TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Facebook

Ensaios: Projeto Facebook. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

1. JUSTIFICATIVA

Na era tecnológica, onde a ascensão das sociedades tecnológicas é bastante visível, o campo da leitura e escrita ganha lugar de destaque, haja vista que permite uma participação social completa. Assim, necessitamos da leitura para vários fins, como por exemplo, para escrever bem, falar bem, dentre outros.

Nessa era, existe uma nova realidade no que condiz ao social, onde não satisfaz apenas ler e escrever, como também responder às novas formas de leitura e de escrita oriundas da sociedade moderna a todo o momento, como a interação pela internet, através dos emails, chats e as redes sociais, dentre outros.

O Facebook, maior rede social da atualidade, dispõe de uma diversidade significativa de recursos que podem ser usados para maximizar o nível de interação entre os participantes de uma determinada discussão.

Dentre esses recursos, encontram-se os gêneros textuais. E ensinar com base nos gêneros possibilita instrumentalizar os alunos para o uso efetivo da linguagem.

Sabe-se que grande parte dos alunos tem dificuldades em produzir e interpretar textos e isso os leva a perder o prazer pela leitura e, consequentemente, a ter medo de produzir alguma redação. Essa é uma realidade que não se pode negar e que repercute na qualidade da produção escrita no ambiente escolar.

A rede social Facebook hoje é vista com um olhar diferente por educadores, pois tendo em vista toda interatividade que o mesmo possui, e porque não utilizá-lo para fins educacionais?

Partindo das afirmações acima este trabalho traz a seguinte situação problema: como trabalhar os diferentes gêneros textuais na rede social Facebook.

2. OBJETIVOS

Levando em conta as considerações acima, esse trabalho tem a finalidade de discutir e desenvolver o uso dos gêneros textuais através de ambientes virtuais, mais precisamente a rede social Facebook, enquanto recurso pedagógico e mecanismo que proporcione aprendizagem.

2.2 - Específicos

• Discutir e desenvolver o uso dos gêneros textuais através da rede social Facebook.

• Investigar como os gêneros são vistos pelos participantes do grupo;

• Observar e analisar as postagens feitas pelos participantes do grupo.

3. METODOLOGIA

O presente estudo situar-se-á por meio da abordagem qualitativa, onde serão consideradas análises de diferentes pontos de vista, de experiências de pessoas ou grupos, de interações e comunicações pessoais ou coletivas.

O projeto será realizado através de um grupo criado no Facebook, inicialmente para todos os públicos.

A metodologia adotada compreenderá leituras e discussões dos diversos gêneros textuais postados no Facebook, através de um grupo que será criado. Dessa forma, os dados de análise deste trabalho resultarão das observações e registros deixados.

4. MARCO TEÓRICO

a. Gêneros textuais

Selecionar gêneros textuais na sua diversidade, e promover a leitura dos mesmos permite ao indivíduo uma auto-reflexão crítica, pois os diversos textos são instrumentos de informação, busca e poder de expressão.

Para aprender a escrever um gênero determinado de texto é necessário que os alunos sejam postos em contato com um corpus textual desse mesmo gênero, que lhes sirva de referência em situações de comunicação bem definidos e reais.

Um poema, ou uma receita, um jornal ou um romance, provocam questionamentos, exploração do texto e respostas de natureza diferente, mas o ato de leis, em qualquer caso, é o meio de interagir a escrita e não tolera a amputação de nenhum de seus aspectos. (FOUCARMCERS, 1994, pág. 5)

O trabalho com gêneros textuais é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos no dia-a-dia. É nesse contexto que os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo constituindo-o de algum modo. Essa posição é adotada pela maioria dos autores que tratam a língua em seus aspectos discursivos e enunciativos. Segundo Neto (1996, p. 25),

Um texto vai se sobrepondo ao outro. Como contrapondo ou contra textos. É sua reflexão sobre o texto que se evidencia sendo mote de textos internos e exteriorizados pelo código não verbal ou verbal, a leitura se revela em novos discursos, novos textos.

Assim a produção textual está relacionada à leitura. A leitura favorece a escritura do aluno. No trabalho com produção de textos é importante ainda saber o que são os gêneros textuais.

Gênero textual é a concretização do texto em seu formato e função definidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com