TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fonte Estabilizada 5V / 1A

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA – UNORP

Projeto Fonte Estabilizada 5V / 1A

BRUNO SANTINO

CAIO MARTINS

CRISTIAN GRAEL

IGOR GARREFA

JOSÉ RODRIGUES

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2018

BRUNO SANTINO

CAIO MARTINS

CRISTIAN GRAEL

IGOR GARREFA

JOSÉ RODRIGUES

Projeto Fonte Estabilizada 5V / 1A

 

Trabalho apresentando como requisito parcial de avaliação da Disciplina de Eletrônica Básica ministrada pelo Prof. Paulo Fantinato.

  1. Sumário

Introdução        3

Objetivo        3

Desenvolvimento        4

Materiais        5

Métodologia        5

Resultados        6

Conclusão        8

 

  1. Introdução

Foi proposto em sala para que os alunos formassem grupos para a realização de um projeto de uma fonte estabilizada onde teriam que trabalhar como fornecedor e ao mesmo tempo como cliente, de forma que um grupo especificasse o produto e outro grupo executasse.

Fonte estabilizada são equipamentos que por função convertem tensão alternada de entrada proveniente da rede elétrica em tensão continua estabilizada. As fontes lineares estabilizadas podem ser utilizadas com segurança em todos os tipos de equipamento desde que as especificações de tensão corrente e polaridade sejam respeitadas.

Para o nosso grupo foi solicitado uma fonte estabilizada para carregar dispositivos móveis e de uso interno geral de 5Vcc/1A na saída.

Nossa solicitação foi uma fonte para ser utilizada em equipamentos cirúrgicos, tais como bisturi, motores de alimentação 24Vcc/0,5A.  A mesma  será instalada em um painel elétrico onde a tensão nominal de operação em 220Vca. Este quadro será instalado em um ambiente abrigado. (Sala de cirurgia).

  1.         Objetivo

        O experimento teve como objetivo, proporcionar a possibilidade de adquirir habilidade no manuseio de componentes eletrônicos e ferramentas como resistores, relés, bornes, multímetro, ferro de solda, entre outros, e a apresentação de todo seu funcionamento. Além disso, temos como objetivo:

          - Unir informações recebidas em aulas teóricas e em aulas práticas, possibilitando dessa forma, um melhor aprendizado sobre o assunto.

          - Desenvolver a placa do circuito solicitada após aula teórica dos componentes incluindo o TRANSISTOR, e assim, colocar o conteúdo em pratica de tal forma que você possa verificar o que está acontecendo. Entender o funcionamento dos componentes, e assim, aliar informações que façam com que exista uma melhor assimilação e entendimento do conteúdo estudado;

- Desenvolver uma vivencia de laboratório que possibilite aos interessados, ganhar experiências e técnicas como, montagem de circuitos e funcionamento dos componentes.

  1. Desenvolvimento

Foram-nos propostos que realizássemos a montagem de um circuito “Figura 2” onde o transistor trabalhasse com chave acionando um relé que por sua vez acionava uma carga “Lâmpada”. Dentro desse experimento tivemos que fazer cálculos para melhor dimensionamento dos componentes necessário para funcionamento (Conforme mostrado em Resultados).

Iniciamos o procedimento fazendo a análise do circuito apresentado em sala de aula, após levantamento das informações necessárias de funcionamento executamos uma busca dos Datasheet do componente a ser usados, sendo ele:

[pic 2]       [pic 3]   

  1. Materiais:

Relação de materiais.

- Fonte 12v 3A.

- Protoboard.

- 1 Transistor  BC548

- 1 resistor de 100 Ω.

- 1 resistor de 68K Ω.

- 1 Relé 5V NA/NF.

- Osciloscópio.

- Multímetro Digital.

-Jumpers.

1 Lâmpada 12V/5W Incandescente.

- Borne de alimentação

  1. Métodologia

Foram calculados os resistores do circuito, para tal feito foi utilizado lei de ohms (R = V/I).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (337.8 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com