TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades ACID de transação

Trabalho acadêmico: Propriedades ACID de transação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.718 Palavras (15 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 15

1 Introdução 3

1.1 Objetivo 3

2 Conceito de Transação 4

2.1 Atomicidade 4

2.1.1 Consistência 4

2.1.1.1 Isolamento 4

2.1.1.1.1 Durabilidade 5

2.3 Estrutura de Dados do Tipo Fila 5

2.3.1 Estrutura de Dados do Tipo Pilha 6

2.3.1.1 Vantagem da Alocação Duplamente Encadeada tem sobre a Alocação Simplesmente Encadeada 7

2.3.1.2 Gráficos das duas Alocações de Encadeamento 8

2.4 Vantagem do Diagrama de Caso de Uso Para O Projeto 9

2.4.1 Vantagem do Diagrama de Classe Para O Projeto 9

2.5 Finalidade do Diagrama de Caso de Uso 9

2.6 Finalidade da Criação do Diagrama de Classe 10

2.7 Humanização, Relacionamento Interpessoal E Ética No Ambiente De Trabalho 11

2.7.1 Dilemas Éticos 13

3 Conclusão 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará os seguintes tópicos: as propriedades ACID de uma transação, sistema operacional da nossa Locadora de livros, estrutura de dados do tipo Fila e Pilha, Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classe, Humanização, Relacionamento Interpessoal e Ética no ambiente de trabalho.

1.1 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é descrever: os conceitos das propriedades ACID de uma transação, justificar para qual sistema operacional o sistema da Locadora de Livros foi desenvolvido, explicar as estruturas de dados do tipo Fila e Pilha mencionar quais são os apontadores de cada estrutura, suas ordens para inclusão, exclusão e pesquisa, vantagem da alocação duplamente encadeada sobre alocação simplesmente encadeada. Descrever também a finalidade e as vantagens dos Diagramas de Caso de Uso e Diagramas de Classes para o projeto. Relatar sobre Humanização, Relacionamento Interpessoal e Ética no ambiente de Trabalho.

2 CONCEITO DE TRANSAÇÃO

É um conjunto de procedimentos que é executado num banco de dados, que para o usuário é visto como uma única ação, Conforme Wikipédia (2013).

A integridade de uma transação depende de quatro propriedades, conhecidas como ACID (acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade).

2.1 ATOMICIDADE

Uma transação não pode ser executada pela metade, é executada por inteiro ou a transação inteira deve ser desfeita, é tudo ou nada.

Exemplo:

Uma transferência entre contas bancárias é transferido um valor da conta X para conta Y. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações devem ser desfeitas.

2.1.1 CONSISTÊNCIA

Todas as regras e restrições definidas no banco de dados devem ser obedecidas, ou seja, as transações não podem quebrar as regras do Banco de Dados. Ela só executa se o estado do Banco de Dados permanecer consistente após seu fim.

2.1.1.1 ISOLAMENTO

Segundo Wikipédia (2013), cada transação funciona completamente à parte de outras estações. Todas as operações são parte de uma transação única. O principio é que nenhuma outra transação, operando no mesmo sistema, possa interferir no funcionamento da transação corrente (é um mecanismo de controle). Outras transações não podem visualizar os resultados parciais das operações de uma transação em andamento. Duas transações só podem ser simultâneas se ambas não alterar os mesmos dados.

2.1.1.1.1 DURABILIDADE

Quando ocorre falha no banco de dados, apos a execução com sucesso de uma transação, a durabilidade garante por algum mecanismo a recuperação das informações perdidas. Significa que os resultados de uma transação são permanentes e podem ser desfeitos somente por uma transação subseqüente.

2.2 SISTEMA OPERACIONAL DA LOCADORA DE LIVROS

Com a evolução dos Sistemas Operacionais devidamente, relacionada ao desenvolvimento dos equipamentos cada vez mais rápidos e a necessidade de aproveitamento e controle desses recursos. E como a linguagem escolhida para desenvolver o software da locadora de livros foi o PHP, o sistema da locadora poderia ser desenvolvido para a maioria dos Sistemas Operacionais, incluindo Linux, várias variantes Unix (incluindo HP-UX, Solaris e OpenBSD), Microsoft Windows, Mac OS X, RISC OS, e provavelmente outros. Com o PHP, você tem a liberdade para escolher o sistema operacional e o servidor web.

O Sistema Operacional escolhido foi o Windows, porque é um sistema popular e os funcionários da empresa já estão habituados com o programa. E o Sistema Operacional da Microsoft, permiti que todo programa compatível com o sistema funcione sem nenhum tipo de restrição.

2.3 ESTRUTURA DE DADOS DO TIPO FILA

Segundo Tenenbaum (1986), uma fila é um conjunto ordenado de itens a partir do qual podem-se eliminar itens numa extremidade (chamada início da fila) e no qual podem-se inserir itens na outra extremidade (chamada final da fila). É uma estrutura de dados linear, em que o primeiro elemento inserido é o primeiro a ser retirado pela estrutura. Os elementos vão sendo processados por ordem de chegada. Este é o princípio FIFO (First In First Out – o primeiro que entra é o primeiro a sair). Para acessar um elemento da fila, é preciso que ele esteja na posição de saída, caso contrário, os elementos que estiverem na sua frente devem ser retirados antes (não pode "furar fila"!).

Exemplo:

É só imaginar a fila de um banco: o primeiro cliente que chega será o primeiro atendido, e os clientes seguintes entrarão na fila pelo seu final.

Uma fila pode ser implementada por um vetor, utilizando dois apontadores, um para o início da fila, e outro para o seu final. Uma fila suporta duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com