TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual: Empreendedorismo, Fontes de Capital e Projetos de Investimentos

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: IV – Empreendedorismo, Fontes de Capital e Projetos de Investimentos

Atividade: 6.2.2. Tarefa Individual 3

Título: Análise Macroambiental de Viabilidade de Projeto de Investimento da empresa Prospecção S.A.

Aluno: Marcos Roberto da Silva Mansur

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: EEMPEAD_T0132_0812

Introdução

A empresa Prospecção S.A., que atua no setor de energia, está estudando a viabilidade de investir na ampliação de sua planta industrial, porque a demanda pelo biocombustível que produz está aquecida e suas instalações estão operando no limite de sua capacidade. Os cenários projetados para os próximos 10 anos mostram-se favoráveis ao setor, principalmente em relação ao crescimento da demanda e ao acirramento da concorrência.

Além de considerar os custos financeiros envolvidos e a análise econômica – custos de oportunidade – a empresa também considerará, na análise de viabilidade do projeto, fatores macroambientais que considerem aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e ambientais – atual e futuro – para os próximos 10 (dez) anos, prazo de duração do investimento.

Assim, o objetivo desta atividade individual é verificar a extensão da compreensão dos temas abordados no decorrer do curso, de forma a apresentar uma análise macroambiental que contemple os aspectos propostos e contribua para a tomada de decisão quanto à intenção de investimento.

Justificativa

Segundo Mello (2012), “as decisões de investimentos implicam um comprometimento da empresa por longos períodos de tempos, o que irá influenciar a natureza das operações futuras”. Dada a importância desse tipo de decisão, é imprescindível levar em consideração os custos financeiros e de oportunidade, e aliar esses apontamentos a uma avaliação macroambiental.

A realização desta análise de investimento justifica-se pela situação vivenciada pela empresa Prospecção S/A em face da indústria, conforme aspectos arrolados a seguir:

  • A empresa possui know-how no segmento e o investimento destina-se a ampliação de capacidade de produção;
  • Suas instalações já estão operando no limite de capacidade, ou seja, não há como fornecer maior quantidade de produto, nem aumentar as margens;
  • A demanda está aquecida pelo produto e o cenário previsto para os próximos anos é de crescimento, o que implica em abertura de espaço para a concorrência;
  • Há cenário previsto de acirramento da concorrência.

Análise macroambiental

As decisões de investimentos tem características importantes e dentre elas podemos citar a incerteza. Rigolon (1999) afirma que:

            “A incerteza sobre o futuro é a segunda característica importante da decisão de investir. Os valores do projeto e da opção de investir e a própria decisão de investir são afetados pela incerteza associada a variáveis relevantes, como o preço do produto, o custo dos insumos, a taxa de juros, a taxa de câmbio, a oferta de crédito e a regulação”.

Efetivamente não há como prever o futuro, mas a partir do conhecimento do cenário atual e de informações pertinentes a indústria, podemos traçar algumas considerações importantes:

ASPECTOS ECONÔMICOS: dentre as vantagens econômicas da indústria de biocombustíveis podemos citar: i) favorece a expansão da produção agrícola, inclusive familiar, nas lavouras de cana-de-açúcar, milho, soja, mamona e canola; ii) tem demanda crescente em face de sua utilização percentual na composição da gasolina e do óleo diesel para os veículos automotores; iii) expansão dos setores de logística e da malha viária nacional; iv) avanço da produção de veículos bicombustíveis e crescimento da frota nacional. Esses fatores aliados a uma situação de estabilidade da moeda, redução das taxas de juros, fundamentos macroecomicos consolidados e de resistência a crises internacionais aufere certo nível de segurança para o setor, que deve continuar em franca expansão;

ASPECTOS TECNOLÓGICOS: os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol extraído de cana-de-açúcar e o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis. A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás-Natural e Biocombustível informa em seu website que cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não-renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia como alternativas estratégicas ao petróleo. A produção do etanol no Brasil tem sido exemplo para o mundo de introdução de energia renovável em grande escala. A tendência para o futuro é de rápido crescimento na demanda externa e na produção global, o que vai aumentar a participação do produto no mercado mundial.

ASPECTOS POLÍTICOS: produzir combustíveis a partir de matrizes renováveis reduz a exposição e dependência do país quanto ao fornecimento de combustíveis de origem fóssil (entenda-se petróleo e gás), bem como das frequentes oscilações de preços ao consumidor final. Ainda, sabe-se que grande parte das reservas mundiais está em região de conflito e que a produção nacional para tornar-se efetivamente autossuficiente depende muito da efetiva exploração do chamado pré-sal. Embora na última década tenha havido no país uma alternância de governo, as ações políticas não tem impedido o avanço do mercado de biocombustíveis - pelo contrário.

ASPECTOS AMBIENTAIS: Segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás-Natural e Biocombustível, a adoção do etanol é considerada um dos principais mecanismos de combate ao aquecimento global, pois reduz as emissões de gás carbônico. O biodiesel também tem vantagens ambientais: estudos mostram que a queima de biodiesel pode emitir em média 48% menos monóxido de carbono, 47% menos material particulado e 67% menos hidrocarbonetos. Além disso, trata-se de uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis como o óleo diesel, a gasolina e o carvão mineral. Em contrapartida, há inúmeras questões levantadas quanto a redução de produção de alimentos no mundo devido ao crescimento das lavouras de cana-de-açúcar, milho, soja e canola e o fato de terem a produção destinada a transformação em biocombustíveis. A tendência futura é de cada vez mais as ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental sejam exigidas das companhias para firmar acordos de fornecimento.

Análise da viabilidade do projeto de investimento com base na análise macroambiental

Considerando os aspectos relevantes do subitem anterior, podemos inferir os seguintes resultados:

Aspectos

Viabilidade

Favorável

Desfavorável

Econômicos

X

Tecnológicos

X

Políticos

X

Ambientais

X

Conclusão

Os aspectos macroambientais abordados dão conta de um mercado promissor e em expansão, com vantagens econômicas, políticas, sociais, ambientais e tecnológicas que podem ser exploradas.

Evidentemente, a definição quanto a viabilidade do projeto deve considerar os aspectos financeiros e avaliação dos custos de oportunidade, a fim de se consolidar um parecer definitivo. Desta feita, conclui-se que, do ponto de vista macroambiental, e considerando a situação atual da empresa na indústria, podemos considerar o investimento viável.

Referências bibliográficas

ANP – AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS-NATUAL E BIOCOMBUSTÍVEL, disponível em http://www.anp.gov.br/

BNDES – BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO, disponível em http:// http://www.bndes.gov.br.

BM&F BOVESPA, disponível em http://www.bmfbovespa.com.br.

MELLO, Pedro Carvalho De. Apostila Economia Empresarial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2012.

RIGOLON, Francisco José Zagari. A abordagem de opções para a decisão de investir. In: _____. Opções reais e análise de projetos. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com