TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Gestão Da Remuneração

Artigo: Projeto De Gestão Da Remuneração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2012  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ZULEIDE ROCHA BRITO

RITA DE CASSIA DE SOUZA SALES

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS- UM FOCO NA REMUNERAÇÃO

BOA VISTA - RR

2012

ZULEIDE ROCHA BRITO

RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SALES

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS- UM FOCO NA REMUNERAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito avaliativo à disciplina de Atividades Complementares, do curso de Gestão em Recursos Humanos, orientado pela professora Fernanda Assen.

BOA VISTA - RR

2012

I-TEMA: GESTÃO POR COMPETÊNCIA- UM FOCO NA REMUNERAÇÃO

II- JUSTIFICATIVA

. A busca pela eficiência e eficácia é o grande objetivo organizacional que a Administração busca alcançar, mudanças no ambiente empresarial marcado pela constante incerteza têm levado várias empresas a repensarem seus recursos organizacionais, principalmente os Recursos Humanos. Nesse contexto, a gestão por competências sugere uma nova forma de organizar os recursos humanos da empresa frente as novas necessidades impostas pelo ambiente empresarial, ajudando diversas organizações a alavancarem o desempenho de seus colaboradores e tornando a empresa eficiente e eficaz para vencer a competitividade do mundo globalizado em que vivemos.

Pesquisa, abordaremos os principais aspectos a ser considerados na gestão por competência, pois, tal modalidade exige um planejamento e conhecimento profundo por parte do administrador no sentido de está capacitado para gerenciar essa modalidade sendo que, o foco central nesse sistema é juntamente a avaliação dos colaboradores e isso, indicara em promoções e remunerações.

O modelo de gestão por competência de uma organização permitirá que todas as áreas da empresa desenvolvam habilidades, atitudes e conhecimentos que possibilitem atingir as competências organizacionais determinadas. Assim, organizações e pessoas estarão lado a lado, propiciando um processo contínuo de desenvolvimento de competências, onde a empresa transfere seu patrimônio para os indivíduos, enriquecendo-os e preparando-os para enfrentarem novos desafios profissionais e individuais. E as pessoas, por sua vez, desenvolverão suas capacidades individuais, transferindo-as para a organização.

III- PROBLEMATIZAÇÃO

• Quais são os principais problemas que os administradores enfrentam para implantar a gestão por competência?

• Quais os fatores de risco no programa de gestão por competências?

• Por que a maioria das empresas não utiliza a gestão por competência como forma de promover e beneficiar seus colaboradores?

• Como a gestão por competência pode contribuir com a administração das organizações e empresas?

IV-HIPÓTESES

• Identificar as competências relevantes para o sucesso da organização, de acordo com os objetivos estratégicos da mesma;

• Elencar as competências consideradas essenciais ao sucesso organizacional e descrevê-las detalhadamente;

• Sensibilizar a organização para a importância estratégica da adoção de um modelo de gestão de competências;

• Desenhar os perfis profissionais de acordo com as competências consideradas essenciais a cada cargo/função e estabelecer critérios de aferição da concordância entre os perfis reais e os esperados;

V- OBJETIVO GERAL

Avaliar as práticas desenvolvidas por organizações procurando mensurar como se vem desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos e trabalhadores, bem como propor modalidades de gestão estratégica de competências.

VI- METODOLOGIA

O trabalho a ser apresentado, vai ser feito em forma de pesquisa em livros, jornais, revista, internet entre outros meios sobre a Gestão por Competência: Um foco na remuneração, que também deve se propiciar novos conhecimentos, pois além do conhecimento em si nos dá determinadas estratégias intelectuais para ter acesso ao tema, que serão muito úteis não só em aprendizagem futuras, mas também na compreensão de situações novas e na proposta e invenção de soluções para tornar o planejamento de gestão por competência um programa mais compreensivo e divulgado, pois acreditamos que esse sistema é um caminho que poderá trazer muitos benefícios para os administradores, colaboradores e organizações em geral, porém, necessita de ferramentas que proporcione a implantação o referido sistema, respeitando as particularidades de cada organização.

Junto às pesquisas sobre o tema de Gestão por Competência: Um foco na remuneração. Contribuiremos para que nesse processo de investigação, não só construa um esquema conceitual, mas também desenvolva uma visão da utilização de novas metodologias e conceitos administrativos, que lhe permita programar novas metodologias a fim de, solucionar e contribuir para que os administradores e gestores sentirem-se seguros em colocar em prática a metodologia de gestão por competência.

O que é a Gestão por Competências?

O Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1986) define competência como qualidade

de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

Uma pessoa pode ter sido competente ao ser designado a fazer uma determinada tarefa, mas isso não significa que ela seja sempre competente, ou seja, esta mesma pessoa pode ser designada a fazer uma outra tarefa e não obter o mesmo nível de satisfação. Assim, ser competente está relacionado com um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com