TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Irrigação Automatizada

Por:   •  23/12/2021  •  Monografia  •  3.722 Palavras (15 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 15

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAROBÉ

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Rafael Luge de Almeida

Vinícius Araújo Colombo

RELATÓRIO DA PROJETO:

Sistema de Irrigação automatizada e cuidado de plantas

PORTO ALEGRE

2021

Rafael Luge de Almeida

Vinícius Araújo Colombo

RELATÓRIO DO PROJETO:

Sistema de Irrigação automatizada e cuidado de plantas

Relatório de projeto apresentado na disciplina “Projetos de Dispositivos Eletrônicos”, no curso técnico em eletrônica da Escola Técnica Estadual Parobé.

Discentes: Profa. Carla de Fátima Lima Stallbaum e Prof. Jorge Henrique Stallbaum.

PORTO ALEGRE

2021

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        5

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1        Coleta de Informações para Definições do Projeto        5

3.2        O Circuito        6

3.2.1 Materiais Utilizados e Custo Aproximado        6

3.2.2 O Circuito em Partes        7

3.2.3 Circuito Completo e seu Funcionamento        12

3.3 Procedimentos Experimentais, Programação e IOT        13

3.3        Funcionamento Básico (resumo com materiais a serem utilizados)        15

3.4        Organização Cronológica do Projeto        17

REFERÊNCIAS        19

APÊNDICE – CÓDIGO FONTE        20

        20

        21


  1.  INTRODUÇÃO

Sistemas automatizados são cada vez mais empregados devido às necessidades de aceleração da produção da indústria, bem como maior segurança na relação das pessoas com as máquinas, diminuindo acidentes. Com isto, há um avanço constante na área tecnológica, e a presença da tecnologia (hardware e software) no ambiente não-industrial também aumenta, fazendo, cada dia mais, parte da vida cotidiana. Tarefas inimagináveis no passado, como comunicação quase em tempo real com alguém a milhares de quilômetros de distância, assim como envio e recebimento de informações de qualquer parte do mundo, na mesma medida de tempo, diminuição do tempo de viagens de automóveis e aeronaves, aumento da oferta e procura de tais meios, etc.,  e consequente globalização, a percepção de tempo e o uso dele se modifica, tornando-se mais “acelerado” para a humanidade em geral, e práticas são substituídas por outras. Temos maior quantidade de formas de preencher o tempo, e, com isto, adicionar aparelhos que funcionam por processos automatizados (parcial ou totalmente ) no cotidiano, para além dos processos industriais e os já inseridos no contexto doméstico (eletrodomésticos, pc, smartphones, etc.) é interessante, pois com a possibilidade maior de realizar-se viagens (não no momento presente, de pandemia), diversificação do lazer e das formas de trabalho, dentre outros motivos, algumas tarefas ou ações podem ser realizadas em parte manualmente e em parte automatizadas, ou totalmente automatizadas, dependendo o desejo e necessidade de cada um. Com essa “compressão” do tempo, isso se faz, pelo menos em parte, cada vez mais necessário.

O cultivo doméstico de plantas ornamentais, flores, e vegetais pode ser um momento de “contato com a terra”, ou de relaxamento, em outras palavras, muitas vazes sendo um conhecimento ou prática passado por antepassados, perpetuado numa família ou comunidade. Porém, muitas vezes, não é possível estar presente para realização dos procedimentos necessários para cuidar um jardim ou horta, considerando-se os motivos citados.  Este é um exemplo de como um dispositivo eletrônico com processos automáticos pode ser útil, é pode ser igualmente (ou mais) para aqueles que não estão interessados em manejar, mas ter um jardim ou horta em casa.

Partindo dessas considerações, temos o projeto de desenvolver um aparelho que rega automaticamente plantas em vasos e canteiros domésticos, que também conterá um termômetro e um higrômetro com seus valores apresentados por aplicativo de “smartphone” e display lcd. O sistema de rega irá basear-se nos valores de umidade do solo, irrigando e desativando a rega quando esse está mais seco ou mais úmido, respectivamente. Um sensor de umidade do solo “lê” esses valores. Um menu é apresentado em display lcd, com valores de 1 a 9, que alteram as condições para ativar ou desativar a rega, sendo “1” para plantas que necessitam de irrigações bem espaçadas e muito pouca água, e “9” para as que necessitam de irrigação frequente. Os valores intermediários seguem a lógica do menor ao maior número sendo para irrigação menos frequente até a mais frequente, respectivamente.

  1.  OBJETIVOS

O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um aparelho que realiza rega de superfície de forma automatizada. Além disso, o aparelho deverá ser capaz de monitorar variáveis inerentes ao cultivo de plantas em ambientes doméstico como umidade do solo, temperatura e umidade ambiente, com o intuito de propiciar comodidade com o cuidado de plantas nesse ambiente.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Coleta de Informações para Definições do Projeto

Através da coleta de fichas técnicas de diversas plantas, obtivemos uma base para definirmos os parâmetros de frequência de rega em um vaso de planta. Cada planta possui valores diferentes para esse parâmetro. Abaixo temos exemplos de fichas técnicas utilizadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com