TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Implantação De Apresentações Na Universidade Anhanguera E Comunidade.

Artigos Científicos: Proposta De Implantação De Apresentações Na Universidade Anhanguera E Comunidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esse projeto visa à importância de resgatar a cultura da dança em instituições de ensino, e tem como objetivo a integração de jovens na comunidade e sociedade, resgatar a importância da cultura da dança, fazendo com que os jovens despertem o interesse pela cultura que está tão esquecida neste mundo tecnológico. Pensando na possibilidade de acesso à cultura para as pessoas, foi elaborado um projeto de ação que procurasse estabelecer redes de comunicação entre a universidade, que é um local de aquisição de conhecimentos, e a comunidade. O primeiro critério na escolha do projeto foi a carência da cultura na comunidade. Com isso, analisando a dança historicamente produzida, observamos que é uma das artes mais antigas e evolui como o passar dos anos, se modificando e adquirindo novos significados na sua relação com a vida humana.

Para melhor elucidar esses avanços, pode-se citar Faro (2004, p. 10) quando diz que “A dança é uma arte bastante ligada à juventude, e com esta se move no tempo e no espaço.” e “[...] em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguirá quando esta deixar de existir”.

MISSÃO

Proposta de implantação de apresentações na Universidade Anhanguera e comunidade.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é levar a cultura da dança para a universidade, decorrendo da convicção de que o movimento constitui um dos principais meios de interação entre o homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem esta linguagem artística.

Tendo em vista esse objetivo maior, é preciso criar condições para que a linguagem da dança possa, no ambiente universitário, ser vivenciada como fator de desenvolvimento e de ampliação da consciência corporal, por experiências diversas de expressão e comunicação do corpo.

Dessa forma, será procurado oferecer um conjunto de ações artísticas que desenvolvam nos estudantes uma percepção do caráter coletivo da dança, da importância desta linguagem na integração entre as pessoas, e que estabeleçam o diálogo para troca de experiências, possibilitando um contato maior com o aspecto cultural e estético da dança. E também ações que promovam a relação entre a dança, o movimento em si e a educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Promoção da dança como arte inclusiva e transformadora na comunidade

 Desenvolver e formar jovens focados no aspecto da cidadania

 Incentivar a formação de artistas locais

 Realização de Oficinas, palestras e capacitações voltados à dança em geral, saúde corporal e projetos socioculturais.

 Realização de amostra do grupo participante na cidade.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a tradição da cidade, destacada como capital da dança e ao mesmo tempo a insuficiência de ações que atendam o público universitário dentro de sua própria comunidade, sendo utilizada desta arte, como ferramenta de inserção social e promoção do protagonismo juvenil. Com o foco na formação cidadã jovem atendida, a dança socializa e integra, oportunizando o acesso a eventos, apresentações, ao meio artístico em si. Promove-se assim a amplitude das ações culturais realizadas, que além de gerarem prazer e alegria a quem as realiza, desenvolve o interesse pelos jovens a se ocuparem com coisas boas.

MÉTODO

O projeto “Desenvolvendo a Cultura da Dança”, tem como proposta a realização nas dependências da Universidade Anhanguera, para possibilitar aos jovens universitários o acesso à cultura através da dança, pois a dança em seu caráter educativo e formativo pode oferecer o despertamento e a construção da disciplina e da responsabilidade através de esforços de autocontrole e de comportamento socialmente integrado. Aliados a isso de forma orientada por profissionais especializados e correspondendo à maturidade de cada fase, este projeto tem como forma de incentivo a cultura aos jovens universitários. A atividade da dança proporciona desenvolver atividades lúcidas, simbólicas, criativas e culturais. A dança é alegria, esta arte é considerada um veículo importante nas expressões deste e de outros sentimentos.

Haverá incentivo de patrocínio capital de empresas privadas, que irão se beneficiar por meio da divulgação (propaganda) realizada durante a execução do projeto.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO

Local (ou locais) de realização: Universidade Anhanguera

Bairros atingidos: Toda cidade

Público-alvo: Jovens

Duração: Dez meses.

Início: Fevereiro Término: Novembro

Valor unitário da inscrição e mensalidade: 10,00 por aluno

Edição de folders (divulgação do projeto):

Nº de exemplares: 5.000

Valor unitário de venda: R$ 0,20

CONTRAPARTIDA SOCIAL

 Oficinas semanalmente durante o ano na Universidade Anhanguera;

 Criar formadores para continuidade do projeto;

 Apresentações para mostra de dança nos locais solicitados promovendo momentos de confraternização para a comunidade;

 Aperfeiçoamento técnico da dança

 Apresentações das danças nos eventos culturais na comunidade.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

• Oficina – Semanalmente;

• Figurino para apresentações específicas;

• Caracterização do espaço para apresentação;

• Divulgação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com