TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade dos materiais

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Definições de propriedades dos materiais.

Ensaio de tração: Ocorre quando se alonga um corpo de prova de determinada seção transversal para medir o quanto de tração esse corpo suporta. O corpo de prova se alonga.

Ensaio de compressão: Uma força comprime um material ocorrendo que o corpo de prova se contraia. Força de compressão é negativa.

Módulo de Elasticidade: É a razão entre a tensão e a deformação quando a deformação é totalmente elástica. É uma medida de rigidez do material. Corresponde a inclinação da reta.

Deformação elástica: É uma relação linear onde o material não se deforma de forma permanente.

Limite de Escoamento: É o último ponto da reta em que está a deformação elástica. Houve uma convenção que determinou a deformação de 0,02 para achar o limite de escoamento.

Limite de proporcionalidade: É o final da reta.

Escoamento: Onde inicia a deformação plástica.

Limite de resistência à tração: É a tensão no ponto máximo da curva, este ponto corresponde á tensão máxima que pode ser suportada por uma estrutura sob tração. Se essa tensão for mantida ocorrerá fratura.

Fragilidade: Material que apresenta uma deformação plástica muito pequena ou nenhuma deformação plástica até a fratura. EX.: Ferro

Ductilidade: Indica o grau ao qual uma estrutura irá se deformar plasticamente antes da fratura. A ductilidade representa o alongamento ou estricção de determinado material na zona plástica até se deformar. Um material frágil não se deforma, parte.

Resiliência: É a energia absorvida de um material até o limite elástico. A resiliência absorve e devolve energia. Ex: Mola.  Um material estar com uma determinada carga, tensão, ele está absorvendo energia ao ser retirada essa carga ele devolve a energia e volta ao normal.

Tenacidade: Propriedade de absorver energia até a sua fratura. Ex: Bola de Golf.

Dureza: Resistência de um material há uma deformação plástica localizada.

Fluência: Propriedade em que um material sofre uma tensão em uma alta temperatura, a fluência é dependente do tempo que essa tensão estará sendo aplicada, com isso o material sofre uma deformação plástica mesmo se o seu limite de escoamento for maior.

Efeito da temperatura: Materiais que estão em alta temperatura o Módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência diminui e a ductilidade aumenta ao resfriar o material fica frágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com