TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Projetos Urbanos: Os Possíveis Impactos da Execução do Projeto “Circuito das Compras” na Cidade de São Paulo

Relatório de pesquisa: Análise de Projetos Urbanos: Os Possíveis Impactos da Execução do Projeto “Circuito das Compras” na Cidade de São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.361 Palavras (18 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 18

Relatório Final

Análise de Projetos Urbanos: Os Possíveis Impactos da Execução do Projeto “Circuito das Compras” na Cidade de São Paulo.

Análise de Projetos Urbanos: Os Possíveis Impactos da Execução do Projeto “Circuito das Compras” na Cidade de São Paulo.

Relatório final apresentado à Universidade Federal do ABC, como parte dos requisitos necessários do programa de Iniciação Científica referente ao curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Urbana.

Santo André/SP Outubro de 2012

Resumo

Este documento descreve a pesquisa que teve como objetivo a análise do projeto urbano “Circuito das Compras”, divulgado pela prefeitura de São Paulo para o centro da cidade, assim como os seus possíveis impactos, principalmente na reestruturação do Pátio do Pari, através do mapeamento dos atores sociais envolvidos e seus possíveis interesses. Para tanto, foram realizadas leituras sobre a temática da desigualdade, tanto ambiental como social, assim como o entendimento da distribuição das terras públicas em território brasileiro, a busca sobre os princípios de uma pesquisa qualitativa, o levantamento conceitual sobre conflito urbano, o estudo dos mapas, para que assim pudesse ser feito, posteriormente, o mapeamento adequado. Como metodologia básica, utilizou-se de entrevistas, que foram realizadas no decorrer da iniciação científica. Encontrou-se por fim, 15 atores sociais e interesses no conflito do Pátio do Pari e como conclusão, chegou-se que, com exceção da Prefeitura, todos os envolvidos diretamente com a Feirinha da Madrugada atualmente ou que tem grande envolvimento indireto com o Pátio do Pari não participaram do processo de elaboração do “Circuito das Compras”. Assim como os que têm “total” ou “grande” interesse na área, apenas a Prefeitura e o Mercado Imobiliário e Grandes Corporações tiveram participação com ideias para o projeto. Verificando-se assim uma articulação proposital entre a prefeitura e os empresários para intervir no Pátio do Pari sem a participação dos demais grupos. Palavras-chave: desigualdade sócio-econômica, justiça ambiental, projetos urbanos, circuito das compras, são paulo, pátio do pari, operações urbanas, projeto nova luz, comércio informal, pesquisa qualitativa, conflitos urbanos, mapeamento.

5

Lista de Figuras

Figura 1: Interligação dos quatro maiores centros comerciais do centro de São Paulo. Figura 2: Projeto para o “Centro de Compras do Pari”, envolvendo estacionamento de ônibus e autos. Figura 3: Projeto para o “Centro de Compras do Pari”, envolvendo shopping popular e hortifruti. Figura 4: Projeto para o “Centro de Compras do Pari”, envolvendo um hotel, duas torres comerciais e sete torres residenciais. Figura 5: Comércio atual do Pátio do Pari, o futuro “Centro de Compras do Pari” Figura 6: Reportagem do Estadão sobre a paralisação do projeto Circuito das Compras. Figura 7: Autorização da prefeitura para a EBP fazer o estudo do projeto Circuito das Compras. Figura 8: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 9: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 10: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 11: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 12: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 13: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 14: Vídeo ilustrativo de como ficará o Pátio do Pari após a conclusão do projeto Circuito das Compras. Figura 15: Formalização do Pátio do Pari como área temporária da Prefeitura de São Paulo. Figura 16: Pátio do Pari na São Paulo Railway. Figura 17: Pátio do Pari com estoque de vagões e cargas. Figura 18: Pátio do Pari com estoque de vagões e cargas. Figura 19: Pátio do Pari antes da intervenção dos comerciantes.

6

Figura 20: Entreposto Central do Pari, em 2005, ao ser inaugurado. Figura 21: Shopping Popular da Madrugada em 2009. Figura 22: Projeto “Circuito das Compras”. Figura 23: Feirinha da Madrugada vista de cima. Figura 24: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (vista da Av. dos Estados). Figura 25: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada(vista da Av. dos Estados). Figura 26: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (estacionamento de ônibus). Figura 27: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (vista interna). Figura 28: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (vista interna). Figura 29: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 30: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 31: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 32: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 33: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 34: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 35: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 36: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 37: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 38: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 39: Fotos da visita à Feirinha da Madrugada (bancas). Figura 40: Mapas desenvolvidos na pré-história. Figura 41: Na Babilônia, registro de primeiro mapa elaborado. Figura 42: Envolvimento dos atores sociais identificados com a Feirinha da Madrugada ou com o Pátio do Pari. Figura 43: Participação dos atores sociais identificados na elaboração do projeto “Circuito das Compras”. Figura 44: Interesses envolvidos na área do Pátio do Pari. Figura 45: Interesses envolvidos na área do Pátio do Pari.

7

Sumário

1. Introdução e Contextualização................................................................................ 10 2. Síntese do Plano de Pesquisa.................................................................................... 17 3. Metodologia e Atividades Desenvolvidas................................................................ 18 3.1 Participação em Eventos e Reuniões.............................................................. 19 4. Desenvolvimento Teórico.........................................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com