que deve ser desenvolvido pelos membros da organização. Ela depende da cultura, do histórico, da estrutura da organização, bem como suas políticas, o tipo de negócio, dentre outros fatores.

A sociedade vive momentos repletos de incertezas, restrições, problemas, ameaças, dificuldades extremas, que aumentam a inflação o desemprego, a má administração dos recursos humanos, financeiros, materiais e administrativos, e assim torna-se cada vez mais difícil e desafiante, de modo especial para a gestão de pessoas, e o profissional responsável por este setor, pois nestes momentos de crise, as empresas adotam programas severos da redução de despesas e gastos, e na maioria das vezes estes cortes passam primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com