TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos

Artigo: Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO I

1 - INTRODUÇÃO

O papel desempenhado pelas empresas de pequena dimensão é fundamental para assegurar o desenvolvimento e a estabilidade da economia da maioria dos países.

No Brasil segundo Souza, este segmento da economia é composto por 3,5 milhões de empresas que, representam 98,3% do total de empresas registradas, respondendo por 20,4% do Produto Interno Bruto e por 59,4% da mão-de-obra do País.

A existência de indivíduos conhecidos como empreendedores é a condição básica para o surgimento de novos empreendimentos. Estes são os agentes responsáveis pelo desencadeamento e condução do processo de criação de unidades produtivas. Os empreendedores através de sua ação inovam e desenvolvem o universo empresarial permitindo, que o fluxo e desenvolvimento da economia seja catalisado.

No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que, o sucesso de um empreendimento está relacionado com atributos e comportamentos de seus empreendedores. No caso de empresas de pequena dimensão, as características individuais firma. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a debilidade e o vigor são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da nova firma".

Diversos trabalhos empíricos demonstram esta afirmação e confirmam que, mesmo em regiões com grandes diferenças sócio-econômicas, as similaridades entre os empreendedores são muito grandes.

Segundo Silva, alguns estudos realizados pelo SEBRAE (Sistema de Apoio às Micro e pequenas Empresas) demostram que o índice de mortalidade das micro empresas é bastante elevado, chegando a 80% em dois anos.

Devido ao importante papel exercido pelas empresas de pequena dimensão no Brasil, faz-se necessário um entendimento sobre os aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso que, sirvam para sustentar instrumentos que ampliem e melhorem o entendimento a respeito deste fenômeno.

1.1 - OBJETIVOS DO TRABALHO

Embora se aborde com frequência o tema sucesso e fracasso de empresas de pequena dimensão brasileiras, e muito se opine sobre o assunto, constata-se que faltam estudos e pesquisas que analisem a fundo esta questão.

Sabe-se entretanto, que não se está diante de uma tarefa simples, pelo contrário, as informações teóricas citadas nos capítulos que se seguem, demonstram o quanto o assunto é vasto e abrangente.

Da constatação de que o sucesso ou fracasso dos empreendimentos está relacionado com aspectos comportamentais de seus empreendedores, este trabalho propõe-se a estudar os aspectos relacionados ao êxito de empresas de pequena dimensão, focalizando o principal agente deste processo, o empreendedor.

Para tanto, faz-se necessário primeiramente, elaborar um modelo que explique o comportamento humano de forma genérica e, a partir deste, descrever quais características que diferenciam os empreendedores de sucesso.

Estas características são verificadas através da aplicação de um questionário com empreendedores Catarinenses.

De maneira geral, pretende-se ampliar o nível de conhecimento a respeito da relação entre o empreendedor e as empresas de pequena dimensão, visando oferecer contribuições e subsídios para futuros estudos.

1.2 - JUSTIFICATIVA

Este estudo se justifica por uma série de razões que demonstram a importância desempenhada pelas empresas de pequena dimensão em nosso País, dentre as quais pode-se citar:

• As empresas de pequena dimensão representam novas fontes de emprego.

• Constituem-se em novas unidades geradoras de impostos com capacidade de ampliar aoferta de produtos para o consumidor.

• Estimulam a concorrência de preços e qualidade, por meio de suas respectivas atuações no ambiente empresarial, entre outros.

Apesar da importância desse assunto, constata-se que existe no Brasil uma carência de estudos especialmente dedicados a compreender o fenômeno de criação de empresas de pequena dimensão e a figura do empreendedor. Portanto, há uma grande necessidade de aprimoramento de fundamentos conceituais para a descrição e a mensuração das variáveis relativas ao comportamento do empreendedor e o processo de criação de empresas.

A inexistência de estudos a respeito, acaba impossibilitando o planejamento de possíveis alternativas concretas de ação, que poderiam vir a ser desenvolvidas neste campo. Uma das justificativas da realização deste estudo reside na possibilidade de coletar informações ordenadas e sistematizadas.

Por meio da sistematização de informações sobre a figura do empreendedor, sobre as relações entre seus aspectos comportamentais e o processo de criação de empresas de pequena dimensão, será possível constituir ferramentas para apoiar o desenvolvimento desse setor.

1.3 - METODOLOGIA

A primeira etapa do trabalho consistiu no levantamento de subsídios teóricos, junto à bibliografia, sobre as teorias psicológicas que abordam o comportamento humano e também sobre o empreendedor.

A segunda fase do trabalho foi a elaboração de um modelo conceitual que explique o comportamento humano de forma genérica e, a partir deste, descrever quais características comportamentais diferenciam os empreendedores de sucesso.

A terceira fase foi a realização da pesquisa de campo para, validar o modelo conceitual.

Por último foram realizadas as conclusões e considerações do trabalho.

1.4 - ESTRUTURA DO TRABALHO

O trabalho é organizado em seis capítulos. O primeiro define os objetivos do estudo e os aspectos que justificam a realização do mesmo.

No segundo capítulo apresenta-se uma revisão da literatura sobre os principais estudos e pesquisas realizados sobre o perfil do empreendedor.

No terceiro capítulo faz-se um apanhado geral sobre as principais escolas de psicologia que abordam o comportamento humano.

No quarto capítulo, apresenta-se o modelo conceitual associado a criação de empresas de pequena dimensão, ressaltando-se os fundamentos teóricos, metodológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com