TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cidades

Dissertações: Projeto Cidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 16

Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Disciplina Introdução à Engenharia de Produção

Professor Édison Renato pereira da Silva

Aluno Allan Borges Monteiro

Projeto Cidades

“Uma nova via alternativa para a Barra da Tijuca”

Índice

1)Identificação 3

1.1)Localização 3

1.2)História 3

1.3)Metas 6

1.4)Motivação 6

2)Diagnóstico 7

2.1)Projetos do Local 7

2.2)Momento Crítico 8

2.3) Momento de Bem-Estar 9

2.4)Comparações 9

3)Projeto de Reformulação 11

3.1)Inspiração 11

3.2)Descrição do Projeto 11

3.3)Detalhamento de Execução 12

3.4)Resumo de Atividades 15

3.5)Cronograma 16

3.6)Detalhamento Geral 17

3.7)Síntese de Projeto 18

4)Discussão 19

5)Conclusões 21

6)Bibliografia 22

1)Identificação

1.1) Localização

Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

A ponte será construída próxima ao Condomínio Riviera Del Fiori sobre o Canal de Marapendi ligando as Avenidas Prefeito Dulcídio Cardoso e Peregrino Júnior como mostra o mapa abaixo.

Bullet A: Localização da nova ponte que fará a conexão entre a Av. das Américas e a Av. Lucio Costa.

1.2) História

A história da Barra da Tijuca começa na década de 1960, na gestão de Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara. Os primeiros sinais de planejamento urbano para a região surgiram com a implantação de pistas simples nas avenidas Sernambetiba (hoje Lúcio Costa) e Américas (então Rio Santos – trecho da BR 101), entre 1960 e 1965, e depois, entre 1966 e 1971, com a abertura da Avenida Alvorada, hoje Ayrton Senna.

O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região.

O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra. O objetivo principal do Plano-Piloto para a urbanização da baixada compreendida entre a Barra da Tijuca, o Pontal de Sernambetiba e Jacarepaguá, era o de controlar a expansão urbana e preservar a geografia do lugar.

Como parte desse projeto, foi inagurada uma ponte sobre o Canal de Marapendi (Ponte Lucio Costa), levando o fluxo de carros da orla para a Avenida das Américas. O projeto chamou a atenção dos empresários do ramo imobiliário para o potencial da região. Mais tarde, na Administração Marcello Alencar, foi construída uma ponte paralela à existente, ligando a Avenida das Américas à orla – Ponte Oscar Niemeyer.

Na década de 1970, foi construída a Auto-Estrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. Por essa mesma época consolidaram-se grandes condomínios e bairros planejados e inspirados num então novo modelo de vida.

Na década de 1990, outro grande marco urbanístico que possibilitou melhor ligação com a Zona Norte da cidade do Rio foi a criação da Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão.

A partir de então, o crescimento da Barra tem se caracterizado por grandes afluências de pessoas de todas as partes da região metropolitana do Rio.

Atualmente, a Barra da Tijuca, mais do que um centro de comércio, lazer e entretenimento, tornou-se uma potência econômica, o que acarretou em uma considerável valorização econômica nesta localidade.

Segundo pesquisa do IBGE em 2010, a Barra da Tijuca cresceu 72,4%. E dentro desde cenario, os problemas também vem se tornando mais frequentes no bairro. Diariamente, os moradores e frequentadores são quase que obrigados a enfrentar engarrafamentos absurdos para transitarem, entrarem e sairem da Barra da Tijuca. Muitas vezes, para percorrer os quase vinte quilômetros de Av. Das Américas, o tempo ultrapassa duas horas.

1.3) Metas

Hoje, a Barra da Tijuca conta com duas avenidas principais: das Américas e Lucio Costa. Tem um volume diário médio de segunda a sexta de 130 mil carros, e é mais do que normal encontrar trânsito em qualquer momento do dia. A Avenida Canal de Marapendi até pode ser utilizada, mas não para percorrer toda a extensão paralela as outras duas maiores avenidas, o projeto foi executado somente em parte.

Para ligar uma avenida a outra, existem na Barra da Tijuca três maneiras: o Cebolão, próximo ao BarraShopping e Terminal Rodoviário Alvorada que faz conexão com a praia na altura do km 8,5; a ponte Lucio Costa, que passa por cima do Canal de Marapendi e faz ligação da Avenida das Américas, com a orla barrense, na altura do km 5; e o Jardim Oceânico, no início da Barra da Tijuca. Sendo assim, entre os quilômetros 5 e 8,5 da orla, não existe uma maneira de desobstruir o fluxo de carros que passam diariamente na região.

1.4) Motivação

Atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com