TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MINHA CIDADE

Trabalho Universitário: PROJETO MINHA CIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  2.325 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto minha cidade

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Clientela: Alunos do 1º ao 5º Ano

Tema: Aniversário da cidade

Recorte temático: Os pontos turísticos e suas manifestações culturais

Período: 10 a 31 de Julho de 2012

Foco: Ler para estudar

Textos: Informativos e histórias em quadrinho

Justificativa:

A nossa cidade é diversa em raças, idéias, culturas e línguas, pois nascemos dessa diversidade racial, cultural e política. Aproveitaremos essa seqüência didática para conhecermos um pouco a pluralidade cultural da cidade de Jacobina e sua Emancipação Política que completa 132 anos.

Investiremos em um trabalho produtivo com atividades diversificadas voltadas para a formação leitora e escritora em contexto de estudo. A presente seqüência tem como temática o “Aniversário da Cidade” e como recorte de estudo os pontos turísticos e as manifestações culturais da cidade de Jacobina.

Daremos enfoque aos conteúdos localizar informações explícitas e implícitas, Identificar o tema de um texto e utilizar os aspectos recursivos para destacar informações;

Culminância:

• Construção/exposição de um Painel de fotos com curiosidades dos Pontos turísticos da cidade;

• Mural informativo das manifestações culturais da cidade.

Objetivo Geral:

• Investir na familiarização dos comportamentos leitores e escritores em contexto de estudo.

Aprendizagens esperadas:

• Localizar informações explícitas e implícitas, identificar o tema de um texto, utilizar os aspectos recursivos para destacar informações, conhecer e saber mais sobre a história de Jacobina e reconhecer o lugar que deu origem a cidade.

Detonador:

Exibição do Documentário “Jacobina cidade do Ouro” e explanação sobre o Aniversário da Cidade através da leitura em grupos do texto “Como nasceu Jacobina” com o propósito de buscar trechos que fundamentem a temática. E informar sobre o trabalho de campo pelos Pontos Turísticos da cidade.

Orientações Didáticas:

O.D.1: Ajudar as crianças a organizarem as perguntas que serão levantadas durante o trabalho de campo pelos pontos turísticos da cidade de Jacobina;

O.D.2: Realizar o trabalho de campo pelos seguintes pontos turísticos: Igreja e Praça da Matriz, Igreja da Conceição, Aurora Jacobinense, Casa dos Padres, Paço Municipal, Pontilhão da Bananeira, Hotel Serra do Ouro, Vista da serra do Cruzeiro, Praça do Garimpeiro, fechando o estudo de campo no Alto da Missão. Durante esse trabalho não podemos esquecer-nos de tirar fotos e registrar as informações para as curiosidades.

O.D.3: Ler o texto “Praça e Igreja Matriz” retirado do livro “Jacobina sua história e sua gente” apresentando fotos e o título do texto para que as crianças antecipem informações sobre. Em seguida fazer a leitura em grupos do texto citado, localizando informações para confirmar ou não as antecipações trazidas pelos alunos. A partir das informações localizadas elaborar as curiosidades;

O.D.4: Levantar perguntas sobre a Serra do Cruzeiro:

_ Vocês conhecem a Serra do Cruzeiro?

_ Quando e por quem foi construída a escadaria do cruzeiro?

_ O que significa o Cruzeiro?

_ Antes de construírem os degraus, como era feita a subida?

_ Vocês sabem quantos degraus tem a escadaria?

Realizar a leitura do texto “Serra do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com