TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tecnologia Na Educaçao

Exames: Projeto Tecnologia Na Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Identificação

Nome: Liálida Aprígio Cordeiro

RU: 725899

1 TEMA

Tecnologia e educação.

.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A nova geração educacional focada na atualidade informatizada.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Com a tecnologia globalizada, cria-se um grande desafio quanto o assunto é apreender e reaprender a partir da pedagogia tradicional, principalmente porque o aluno busca motivação no mundo digital, mas a área docente está alienada ao passado.

3. JUSTIFICATIVA

As novas tecnologias, entendidas como algo novo aplicado ao ensino, trazem aos professores a possibilidade de inserir no modelo antigo de ensino uma novidade respaldada pela busca de suportes que gerem segurança para tal aplicação. Diante das mudanças tecnológicas é importante que o professor saiba identificar os desafios da era digital na escola.

Cabe compreender que o aluno atualmente aprender de uma nova forma em meio ao barulho o que se trata com estranhismos, pois estudar é fundamentado pela concentração.

Desta forma a tecnologia na educação deve ser pensada como uma metodologia pedagógica que facilita a aprendizagem, já que o discente acompanha os passos virtuais.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a função da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e as metodologias pedagógicas dos professores.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender os caminhos históricos da tecnologia no ambiente escolar;

• Pesquisar práticas e metodologias usadas a instituição quanto promovedora do saber através da pesquisa na área digital;

• Apresentar os desafios que a escola enfrente em relação à nova era tecnológica;

• Identificar o processo evolutivo da educação à distância.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Se na pedagogia tradicional o aluno não tinha voz, e na Escola Nova o professor começa a dar espaço para a atuação deles no processo de ensino, no tecnicismo ambos passam o segundo plano, prevalecendo o sistema técnico de organização e condução da instrução. Para Luckesi

(1994, p. 61), a escola atua assim:

[...] no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental.

[...] A pesquisa cientifica, a tecnologia educacional, a análise experimental do comportamento garantem a objetividade da prática escolar, uma vez que os objetivos instrucionais (conteúdos) resultam da aplicação de leis naturais que impedem dos que a conhecem ou executam.

A dificuldade ao trabalhar com essas tecnologias não está só na visão retrógrada que as escolas ainda detêm, mas também na preparação deficitária de muitos professores para utilizar certos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com