TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão Universitária

Exames: Projeto De Extensão Universitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto atual, os processos de tomada de decisão em uma empresa são bastante dinâmicos e eles podem impactar não só a sua estrutura organizacional, mas, também, o ambiente no qual ela está inserida. Isto porque as organizações são entidades sociais e, como tais, interferem e moldam a vida das pessoas (ambientes interno/externo) de diversas maneiras. E, da mesma forma que influencia a sociedade é, também, por ela influenciada. E essa interação é fator determinante para a sua sobrevivência (ou não).

Diante dessa realidade cada vez mais complexa, mutável, incerta e instável, as organizações devem se modificar continuamente, adaptarem-se e estarem sempre em sintonia com o ambiente. Sabendo se apropriar dos sinais por ele emitidos (informações), interpretá-los e transformá-los (resposta) para se anteciparem e superarem as suas expectativas e não serem por ele surpreendidas. E este é o papel atual do administrador: estar sensível às tendências e reagir ao ambiente, tomando decisões seguras e assertivas a fim de garantir o sucesso da empresa em um futuro incerto. Pois, segundo Daft (2002:122), "o ambiente externo, incluindo a competição global, é a fonte das principais ameaças com que se defrontam as organizações atuais. O ambiente muitas vezes impõe restrições importantes sobre as decisões que os gerentes tomam para a organização."

Não por acaso, as empresas estão, mais do que nunca, valorizando decisores comprometidos, que levam em consideração aspectos do seu cotidiano, da sua cultura, do que é lícito e bom para todos e que tragam esses valores para o ambiente corporativo na hora de tomarem suas decisões.

Portanto, cabe aqui um conselho: "antes de decidir, olhe ao seu redor, analise os riscos, reflita em todas as probabilidades, crie novas alternativas e faça a sua escolha ser a melhor em sua decisão." Agindo assim, o tomador de decisão garantirá, não apenas a sobrevivência da organização, mas também, o seu próprio sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com