TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão Universitária

Casos: Projeto De Extensão Universitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A palavra ética vem do grego (Ethikós), que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral. Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social, para a regulamentação das práticas profissionais e empresariais, saindo de um contexto filosófico para reger condutas e normas. No meio empresarial, público ou privado, a Ética no sentido de princípios e comportamento moral agrega valor e reputação à organização, trazendo junto bons resultados. É necessário que as empresas conscientizem-se de que a ética gera resultados e precisa ser disciplinada para tornar-se a bíblia da conduta dos negócios. O desafio de elaborar e incorporar uma ética corporativa saudável, está baseado na conscientização, envolvimento, comprometimento na aplicação, coerência, comunicação aberta, punição pelo descumprimento, revisão e atualização periódica e divulgação à todos os que fazem parte do grupo corporativo. O instrumento da boa conduta ética precisa ser bem elaborado, simples e de fácil compreensão por todos dentro da organização para que não haja imperfeições no seu cumprimento e pondo em risco a sua credibilidade. Credibilidade é o que o cliente espera das empresas através de atitudes simples, mas com forte componente ético. Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho. Ser ético é uma característica fundamental. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. É importante salientar, entretanto, que a ética depende exclusivamente do ser humano. O que isso quer dizer? Por mais que empresas, associações, entidades, etc. preguem a ética, não há como ela existir sem o engajamento das pessoas. As organizações não têm alma. Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei do jeitinho, da vantagem acima de tudo e em meio há tantos escândalos da corrupção. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a ideia de que não há nada de errado em levar vantagem. Cabe então a cada cidadão fazer a sua parte: exercer a ética em toda sua plenitude, na vida privada e na vida pública, e cobrar o mesmo comportamento de todos. Somente assim teremos uma sociedade mais justa e mais próspera.

A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

O filme “Amor sem escalas” relata a história de um exímio vendedor, que demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha com maior destreza sua tarefa. Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implementar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado. Com a chegada da jovem Natalie Keener (Anna Kendrik) à empresa, chega a inovação, pois ela apresenta uma nova ideia que pode cortar os custos da empresa com as viagens feita por Ryan, sua ideia consiste em um programa de videoconferência onde as demissões podem ser feitas pela internet, sem precisar estar frente a frente com as pessoas, se para ele é uma afronta, o seu chefe amou a ideia, e a aprova de imediato, Ryan tenta mostrar que a ideia inovadora não pode dar certo, pois as pessoas têm sentimentos, questionamentos , e sofrem com a situação de serem demitidas, e pela internet essa situação poderia ser ainda pior, o que é um fato, pois a primeira pessoa com quem o novo método é inaugurado fica inconsolável, pois já está em idade avançada, e há dezessete anos trabalhava na empresa, e não consegue enxergar o horizonte de oportunidades que eles dizem que ele tem pela frente. Quando se trabalha em uma empresa a algum tempo, o mínimo que se espera é que em caso de demissão o próprio gestor o faça, mais ao contrário todas as pessoas que foram demitidas por Ryan e por Natalie, sem exceção “todas” tinham dedicado mais de cinco anos de suas vidas nesse trabalho, e agora se veem sem a esperança de um futuro, e o que é pior a pessoa que agora lhes dar a má notícia nunca antes, fora visto por eles, e isso é sem dúvida falta de ética, por parte dos gestores, pois além de perderem o seu emprego, nem tiveram a oportunidade de receberem a notícia por aqueles que os contrataram.

Sinopse do filme.

O filme conta a historia da vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas e fazendo palestras motivacionais. O seu superior contratou uma funcionária, a Nathalie com o objetivo de reduzir despesas da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos. A nova funcionária apresentou um sistema onde a demissão das pessoas seria executada através de videoconferência não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, colocando então o emprego de Ryan em risco.Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente sete pessoas tinham conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com